Coronavírus: Guia de cuidados com saúde ocular na quarentena

Nesse período atual é muito importante cuidar da saúde ocular em meio a epidemia do coronavírus. Dessa forma, é necessário conhecer alguns cuidados que podem ser feitos para evitar problemas.

Assim, o ideal é seguir algumas das recomendações que visam auxiliar as pessoas a se protegerem. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar quais são esses cuidados.

O Coronavírus

Temos vivenciado uma epidemia de coronavírus em todo o mundo e isso tem prejudicado as economias mundiais. Contudo, é importante saber o que é o coronavírus e como ele age no organismo humano.

Nesse sentido, essa doença causa problemas respiratórios (infecções) e sua descoberta foi feita em 2019. Inicialmente os primeiros casos foram registrados na China e posteriormente o vírus se espalhou pelo mundo.

Então, se faz necessário conhecer bem essa doença para que a saúde ocular não venha a ser afetada. Além disso, a incubação desse vírus costuma ser de 2 até 14 dias.

Entretanto, não se sabe ao certo qual é o período de transmissão do problema e isso tem trazido preocupações. Os sintomas que são sentidos pelas pessoas acometidas pela doença são os seguintes:

  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Já a transmissão acredita-se que é feita através de contato ou gotículas respiratórias liberadas pelas pessoas doentes. Veja as maneiras pelo qual são possíveis pegar o coronavírus:

  • Espirros
  • Gotículas (saliva)
  • Catarro
  • Tosse
  • Contatos entre as pessoas
  • Tocar nos olhos, boca ou nariz com as mãos sujas

Assim, se torna necessário evitar o contato com os olhos para uma melhor saúde ocular.

Como é feita a prevenção do coronavírus?

A fim de garantir a saúde ocular e também a física, vamos analisar algumas dicas de proteção, são elas:

  • Sempre lavar as mãos de maneira adequada usando água e sabonete
  • Utilizar o álcool gel nas mãos quando não puder lavá-las
  • Não tocar na boca, olhos ou nariz sem ter limpo as mãos
  • Não fique próximo a pessoas que estiverem doentes
  • Cubra a boca e nariz ao espirrar ou tossir usando um lenço
  • Sempre desinfete os objetos e superfícies muito utilizados

Para os profissionais da saúde se faz necessário o uso de máscaras, aventais, luvas, entre outros produtos. Portanto, é necessário conhecer essas dicas para que seja mantida a saúde ocular, evitando o contato com os olhos.

Cuidados para evitar a contaminação por coronavírus

Sem dúvida, esse é o momento onde deve-se manter o cuidado a todo custo para evitar problemas. Devido ao fato de que essa transmissão é feita através da saliva ou por via oral é importante estar atento.

Assim, os modos de contágios principais são através de:

  • Tosse
  • Beijos
  • Espirros
  • Superfícies que podem conter a contaminação

Então, visando uma melhor saúde ocular alguns cuidados devem ser agregados a rotina das pessoas. De fato, quem utiliza óculos e lentes de contato devem estar atentos a tudo isso que foi mencionado.

Para que assim seja possível diminuir os riscos causados pela contaminação que pode ser feita pelos olhos. Pois, ao coçar os olhos é possível se contaminar pelo coronavírus, ou mesmo só tocando neles.

Nesse sentido, o canal lacrimal ao entrar em contato com o vírus, leva-o para dentro do organismo. Ou seja, para uma melhor saúde ocular é necessário estar sempre atento e evitar tocar nos olhos de mãos sujas.

De fato, lavar bem as mãos ou usar álcool gel 70% é imprescindível para evitar esse tipo de problema. Enquanto que a distância de 1 metro também deverá ser respeitada a fim de bloquear a contaminação.

Mesmo que os óculos de grau ou de sol protejam contra as gotas de saliva é importante higienizá-los posteriormente. Isso deverá ser feito umas 2 vezes ao dia utilizando tanto água como sabão para a limpeza.

O Coronavírus pode causar conjuntivite?

De acordo com alguns relatórios da Academia Americana de Oftalmologia é possível que o coronavírus causa conjuntivite. Dessa forma, isso prejudica a saúde ocular e se faz necessário fazer uma consulta médica.

