Lentes de contato podem ser usadas na água?

São vários os cuidados para os usuários de lentes. No entanto, o que você sabe sobre o uso das lentes de contato na água? Deseja conhecer as restrições, cuidados e dicas sobre a água do mar, da piscina e do chuveiro?

Afinal, vamos entender se é possível ir à praia, frequentar o clube ou até tomar um banho com as lentes. A fim de esclarecer essas e outras questões, acompanhe o artigo com algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Vai tomar banho? Melhor tirar as lentes

Com toda certeza, isso é algo que confunde muita gente, e por isso esse ponto é o primeiro da nossa lista. Em geral, você pode sim tomar banho com as lentes, mas precisa ficar atento a uma única exceção.

Retire as lentes caso você decida lavar os cabelos. Já imaginou se as substâncias químicas do shampoo atingem os seus olhos? Por esse motivo, é melhor evitar a irritação dos olhos e tirar suas lentes antes do banho.

Posso usar lentes de contato na água do mar?

Outra dúvida frequente sobre lentes de contato na água têm relação com o mar. Geralmente, essa dúvida surge para quem está planejando uma viagem ao litoral ou uma visita à praia mais próxima.

Se puder, opte pelas lentes de contato descartáveis

Primeiramente, dê preferência para as lentes do tipo descartável, que podem ser usadas apenas uma vez. Dessa forma, você evita o acúmulo de bactérias que as lentes podem reter, e garante olhos mais saudáveis.

Feche os olhos se estiver com lentes de contato na água do mar

Para evitar infecções oculares, não abra os olhos enquanto você nada no mar. Porém, se não conseguir fazer isso, retire as lentes e as higienize assim que possível. Com efeito, você também pode colocar novas lentes nos olhos.

Cuide da saúde dos olhos e das lentes de contato na água

Além de todas as dicas acima, você ainda pode se proteger usando algum óculos de mergulho. Melhor ainda, você pode fazer uso do benéfico filtro ultravioleta em suas lentes de contato na água.

As lentes de contato na água da piscina

É preciso cuidado redobrado quando estamos falando do uso de lentes de contato na piscina. Por conta da água parada, diversas bactérias podem entrar em contato com as lentes, causando desconforto e doenças oculares.

O próprio cloro, que é utilizado na maioria das piscinas, pode aderir às lentes de contato e causar complicações. No entanto, existem algumas formas de se precaver, antes de pular na água.

Conheça as lentes de contato para quem pratica natação

Levando em conta a segurança e a praticidade, o mais indicado para a situação são as lentes descartáveis. Em geral, elas servem bem a aqueles que desejam se divertir ou praticar algum esporte aquático.

Além disso, é preciso relembrar que os óculos de natação são uma excelente proteção para os olhos. Principalmente quando falamos de lentes de contato na água e proteção ocular.

Nunca lave suas lentes de contato na água

A última dica tem relação direta com a higienização das lentes. Apesar de parecer algo estranho, a água da torneira, filtrada, fervida ou natural não é indicada para limpar suas lentes.

As soluções de limpeza de lentes no mercado possuem substâncias antibacterianas e desproteinizantes, fundamentais para a conservação da sua lente. Além disso, a água pode trazer certas bactérias indesejadas.

Consulte seu oftalmologista em caso de dúvidas mais específicas e siga as dicas desse artigo. Agora você já sabe tudo sobre as lentes de contato na água!


Comentários