Quais são os problemas de visão mais comuns?

Existem muitos tipos de problemas de visão e cada um deles apresenta suas próprias características. Dessa forma, é importante conhecê-los para que seja mais fácil de buscar uma solução específica.

Assim, será possível definir algum produto ou procedimento que possa vir a melhorar a visão e que traga saúde ocular. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar quais são esses problemas de visão.

O que são problemas de visão?

Muitas pessoas apresentam certas dificuldades para enxergar e isso dificulta a realização de várias tarefas cotidianas. Desse modo, esses problemas de visão atrapalham a rotina da pessoa e trazem problemas futuros.

Assim, se faz necessário buscar alguma maneira de solucionar o problema encontrado e garantir uma vida mais saudável. Além disso, certos problemas podem não só atrapalhar a visão, mas também prejudicar os olhos.

Por esse motivo existem os médicos oftalmologistas e os produtos que visam auxiliar nessas correções visuais. Portanto, os problemas de visão são aqueles que estão relacionados aos olhos de uma pessoa.

A Miopia

Esse tipo de dificuldade visual se caracteriza pela dificuldade em conseguir enxergar objetos, pessoas e paisagens de longe. Ou seja, tudo ficará embaçado ou borrado e isso complica a visualização dos mesmos.

Essa palavra é derivada do vocabulário grego através da palavra “Myopia”, que traduzida seria como “Fechar os Olhos”. E é realmente isso que as pessoas com miopia fazem quando precisam enxergar o que estiver mais longe.

Então, esse é um dos problemas de visão mais comuns que existem e tem uma explicação plausível. Pois, as pessoas que apresentam esse fator possuem o formato do seu globo ocular mais alongado.

Com isso, surge o problema e a imagem acaba sendo formada um pouco antes da retina. Assim, os raios solares e da luz são absorvidos e ficam focados antes que se chegue na retina.

De fato, esse fator hereditário também é chamado de alongamento axial, sendo 50% de chances se os pais tiverem miopia. Com isso, é importante sempre estar atento a esses problemas de visão para garantir a saúde ocular.

Ao todo, pelo menos uns 40% de toda a população apresenta esse problema chamado de miopia. Veja os graus de miopia existentes:

  • Baixa: 0 até 3 graus;
  • Moderada; 3 até 6 graus;
  • Alta: acima de 6 graus.

Por fim, alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do problema:

  • Uso exagerado de dispositivos eletrônicos;
  • Leitura em excesso;
  • Forçar muitos os olhos em situações desconfortáveis (Luz, madrugado, etc).

Como tratar a miopia?

Para solucionar os problemas de visão existem algumas maneiras que possibilitam enxergar melhor. No caso da miopia poderá ser indicado o uso de um óculos ou das lentes de contato específicas.

Enquanto que a cirurgia a laser pode ser utilizada somente após uma consulta com um oftalmologista. Assim, ele saberá se o grau deixou de aumentar e se é possível realizar esse procedimento.

A hipermetropia

Entre diversos problemas de visão a hipermetropia é um dos mais conhecidos no setor oftalmológico. Pois, ela dificulta com que a pessoa consiga enxergar corretamente o que estiver perto dela.

Assim, há um desfoque nas pessoas, objetos e paisagens, embora seja possível enxergar corretamente de longe. Então, ler um livro pode ser complicado, mas enxergar uma placa será possível.

De fato, esse fator pode ser gerado devido a hereditariedade e a luz que chega as pupilas não foca corretamente. Uma possibilidade é que os olhos da pessoa sejam pequenos e as imagens são geradas atrás da retina.

Como efetuar a correção da hipermetropia?

Tal como os outros problemas de visão a hipermetropia precisa ser corrigida para que a pessoa possua saúde ocular. Então, para efetuar essa correção é recomendado o uso de óculos ou de lentes de contato.

Caso o oftalmologista defina que é possível realizar uma cirurgia, isso poderá ser feito por indicação do mesmo. Assim, será possível corrigir a córnea de forma definitiva e os óculos não serão necessários.

O Astigmatismo

Já o Astigmatismo é um dos problemas de visão que causam uma espécie de junção entre miopia e hipermetropia. Pois, a pessoa não consegue enxergar corretamente nem de perto e nem de longe.

Com isso, há um certo desfoque para quem está efetuando uma leitura ou tentando visualizar algo mais distante. De fato, o astigmatismo ocorre em razão da córnea possuir formato irregular.