Assim, os oftalmologistas poderão ver se há também alguns problemas respiratórios que podem indicar a presença do coronavírus. Então, se o mesmo perceber a doença, será necessário guia-lo a ir ao hospital.

De fato, todo cuidado é pouco e o importante é estar sempre higienizando as mãos para não ter problemas.

Quarentena segura para seus olhos

Nesse período de quarentena a saúde ocular não poderá ser deixada de lado durante as atividades realizadas. Pois, o uso de computadores, televisões e dispositivos móveis podem gerar alterações nos olhos.

Com isso, poderá haver um maior ressecamento nos mesmos, vermelhidão e até dores nos olhos. A fim de evitar esses problemas recomenda-se uma certa pausa a cada 2 horas de uso dos produtos.

Esse tempo deverá ser de pelo menos 5 minutos para ajudar a melhorar a saúde ocular. No outono há uma baixa nas temperaturas e também na umidade presente no ar.

Pode surgir as síndromes do olhos seco e também as alergias oculares que deixam o organismo vulnerável. Desse modo, algumas maneiras de prevenção são as seguintes:

  • Usar soro fisiológico para lavar os olhos
  • Utilizar colírios que seja lubrificantes
  • Óculos de sol com proteção de raios solares (UVA e UVB)

Por fim, é sempre importante buscar um oftalmologista para melhor orientação e resolução dos sintomas.

É seguro usar lentes de contato durante essa epidemia?

Nesse período de epidemia do coronavírus para garantir a saúde ocular algumas ações devem ser evitadas. Com isso, a Sociedade Americana de Oftalmologia recomenda não se utilizar as lentes de contato.

Assim, o uso dos óculos é melhor pelo fato de que o toque no rosto será bem menor. Além disso, para colocar e retirar as lentes os usuários terão de utilizar as mãos e isso pode ser prejudicial.

Contudo, aqui no Brasil a SOB (Sociedade Brasileira de Oftalmologia) não exige que o produto seja deixada do lado. Nesse sentido, eles dizem que ainda não há certeza se as lágrimas são transmissoras do vírus.

Outro ponto importante é que a solução usada para realizar a higienização das lentes pode eliminar o coronavírus. Então, quando eles entram em contato com as lentes são removidos junto das proteínas.

Por esse motivo não ocorreu a proibição do produto aqui no país, mas é necessário muito mais cuidado. Desse modo, algumas ações podem ajudar, tais como:

  • Lave suas mãos com água e sabão antes de mexer nas lentes de contato
  • Use o removedor de proteínas para efetuar sua limpeza
  • Trocar o líquido 1 vez por dia
  • Não use as lentes por um período maior que 12 horas
  • Lubrificantes devem ser sem nenhum conservante
  • Colírios podem ser utilizados quando for possível

Ou seja, para uma melhor saúde ocular deve-se redobrar as atividades de limpeza que já eram necessárias anteriormente. Portanto, essas atitudes são para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Higienização errada poderá trazer consequências?

Além do coronavírus, alguns outros tipos de problemas podem vir a surgir mediante a uma má higiene. De fato, utilizar produtos que não sejam adequados resultarão em problemas posteriores.

Outro ponto importante é nunca dormir usando suas lentes de contato, pois isso será perigoso. O soro por sua vez ajuda na proliferação dos fungos e isso pode resultar em danos nas córneas.

Por isso, recomenda-se que a pessoa não durma com as lentes de contato e nem use-as para nadar. As bactérias presentes na água podem ser danosas aos olhos e ao produto, então evite realizar essas ações.

Porque devo ter cuidado ao tocar em meus olhos com as mãos sujas?

Obviamente os olhos são uma parte muito sensível do corpo humano e por isso devem ser preservados. Dessa maneira, as mãos costumam apresentar diversos microrganismos e impurezas que são prejudiciais.

Assim, temos o coronavírus que está em evidência atualmente, mas outras doenças podem ser trazidas pelas mãos da pessoa. Na quarentena é importante seguir cuidando da saúde ocular de forma adequada.

