Lentes na praia ou piscina: É aconselhável usar nesses locais?

Neste calor brasileiro é impossível não aproveitar uma tarde olhando o mar. Porém algumas pessoas têm dúvidas se lentes na praia ou piscina combinam ou se tem algum problema.

Para solucionar de vez essa pergunta leia o artigo e entenda mais sobre o assunto. Assim aprenda quais os cuidados que deve ter para que não cause nenhum dano à sua visão.

A água como vilã

Lentes na praia ou piscina podem gerar problemas para a visão devido à água. Em resumo, seja do mar ou de um clube, é possível que o líquido tenha alguma bactéria. Logo, ao entrar em contato com o olho pode gerar irritação.

De modo geral, a lente de contato diminui a sensibilidade à dor, mas mantém uma certa tolerância. Entretanto, com o uso dela você faz com que a bactéria fique em contato com o olho o tempo todo. Ou seja, grudado na córnea.

Óculos de proteção

Uma forma de proteger o uso de lentes na praia ou piscina é com óculos de proteção. Assim você evita que a água entre em contato direto com seus olhos e cause algum tipo de doença.

Você consegue encontrar esse acessório em lojas de mergulho ou de equipamentos esportivos. Desta forma poderá usar sua lente mesmo na água e sem correr riscos.

Mesmo utilizando os óculos de proteção é ideal que evite ficar com os olhos abertos na água. Ou então em contato por muito tempo. Afinal as bactérias podem se instalar e permanecer.

Guardar suas lentes

A forma mais correta de evitar problemas com as lentes na praia ou piscina é retirá-las para nadar. Desta forma não terá contato com a água e você poderá curtir seu dia tranquilamente.

Vale lembrar que você deve armazenar suas lentes de forma correta. Ou seja, em potes apropriados e com o líquido para que não sequem. Ter esse cuidado também garante a saúde de sua visão.

Use óculos de sol

Outro cuidado que deve ter ao frequentar praia ou piscina é o uso dos óculos de sol. Inclusive eles são grandes aliados de sua saúde ocular, como protegem da exposição solar exagerada.

Ao comprar o seu modelo é importante que esteja atento nas lentes. Afinal elas devem possuir proteção contra raios UV. Em geral as marcas possuem certificados que atestam essa condição.

Compressa com água gelada

Devido ao contato com a água em sua lente é possível que sinta irritação. Então uma forma de amenizar é fazendo compressa com água gelada. Em resumo vai precisar do líquido filtrado e uma toalha.

Umedeça a toalha limpa e coloque sob seus olhos. Assim deixe por um tempo até que sinta o alívio rapidamente. Inclusive, é bom que tire a lente antes de aplicar a técnica.

Procure um oftalmologista

Caso você sinta algum desconforto com o uso de lentes seja na praia ou piscina procure um oftalmologista. Afinal o profissional está preparado para cuidar da saúde dos olhos.

O profissional avaliará seu caso e indicará o tratamento correto. Assim poderá aproveitar os dias de verão sem medo de se prejudicar. Mantenha sempre os cuidados indicados.


Comentários