Assim, nas pessoas com esse problema visual, as córneas são mais ovais do que deveriam ser. Consequentemente a luz fica distorcida ao entrar nos olhos e isso desfoca as imagens.

Além disso, não é só a hereditariedade que causa o problema, sendo que traumas nos olhos podem ser responsáveis. Por certo, a maioria desse problema poderá ser corrigido de maneira simples.

Como corrigir o astigmatismo?

Bem como os outros problemas de visão o astigmatismo pode ser tratado com o uso de lentes ou óculos. Enquanto que em certos casos o oftalmologista poderá optar por uma cirurgia de correção.

A Presbiopia

Esse outro tipo de problema visual ocorre mais frequentemente em pessoas que já passaram dos 40 anos. Com isso, ela afeta todas as pessoas que passam dessa faixa etária e acaba embaçando objetos próximos.

Assim, é comum esticar os braços para poder realizar a leitura de um livro por exemplo. De fato, esse é um dos problemas de visão que são mais fáceis de corrigir e isso é muito bom.

Na parte interna do olho está o cristalino que ajuda na refração ou curvatura da luz nos olhos. Então, a luz é passada para a retina e ele atua como um ajuste para o foco.

Contudo, ao envelhecermos esse cristalino tende a ficar menos elástico e vai piorando progressivamente. Nesse sentido, quando somos mais jovens os olhos conseguem focar de maneira muito mais fácil.

Como efetuar a correção da presbiopia?

Para realizar a correção desse tipo de problema visual pode-se utilizar algum óculos de leitura. Pois, ele auxiliará na correção da imagem quando ela estiver bem próxima dos olhos da pessoa.

O Estrabismo

Além desses problemas de visão citados anteriormente temos também o estrabismo que é o desalinhamento dos olhos. Dessa forma, a pessoa possui um movimento desordenado dos músculos que causa esse fator.

Assim, essa falta de alinhamento pode ocorrer no nascimento sendo de origem genética. Enquanto que pode vir a ser adquirido devido a certas doenças ou mesmo por problemas relacionados à visão.

Além disso, é importante buscar um médico oftalmologista que defina o motivo pelo qual o problema possa ter ocorrido. Caso o estrabismo venha a surgir nas fases posteriores da vida, ele causará a visão duplicada.

Tipos de Estrabismo

A fim de aumentar as informações a respeito dos problemas de visão, vamos conhecer os tipos de estrabismo:

  • Convergente/Esotropia: olhos direcionados ao nariz
  • Divergente/Exotropia: olhos na direção da orelha
  • Vertical/Hipertropia: direcionados para cima ou para baixo

Além disso, o estrabismo pode ser alternante ou intermitente e para uma melhor definição é bom procurar um oftalmologista.

Como corrigir o estrabismo?

Através de lentes para correção ou de óculos específicos é possível efetuar a correção do estrabismo. Uma outra alternativa é a cirurgia que só poderá ser indicada por um oftalmologista.

O Glaucoma

Seguindo a linha de problemas de visão existe também o Glaucoma que causa aumento na pressão dos olhos. Dessa maneira, ele pode vir a ser assintomático em sua grande maioria.

Pode também apresentar muita dor nos olhos, embaçar a visão ou mesmo deixar os olhos vermelhos. Contudo, tudo dependerá do tipo de glaucoma apresentado pela pessoa.

Além disso, esse problema pode causar lesões no nervo ótico e assim compromete o campo visual da pessoa. Caso não seja cuidado da forma adequada, com o tempo pode causar a cegueira.

Em pelo menos 80% de todos os casos ele pode ser crônico simples ou com ângulo aberto. Nesse sentido, eles se incidem em pessoas que tenham mais de 40 anos de idade.

De fato, ocorre uma certa alteração na anatomia da câmara dos olhos e o líquido não sai corretamente. Com isso a pressão nos olhos acaba aumentando e pode gerar o glaucoma.

No caso do glaucoma de ângulo fechado há um aumento na pressão intraocular, causando problemas ao paciente. Enquanto que o congênito pode acontecer em recém-nascidos, sendo mais raros.

Por fim, o secundário é consequência de algumas enfermidades tais como:

  • Diabetes
  • Catarata
  • Entre outros

Como corrigir o glaucoma?