Os cuidados são os mesmos que já eram necessários antigamente, tais como:

  • Higienizar as mãos corretamente
  • Não manusear as lentes com as mãos sujas
  • Usar as soluções corretas no produto
  • Efetuar o descarte caso elas sejam diárias
  • Usar e limpar o estojo de maneira correta

Ou seja, as mãos são as vilãs e por isso são a parte do corpo que mais deve ser higienizada. Assim, é imprescindível redobrar os cuidados com limpeza e higiene a fim de evitar prejuízos futuros.

Mesmo no ambiente de casa os perigos do coronavírus ainda são possíveis e isso requer medidas de prevenção. Como as lentes de contato são colocadas diretamente nos olhos, isso pode gerar contaminações.

Por fim, limpar as mãos é algo que aprendemos quando pequenos na escola e isso é fundamental. Então, para melhorar a saúde ocular realize a mudança de hábitos que possam vir a ser prejudiciais.

Ensinando as crianças a terem higiene na quarentena

As crianças também precisam ser orientadas nesse período complicado de epidemia do coronavírus. Pois, elas muitas vezes não sabem que podem se contaminar com o vírus e por isso não se higienizam.

A fim de buscar maior saúde ocular e geral, os pais devem estar sempre atentos e orientar os pequenos. Em primeiro lugar, é importante ensiná-los a lavar bem as mãos com água e sabão.

Isso será de grande valia para evitar muitas contaminações em ambiente caseiro, escolar ou público. Na quarentena é possível ficar mais atento ao que os pequenos estão fazendo e evitar assim algumas contaminações.

De fato, esse período onde todos estarão em casa de quarentena, aumentam as chances de orientar os filhos. Vale lembrar que todos devem colaborar, incluindo crianças, adultos e os idosos.

Como efetuar a lavagem dos óculos durante a quarentena?

Usando água e sabão é possível realizar a higienização dos óculos, mas sempre higienize as mãos primeiro. Em seguida, enxágue as lentes na água da torneira e então use o sabonete neutro em todo o produto.

Contudo, não utilize as loções hidratantes, sabonetes líquidos ou mesmo shampoos, pois ele irão prejudicar os óculos. Além disso, uma flanela pode ser usada para efetuar a secagem das lentes e da armação.

Sem dúvida, a higiene consegue prevenir o coronavírus e evita a maior parte das contaminações existentes. Enquanto que o isolamento social é de extrema importância já que está ajudando a diminuir a expansão do vírus.

Como evitar contaminação em locais públicos?

Embora o momento atual exija que o isolamento social seja feito, algumas pessoas tem continuado suas atividades normais. Dessa maneira, as que utilizam lentes de contato, devem redobrar os cuidados nesses locais.

Pois, as chances de contaminação e de problemas na sua saúde ocular são maiores nesses casos. Com isso, se a pessoa usa transporte público deve evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz.

Pois, o coronavírus pode adentrar por alguma dessas cavidade e isso gerará uma contaminação pelo vírus. Então, use o álcool gel 70% ou busque um lugar para lavar as mãos com água e sabão.

Enquanto que nas filas, o ideal é manter pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas evitando contato. Apertos de mão e beijos também devem ser evitados para não aumentar as chances de contaminação.

Como limpar as lentes corretamente

A importância da quarentena nesse período de epidemia

Além de tudo que explicamos anteriormente sobre a saúde ocular na quarentena, é bom explicar o motivo da quarentena. De fato, os cuidados com os olhos devem ser redobrados nesses períodos mais difíceis.

Pois, a contaminação é facilitada quando há contato das mãos sujas com os olhos da pessoa. A quarentena por sua vez se faz necessário para que a curva de contaminações no Brasil possa diminuir.

Ou seja, com menos pessoas circulando as chances de expansão do vírus irão diminuir gradativamente. Com isso, os hospitais poderão atender a todos e as chances de cura serão maiores.

Por esse motivo, pede-se que a população fique em casa e evite sair para não propagar o vírus. Dessa maneira, mesmo em casa deve-se reforças a prevenção e higienizar as mão, óculos e lentes de contato.

De fato, as mãos são o grande vetor de contaminação se não houver higiene, até porque elas são muito utilizadas. Então, prevenir-se é o melhor a fazer nesse momento e lavar as mãos nunca foi tão importante.

Portanto, nessa quarentena mantenha a higiene e fique em casa, enquanto cuida também da sua saúde ocular.


Comentários