O que é presbiopia e o que ela causa?

Mais conhecido como vista cansada, a presbiopia é um problema que afeta milhões de pessoas. Apesar de suas causas ainda serem em parte um mistério, existem muitas informações sobre essa condição.

Desse modo, o presente artigo tem o objetivo te deixar por dentro de tudo relacionado a essa questão. Aqui você acompanhará um pequeno guia, simples e prático.

Então, o que é presbiopia?

Essa é uma condição natural, resultante do envelhecimento e desgaste dos olhos. Ela se caracteriza pelo dano causado na elasticidade do cristalino. Por esse motivo, os portadores desse problema não conseguem manter uma visão nítida.

Assim, tendo em vista que todos nós vamos atingir idades mais avançadas, não dá pra fugir dessa situação. No entanto, o tratamento aqui é uma realidade, e pode gerar quadros mais positivos para os pacientes.

Portanto, é fundamental que você mantenha consultas regulares com um profissional. Assim, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores serão os resultados contra a presbiopia.

Quais os sintomas da presbiopia?

Você já viu alguém segurando um livro bem longe do rosto? Pois é, provavelmente essa pessoa conhece bem esse problema. Os sintomas costumam aparecer lá para os 40, 50 anos, se estabilizando somente na faixa dos 65.

Dessa forma, eles são bem variados, podendo ou não aparecerem de uma vez só. Confira logo abaixo alguns exemplos de sintomas que são mais comuns.

  • Necessidade de muita luz para que seja possível enxergar de perto;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular;
  • Dificuldade em visualizar letras e objetos muito pequenos;
  • Visão embaçada/borrada.

Homem com celular na mão

Descrição gerada automaticamente

Portanto, se você se identifica com os tópicos acima, fique atento. Busque um oftalmologista para que você possa tirar todas suas dúvidas e, se for o caso, iniciar o tratamento.

Quais as suas possíveis causas?

Como dito acima, não se conhece tudo sobre esse aspecto. Porém, sabe-se que ela é diferente de doenças conhecidas, como miopia. A presbiopia, não é causada pela mudança no formato do globo ocular. E sim, pela falta de flexibilidade no cristalino.

Além disso, alguns estudos determinam outras razões que contribuem diretamente para que isso aconteça. Desse modo, essa condição também pode resultar de alterações na curvatura desse cristalino.

Ainda, um outro fator, é o crescimento constante do músculo ciliar, ao mesmo tempo em que perde força. Mesmo com essas evidências, ainda é necessário avançar muito nas pesquisas e descobertas referentes a esse problema.

Tratamentos: conheça alguns deles

Existem três tipos de correções que são bastante aplicados. São eles, cirurgias, lentes de contato multifocal e óculos com lentes progressivas. A primeira é geralmente feita com a ajuda de um laser, sendo um processo bem rápido.

Porém, as duas últimas são formas de tratamento um pouco mais demorados. Essas lentes são bem diferentes das usadas para corrigir astigmatismo e miopia. Aqui, para tratar melhor a presbiopia, elas têm três campos de visão, o perto, o intermediário e o longe.

Além disso, muitas pessoas que sofrem com essa condição, optam pela cirurgia refrativa. Isso porque depois de feita, você se livra da necessidade de estar sempre usando óculos.

Por fim, o mais importante dentre tudo o que foi citado, é sempre buscar ajuda de um médico. Só assim você terá uma prescrição correta, que te proporcione uma melhor qualidade de vida.


Comentários