Para efetuar a correção desse tipo de problema é necessário realizar uma consulta com um oftalmologista. E após alguns exames ele dirá que tipo de glaucoma a pessoa possui e irá orientar quanto a melhor solução.

Por certo, a utilização de colírios, laser ou mesmo a cirurgia podem ser indicados pelo profissional. Dessa forma, será possível buscar uma solução que possa garantir a saúde ocular ao paciente.

A Catarata

Outro tipo de problema visual bastante comum é a catarata que ocorre mediante ao envelhecimento ocular. Dessa maneira, se torna mais comum em idosos e pode apresentar uma película branca nos olhos.

Assim, esse é um dos problemas de visão que mais podem atrapalhar o paciente e deve ser corrigido. Outros fatores comuns são aumento a sensibilidade da luz ou visão diminuída.

Vale lembrar que a catarata pode trazer cegueira e por isso deve ser corrigida o mais cedo possível. A perda na transparência do cristalino ocular se dá pelo aumento nas espessuras das fibras do mesmo.

Alguns dos sintomas da catarata são:

  • Visão nebulosa
  • Brilhos e halos ao enxergar
  • Visão duplicada
  • Não conseguir andar, dirigir ou ler
  • Maior sensibilidade a luz

Confira alguns dos fatores que contribuem para o problema:

  • Doenças nos olhos (infecções)
  • Tabagismo
  • Não se proteger da luz do sol
  • Colírios corticoides de maneira exagerada
  • Traumas ocorridos nos olhos
  • Diabetes

A prevenção do problema pode ser feita utilizando óculos escuros para efetuar a proteção dos olhos. E nunca deve-se olhar de forma direta ao sol, pois isso prejudica a visão.

Além disso, colírios sem a recomendação ou prescrição de um médico podem ser prejudiciais. Outro ponto importante é não fumar, pois isso ajuda no aparecimento do problema.

Como corrigir a catarata?

Em relação aos outros problemas de visão a catarata é mais comumente corrigida através da cirurgia. Assim, é feita a remoção do cristalino e coloca-se uma lente artificial para ser usada no seu lugar.

A conjuntivite

Muito comum principalmente no período do verão, a conjuntivite é um dos problemas de visão mais comuns. Além disso, por ser muito contagiosa pode ser disseminada de maneira muito mais fácil.

Assim, a mesma pode ter origem alérgica, viral ou mesmo bacteriana e isso depende do tipo de problema. Para tentar corrigir esse tipo de problema visual deve-se realizar uma consulta a um oftalmologista.

Daltonismo

Esse problema visual consiste na dificuldade em enxergar as cores corretamente e isso traz dificuldades as pessoas. Pode ser de origem genética ou através de lesões neurológicas ou nos olhos.

De fato, os cones que fazem o reconhecimento das cores apresentam alguma falha que desencadeia o problema. Além disso, está ligado ao cromossomo X e por isso acaba ocorrendo mais nos homens.

Pois, as mulheres possuem dois cromossomos X enquanto que o homem só apresenta 1 deles. Consequentemente o problema se torna mais raro nas mulheres devido a esse fator.

Vale lembrar que não há uma cura específica para o problema e o diagnóstico precoce pode ajudar. Pois, será possível se adaptar melhor ao daltonismo a medida que a pessoa vai crescendo.

Qual a importância de cuidar dos olhos?

Os olhos são uma das partes principais do corpo humano e nos permitem enxergar tudo. Sem eles, seria muito mais complicado de realizar as tarefas cotidianas e por isso devemos cuidar deles.

Assim, é importante sempre estar realizando consultas com um oftalmologista e verificando a saúde ocular. Em caso de dificuldades visuais é importante buscar um profissional que possa detectar algum problema.

Com o problema do coronavírus não se deve colocar as mãos nos olhos e esteja com as mesmas sempre higienizadas. Os óculos e as lentes devem ser usados de maneira adequada para evitar problemas.

De fato, cuidar dos olhos é valorizar o próprio corpo e evitar maiores dificuldades que possam ocorrer. Sem dúvida, os problemas de visão podem ser corrigidos caso a pessoa esteja atenta aos sintomas.

Assim, a informação se faz importante e garante com que mais pessoas possam buscar atendimento especializado. Portanto, cuide bem dos seus olhos e procure um oftalmologista caso perceba alguma mudança nos mesmos.


Comentários