Tenho que usar lentes de contato, e agora?

Se eu descubro que tenho que usar lentes de contato então eu tenho que procurar os melhores produtos do mercado. Dessa maneira, as opções são muitas é se faz necessário verificar as características das lentes.

Assim, preparamos esse guia que irá lhe auxiliar nessa busca e ainda traremos algumas dicas valiosas. Veja nesse artigo informações que demonstram o que é esse item e como ele funciona nos olhos.

O que são lentes de contato?

Basicamente as lentes de contato são produtos do ramo oftalmológico que são voltados justamente para a visão. Nesse sentido, elas podem servir tanto para corrigir problemas visuais quanto para fins estéticos.

Ao passo que esses itens tem se tornado cada vez mais populares e o número de usuários só cresce. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados e saber escolher lentes adequadas para a necessidade apresentada.

Ou seja, se tenho que usar lentes de contato, é importante que entenda o motivo pelo qual isso é necessário. Por certo, é possível que a necessidade seja a miopia que prejudica a visão a longa distância.

Ou mesmo a hipermetropia que não permite com que a pessoa possa enxergar corretamente de perto. Com isso, ela verá tudo embaçado ou borrado, o que traz prejuízos e dificuldades.

Além disso, o astigmatismo também aparece nessa lista e precisa ser corrigido através desse produto. Consequentemente as lentes tóricas são voltadas para a realização dessa tarefa com mais clareza.

Vale lembrar que antes de utilizar as lentes é imprescindível buscar um médico oftalmologista para realizar exames. Desse modo, apenas ele é quem poderá trazer orientações e fazer a adaptação correta delas.

Devo visitar um oftalmologista se tenho que usar lentes de contato?

A primeira dúvida que surge para essas pessoas é se ela deverá procurar ou não um oftalmologista. Obviamente se tenho que usar lentes de contato devo saber como elas funcionam ou mesmo como adapta-las.

Então, apenas esse profissional é capaz de fazer essa tarefa, já que ele possui os materiais necessários. Inegavelmente a recomendação é que a pessoa busque realizar uma consulta antes de comprar esse item.

No momento em que estiver sendo atendido tire todas as suas dúvidas para que o resultado seja positivo. Sem dúvida, os exames a serem feitos são de grande valia para descobrir a causa do problema.

Como funciona o teste de adaptação dessas lentes?

Assim que as lentes são definidas pelo médico será necessário realizar a adaptação delas. Nesse caso o oftalmologista e o contatólogo farão isso para o paciente e da maneira mais correta possível.

Dessa forma, serão pelo menos 20 minutos até que esse processo seja concluído e haja uma estabilidade. Com isso, o paciente receberá uma nova avaliação para verificar toda a sua acuidade visual.

Então, se tenho que usar lentes de contato preciso realizar todos esses processos a fim de evitar problemas. Enquanto que ainda será feito um tipo de exame chamado de biomicroscópio e em seguida são retiradas as lentes.

Vale lembrar que será realizado um treinamento para que a pessoa saiba como colocar e como remover o produto. E também serão dadas diversas dicas que orientarão na higienização correta das lentes.

Outro ponto que não pode ser desprezado é que sempre será necessário realizar consultas periódicas. Para que sejam avaliados tanto a adaptação quanto a progressão do diagnóstico.

Tenho que usar lentes de contato, quais são as dificuldades no início?

Embora o produto seja amplamente funciona e de fácil adaptação na maioria dos casos, existem requisitos básicos. Dessa maneira, os olhos podem achar que as lentes são um tipo de corpo estranho.

Então, no momento em que tenho que usar lentes de contato o ideal é prestar atenção no uso inicial. Como resultado disso, podem haver alguns problemas que precisam ser observados e analisados.

O manuseamento delas também pode ser um empecilho no começo e depois a pessoa vai se acostumando. A prática em colocar e retirar as lentes de contato fará com que isso possa ser solucionado rapidamente.

Os olhos também podem sentir alguma diferença, dando uma sensação de algo está neles. Contudo, isso faz parte da resolução do problema e o paciente terá de se acostumar com o tempo.

Além disso, o desconforto que poderá surgir incomodará o usuário, mas isso tende a passar logo. Agora se houver vermelhidão nos olhos ou falta de lágrimas, será preciso buscar um oftalmologista.

Higienização e limpeza das lentes de contato

A pessoa pensa, tenho que usar lentes de contato e preciso fazer a limpeza delas diariamente? Certamente isso será necessário e para isso existe a solução de limpeza adequada para o produto.

