8 dicas para cuidar dos seus óculos

Os óculos de grau são uma das formas mais eficientes de corrigir problemas na visão. Além disso, protegem os olhos de elementos externos, como poluição e radiação solar. Porém, quais são as melhores dicas para cuidar dos óculos?

Por exemplo, você sabia que é melhor evitar expor seus óculos ao calor? Além disso, você sabe como limpar seus óculos corretamente? Confira oito dicas de ouro para cuidar, higienizar e preservar os seus óculos por muito mais tempo.

1. Para cuidar dos seus óculos, guarde-os sempre no estojo

No momento em que você fez a compra do seus óculos, recebeu junto uma caixinha especial. Diante disso, a indicação é que o acessório seja sempre armazenados dentro desse estojo, quando não estiver sendo usado.

Muitas pessoas já passaram pelo desconforto de perder, quebrar, arranhar ou entornar os óculos. Certamente, se você guardar o dispositivo ocular de qualquer jeito, ele pode estragar e precisar de manutenção.

2. Limpe seus óculos regularmente

Nada melhor para higienizar o acessório do que lavá-lo com água e sabão neutro, deixando então secar de forma natural. Por outro lado, você pode optar por soluções específicas para limpar e cuidar dos óculos.

Mulher falando no celular

Descrição gerada automaticamente

Não utilize quaisquer outras substâncias durante o processo, como álcool ou detergente. Por outro lado, procure passar apenas lenços de microfibra nos óculos, pois são mais macios e não arranham as lentes.

3. Como cuidar dos óculos os protegendo do calor

Além de prejudicar o revestimento das lentes corretivas, expor os óculos a temperaturas elevadas e abafadas pode ter outra desvantagem. Provavelmente, a estrutura da armação sofrerá alterações inesperadas.

5. Atenção ao posicionar as lentes nas superfícies

Falamos sobre cuidados com o armazenamento dos óculos. No entanto, não podemos nos esquecer de nunca colocar as lentes viradas para baixo em uma superfície. Principalmente, se estamos falando de superfícies mais ásperas.

Preste atenção todas as vezes que tirar os óculos do rosto. Primeiramente, lembre-se de posicionar o dispositivo ocular com as lentes voltadas para cima. Assim, você pode cuidar dos óculos, evitando arranhões desnecessários.

4. Chame um especialista para fazer manutenção e cuidar dos óculos

A cada seis meses, você deve consultar um oftalmologista para verificar se seus óculos precisam de ajustes. Talvez eles estejam mais frouxos ou apertados do que antes, e isso pode atrapalhar a ação das lentes corretivas.

Por mais simples que pareça, evite resolver o problema tentando ajustar você mesmo às alças dos óculos. Depois da consulta com o médico, procure um profissional para fazer a manutenção correta do seu acessório.

6. Não durma de óculos

Apesar de parecer improvável, muitas pessoas já adormeceram com os seus óculos ainda no rosto! Além de ser bastante desconfortável, você corre o risco de quebrar ou entortar a estrutura do acessório.

7. Cuidar dos óculos significa também manuseá-los de forma correta

Antes de retirá-lo do rosto, fique atento a algumas dicas importantes para cuidar dos óculos. Primeiramente, leve as duas mãos a face, tendo o cuidado de não forçar nenhuma das hastes do dispositivo.

Em seguida, de forma delicada, feche a armação. Nunca deixe os óculos abertos, principalmente em cima de mesas. Como já foi dito, o melhor é guardá-los dentro do estojo próprio, onde correm menos risco de cair no chão.

8. Tire os óculos da cabeça

Você tem a tendência de colocar os óculos no cabelo? Saiba que lugar de óculos é apoiado nos olhos ou dentro do estojo, e nunca pendurado na cabeça. Se fizer isso, eles podem entortar e até mesmo quebrar.

Além disso, o risco de queda é sempre algo preocupante, já que você pode não ter um acessório reserva. Depois de tantas dicas, cuidar dos óculos vai ser tarefa fácil. Melhor ainda, seu dispositivo ocular vai durar por mais tempo!


Comentários