Como escolher lentes de contato para astigmatismo

É realmente muito importante escolher lentes de contato para astigmatismo que sejam adequadas para a pessoa. Dessa forma, elas se sentirão mais confortáveis para utilizar o produto e serão beneficiadas por ele.

Assim, essas lentes são diferentes das demais e são de fato bastante específicas para o problema visual. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como fazer para realizar a melhor escolha.

O que é astigmatismo?

Antes de indicar as melhores lentes de contato para astigmatismo se faz necessário entender essa dificuldade visual. Desse modo, o astigmatismo é um tipo de problema que ocorre na visão da pessoa.

Consequentemente a mesma não enxergará nem de perto e nem de longe, tendo então diversas dificuldades. Pois, os olhos de quem possui esse problema cria pontos de foco anteriores e posteriores a retina.

Assim, ele pode também vir a ser acompanhado de outras dificuldades visuais, tais como a miopia e a hipermetropia. Com isso, a lente poderá necessitar também de um certo grau cilíndrico para corrigir o astigmatismo.

Então, as lentes de contato para astigmatismo precisam ser tóricas a fim de trazer bons resultados. Contudo, a escolha do produto dependerá do grau de necessidade apresentado pela pessoa.

Óculos com lentes de contato para astigmatismo

No caso dos óculos convencionais será necessário lentes que apresentem graus esféricos e também grau cilíndrico. Pois, geralmente o astigmatismo pode estar relacionado a miopia e a hipermetropia.

Assim, o eixo deverá ser medido e poderá variar em sua graduação entre os graus 0 e 180. Nesse sentido, isso indicará qual a localização do problema na córnea da pessoa que apresenta a dificuldade visual.

Então, na receita estará incluso o valor do eixo e isso indicará como será o tipo de lente do óculos. Contudo, para quem for usar lentes de contato para astigmatismo as exigências serão outras.

Lentes de contato para astigmatismo tóricas

A fim de corrigir o astigmatismo estão disponíveis dois tipos de lentes no mercado atual. Nesse sentido, temos as lentes tóricas e as que são usadas nos óculos voltados para esse problema visual.

Assim, as lentes de contato para astigmatismo tóricas podem ser do tipo gelatinosas ou mesmo rígidas. Entretanto, depende do tipo de grau apresentado pela pessoa para efetuar a escolha do produto.

Pois, as mesmas apresentam potências diferentes de refração ou em seu foco de orientações na horizontal e vertical. De fato, a potência refrativa vai aumentando ou diminuindo de maneira gradual na lente.

Por certo, esse tipo de produto consegue efetuar a correção da curvatura presente na córnea do paciente. Já que esse é o principal fator que faz com que a pessoa apresente a miopia.

Assim, as lentes de contato para astigmatismo são curvas diferindo nos planos horizontais e verticais do produto. Nesse sentido, essas várias potências dessas lentes é que possibilitam a correção do problema.

Como efetuar a escolha das lentes de contato tóricas?

Sem dúvida, é necessário ir até um oftalmologista e passar por exames oculares para verificar o problema. Caso seja constatado o astigmatismo o profissional irá orientar o paciente quanto a solução adequada.

Assim, será necessário realizar a adaptação das lentes de contato para astigmatismo de maneira correta. Pois, as mesmas são bem complicadas no quesito de adaptação que precisará ser feito corretamente.

De fato, elas precisarão estar bem colocadas e os fabricantes incluem algumas características nelas que são:

  • Zonas delgadas e espessas;
  • Truncamentos nas lentes (recortes);
  • Balastro.

Além disso, o eixo presente nas mesmas permite com que a visão da pessoa fique ainda mais clara. Então, as lentes precisam assentar corretamente para não escorregarem e gerarem problemas.

Quais são os tipos de lentes de contato tóricas?

Conforme já observamos anteriormente as lentes de contato para astigmatismo precisam ser específicas. Dessa maneira, elas possuem programas de uso que orientam quanto ao período ideal.

Assim, as mesmas poderão ser mensais ou mesmo serem descartáveis trazendo maiores facilidades. Seu material poderá ser do tipo gelatinosas, RGP (rígidas permeáveis aos gases) ou mesmo lentes rígidas.

Embora a adaptação desse produto seja mais demorado, ele geralmente fica muito mais fixo no lugar. Além disso, as gelatinosas costumam trazer muito mais conforto aos seus usuários.

Enquanto que o manuseio delas é muito mais simples do que as que são rígidas. De fato, somente o oftalmologista é quem poderá orientar o paciente em relação a escolha adequada das lentes.

Vale lembrar que o usuário também deverá cuidar bem das suas lentes para evitar problemas. Por certo, a escolha do produto adequado é o que irá garantir saúde ocular e a resolução da dificuldade visual.

Como higienizar as lentes de contato para astigmatismo?

Sem dúvida, higienizar os produtos é a melhor maneira de garantir a segurança e evitar infecções. Dessa forma, as lentes de contato para astigmatismo necessitam ser limpas de maneira adequada.

Assim, é importante seguir alguns passos para evitar problemas, confira:

  • Lave sempre as mãos com água e sabão;
  • Seque bem as mãos;
  • Sempre utilize uma solução nova para limpar as lentes;
  • Evite a água de torneira, soluções salinas ou mesmo a saliva;
  • Esfregue o produto usado os dedos;
  • Faça o enxágue com a solução adequada;
  • Evite tocar as unhas nas lentes de contato para evitar rasga-las;
  • Faça a higienização do seu estojo com a solução correta;
  • Respeite sempre os prazos de validade dos produtos.

De fato, o ideal é realmente seguir as instruções contidas no rótulo da embalagem a fim de evitar problemas. Pois, o mal uso dos produtos ou erros na utilização das lentes de contato gerará prejuízos.

Vale a pena adquirir lentes de contato para astigmatismo?

Certamente as lentes de contato para astigmatismo são ideais para quem sofre com essa dificuldade visual. Desse modo, elas se tornam uma grande aliada no combate ao astigmatismo.

Com isso, realmente vale muito a pena adquirir esse produto visando trazer maior saúde ocular. Por certo, é necessário realizar uma consulta com seu oftalmologista antes de adquirir essas lentes.

Assim, será possível voltar a enxergar corretamente tanto de perto quanto de longe, podendo realizar diversas tarefas. Nesse sentido, essas lentes são fabricadas com uma estrutura toda específica para esse fator.

Consequentemente o usuário perceberá a diferença e passará a ter uma maior acuidade visual. Portanto, fale com seu oftalmologista e peça orientação a ele antes de escolher esse tipo de lente.


Comentários