Em primeiro lugar as mãos devem ser lavadas antes da manipulação das lentes para evitar contaminações. Em seguida, elas devem ser secas em toalhas adequadas para essa tarefa.

Assim, as que possuem uso prolongado por quinze, 30 dias ou um mês irão requerer a limpeza diária. Somente as que são de descarte diário é que poderão ser jogadas fora ao final do dia.

Enquanto que a higienização precisará ser realizada todos os dias antes de dormir. Nesse sentido, será utilizada uma solução multipropósito que o oftalmologista irá lhe indicar.

Outro ponto importante é que o enxágue será feito com a solução, então elas são friccionadas e isso remove impurezas. Em seguida, pegue o produto e guarde-o no estojo e mergulhe as lentes na solução.

Sem dúvida, se tenho que usar lentes de contato o ideal é seguir todas as instruções que a embalagem terá. Não utilize produtos fora da data de validade ou se ele passou do período de uso.

Para quem não tem tempo para higienizar as lentes, a melhor opção são as que possuem descarte diário. Através delas é mais difícil que haja contaminações, já que todo dia a pessoa terá uma nova lente.

Tenho que usar lentes de contato, quais são os melhores hábitos?

A fim de ajudar ainda mais as pessoas a terem hábitos saudáveis em relação às lentes veja essas dicas:

  • Lave sempre o estojo onde guarda as suas lentes de contato;
  • Efetue a troca do estojo em um período de 3 meses;
  • Nunca durma se estiver utilizando o produto;
  • Siga a validade e respeite o regime de uso;
  • Use as soluções adequadas para a limpeza;
  • Não compartilhe as lentes em hipótese alguma.

Então, quando tenho que usar lentes de contato devo ter em mente essas dicas para evitar complicações. No caso a limpeza das mãos, higiene diária das lentes e acessórios limpos são de grande valia.

Lentes de contato com graduação

Esse tipo de item possui uma graduação que é voltada para a resolução de algum problema visual. Dessa maneira, o produto pode atuar contra a miopia, hipermetropia ou o astigmatismo.

Consequentemente elas são uma alternativa para os óculos convencionais que muitas pessoas não gostam. Certos modelos podem ser incolores ou até mesmo coloridos o que permite um maior portfólio aos usuários.

Além disso, para quem necessita praticar esportes, elas podem ser ideais, por não embaçarem ou escorregarem. Já os óculos não servem para realizar essas atividades físicas e ainda podem gerar acidentes.

Lentes de contato para fins estéticos

Outro tipo de lente que é bastante comum atualmente é justamente as que são voltadas para fins estéticos. Ou seja, elas permitem alterar a coloração dos olhos e deixam a pessoa ainda mais bonita.

Quando tenho que usar lentes de contato é preciso escolher se ela será com grau ou sem. Se o objetivo for apenas ir a um evento ou festa a fantasia, elas se demonstram uma excelente escolha.

Obviamente é necessário seguir todos os cuidados e realizar a higienização ao removê-las para dormir. Vale lembrar que em locais públicos é importante nunca tocar nos olhos com as mãos sujas.

Tenho que usar lentes de contato, mas e os óculos?

Caso a pessoa realmente necessite de lentes de contato para poder enxergar melhor, essa é uma boa opção. Entretanto, isso não faz com que os óculos sejam dispensados, pois eles podem ser úteis em algumas situações.

Por certo, existem alguns problemas visuais que podem ser solucionados através dele e outros pelas lentes. O ideal é que a pessoa se sinta bem com o produto que ela esteja utilizando naquele momento.

Se tenho que usar lentes de contato é necessário pensar em todos os pontos. Pois, será necessário seguir regras rígidas e diárias para zelar pela saúde ocular e manter o produto adequado.

Vale a pena utilizar lentes de contato?

Não há a menor dúvida de que as lentes de contato sejam funcionais e já conhecemos as suas vantagens. Com isso, seu uso é importante para quem necessita de algum tipo de correção visual.

Enquanto que se o objetivo é apenas fins estéticos elas também são muito eficazes e podem ajudar. Lembre-se sempre de ir até um médico oftalmologista para realizar exames e faça exames periódicos.

Caso sinta algum sintoma relacionado aos problemas oculares busque um profissional para lhe orientar. Caso precise de lentes de contato acesse o site da NewLentes clicando aqui e conheça os melhores produtos.

Por fim, o melhor a fazer é estar sempre cuidados dos seus olhos e procurando itens que tragam bons resultados. Somente assim será possível ter uma melhor acuidade visual e melhorar a qualidade de vida.


Comentários