É possível usar lentes de contato no sol?

O verão está chegando e muitas pessoas têm dúvida sobre como usar lentes de contato no sol. Já que os raios solares podem causar danos tanto ao globo ocular quanto as lentes.

Para tirar as suas dúvidas nós preparamos um guia completo sobre o uso das lentes de contato nos dias ensolarados. Então, continue a leitura até o final para garantir a sua saúde ocular na próxima estação.

É seguro utilizar lentes de contato no sol?

Sim, é seguro utilizar lentes de contato no sol. Contudo, você precisa tomar alguns cuidados extras para preservar a sua saúde ocular e conservar as lentes. Ainda mais, quando for passar por longas horas de exposição solar.

Já que os raios solares possuem radiação ultravioleta que pode causar queimaduras e lesões graves nos olhos. Bem como, aumentar a ocorrência de doenças oculares:

Degeneração da mácula

A degeneração macular é uma das causas mais comuns para a cegueira. Assim, essa doença é mais presente em pessoas da terceira idade. Entretanto, a exposição a radiação solar pode acelerar o processo.

Visto que, o cristalino redireciona os raios solares para a nossa retina. Então, caso a intensidade da radiação seja muito grande, a mácula pode ser afetada.

Comprometendo a acuidade visual permanentemente. Por isso tome cuidado ao usar lentes de contato no sol. E dê preferência para os modelos que oferecem proteção contra os raios UV.

Pterígio

O pterígio também é uma doença associada a exposição dos olhos aos raios solares. Assim, ela é caracterizada pelo crescimento de uma membrana fibrosa na parta branca do globo ocular.

Essa membrana pode se deslocar em direção a córnea e trazer graves consequências para a saúde ocular. Já que com o tempo ela irá bloquear a visão central do paciente.

Queimadura da córnea

A queimadura da córnea é muito comum após a exposição dos olhos ao sol sem proteção. Dessa forma, essa queimadura pode provocar uma dor intensa e provocar a perda temporária da visão.

Dicas para usar lentes de contato no sol

Agora que você já sabe os riscos de usar lentes de contato no sol sem proteção contra os raios UV. Confira algumas dicas que vão garantir a sua segurança durante os dias ensolarados do verão:

Use óculos de sol

A primeira dica é usar óculos de sol para garantir a proteção dos seus olhos. Assim, você pode utilizá-los juntamente com as lentes de contato para ficar ainda mais preparado para os dias de sol.

Mulher com óculos de sol na praia

Descrição gerada automaticamente

Invista em modelos de óculos de sol que ofereçam uma boa proteção contra os raios ultravioleta. Para que você não sofra nenhum tipo de lesão na córnea ou no cristalino durante a exposição solar.

Também é importante utilizar lentes de contato que filtrem os raios UV. Assim, você criará uma dupla camada de proteção que deixará os seus olhos blindados contra a radiação solar.

Não esqueça do colírio

Outra dica de ouro para usar lentes de contato no sol é não esquecer do colírio. Já que o calor intenso pode reduzir a lubrificação natural dos olhos e causar irritação.

Assim como gerar atrito entre a lente e as pálpebras e aumentar o risco de arranhões e lesões no tecido. Então, sempre carregue um colírio com você para devolver a lubrificação para os olhos.

Cuidado com o protetor solar

O protetor solar é essencial quando vamos passar longos períodos no sol. Afinal, assim como os nossos olhos podem sofrer lesões e queimaduras graves, a pele também pode.

Entretanto, tenha cuidado na hora de escolher o seu protetor solar. Pois, muitos podem causar irritação no globo ocular. Principalmente nos dias quentes, quando o produto escorre junto com o suor e entra nos olhos.

Priorize os protetores que tenham sido dermatologicamente testados para a área do rosto. Bem como, evite passar o produto muito perto da região dos olhos. Assim, você evitará problemas ao longo do dia.


Comentários