Posso dormir com lentes de contato? Descubra se isso é possível

Neste artigo vamos falar sobre os perigos de dormir com lentes de contato, mesmo que seja somente por uma noite. Sendo assim, o suficiente para danificar o seus olhos e em muitos casos provocar lesões que podem não ser reversíveis.

Assim, se você usa lentes de contato e já iniciou a leitura fique atento até o final. Vamos dar dicar de como evitar alguns problemas e ajudar ao leitor a manter a saúde dos olhos em dia.

Lentes de contato x sono

Por mais difícil que pareça, os cuidados quando se usa lentes de contato são muito necessários. Em primeiro lugar para manter a saúde dos olhos e em segundo para evitar lesões e problemas mais sérios.

Sendo que, os cuidados básicos com a higienização das mãos antes do momento da colocação das lentes é primordial. Como também os mesmos cuidados após a retirada de cada uma das lentes dos olhos.

Outro ponto muito importante é a retirada das lentes antes do período de sono. O usuário deve ter atenção para não dormir com lentes de contato. Sendo a retirada das lentes necessária para evitar lesões e inflamações nos olhos.

O que em muitos casos causam dor e desconforto ao usuário de lentes de contato. Outro cuidado importante é com o uso de lentes coloridas, que em muitos casos são usadas sem prescrição médica.

Os usuários podem esquecer de tirar as lentes após uma festa. Ou mesmo ficarem com as lentes por um período muito maior que o recomendado. Gerando na grande maioria das vezes, problemas que poderiam ser evitados.

Por que devo retirar minhas lentes antes de dormir?

Para elucidarmos as dúvidas dos leitores, vamos falar sobre os principais motivos para se retirar as lentes antes do sono. Contudo, o principal motivo é a falta de oxigenação da córnea e a lubrificação dos olhos.

Sendo a falta de lubrificação a mais danosa para a saúde do olho, pois pode provocar irritações e lesões. Como também, incômodos nos olhos durante o sono ou mesmo grudar a lente no olho.

Veja abaixo uma lista de problemas causados por quem “teima” em dormir com lentes de contato:

  • Falta de lubrificação e oxigenação da córnea, que reduz o humor aquoso;
  • Inflamação dos olhos ou ceratite, causado pelo longo período de uso das lentes;
  • Vermelhidão dos olhos ou irritações como coceiras nos olhos o que também é causado pela falta de higienização correta das lentes;
  • Lacrimejamento excessivo causado pelo longo período com as lentes nos olhos,;
  • Fotofobia e dor nos olhos após o uso prolongado com ou sem as lentes;
  • Infecção ocular causada por ceratite bacteriana ou por amebas encontradas em ambientes úmidos;
  • Úlceras na córnea, podendo ocorrer lesões mais profundas que as da superfície ocular;
  • Abrasões ou arranhões na superfície da córnea causadas pela falta de lubrificação do olho;
  • Aderência das lentes nos olhos ou lentes grudadas nos olhos causados por falta de lubrificação. Além do ressecamento provocado pelo uso prolongado, sendo difícil a remoção das lentes;
  • Conjuntivite tóxica causado pelos produtos utilizados durante a limpeza e higienização das lentes.

Em resumo, evite dormir com lentes de contato ou mesmo cochilar com as lentes. Dessa maneira o usuário mantém a saúde dos olhos e evita problemas que podem levar a perda da visão.


Comentários