Verão chegando: Cuidados para usar a lente de contato

O verão é a estação mais esperada pelos brasileiros. Afinal, nada melhor do que relaxar na praia e na piscina com os amigos ou a família. Porém, você precisa ter cuidado com a suas lentes de contato nesse período.

Para que não ocorra nenhum problema que prejudique as suas férias ou a sua saúde ocular. Então, continue a leitura deste artigo para encontrar os cuidados que você deve ter com as suas lentes nesse verão.

Mar e a piscina

Ambientes muito úmidos como praia ou piscina aumentam o risco de infecção. Já que muitos microrganismos são transmitidos pela água. E podem causar graves consequências para a sua visão.

Por conta disso, evite usar as suas lentes de contato quando estiver no mar ou na piscina. Ou então utilize algum acessório para proteger os seus olhos. Como os óculos de sol.

Que além de protegê-los contra a radiação solar, ainda evita que respingos de água chegam até o seu olho. Colocando a sua saúde ocular em risco. Além disso, se você for dar um mergulho, não esqueça dos óculos de natação.

Mulher de óculos escuros com água ao fundo

Descrição gerada automaticamente

Já que o contato direto da água com a sua lente de contato pode ser perigoso. Não só por conta da irritação causada pelo sal do mar ou pelo cloro da piscina.

Mas também por conta das bactérias presentes na água. Que podem causar úlceras na sua córnea e levar a cegueira. Então, fique atento para curtir o verão sem prejudicar a sua visão.

Dê preferência por lentes de uso diário

Se você não quer ter preocupações durante as férias é uma boa ideia investir nas lentes descartáveis. Pois, elas são destinadas ao uso diário e não podem ser reutilizadas no dia seguinte.

Por conta disso, você não terá que se preocupar com a higienização das lentes. Bem como, correrá menos risco de contrair infecções e lesões no tecido ocular.

Segundo especialistas, as lentes descartáveis são as opções mais seguras para quem busca praticidade. Assim como, para quem quer utilizar as lentes durante a prática de esportes ou atividades ao ar livre.

Turbine a sua rotina de limpeza

Caso você não queira investir nas lentes descartáveis, terá que turbinar a sua rotina de limpeza durante as férias. Visto que, o clima quente e úmido do verão aumenta muito a contaminação na superfície das lentes.

Por essa razão você não pode descuidar da limpeza. Além disso, deve evitar passar longos períodos com as lentes nos olhos. Já que isso pode favorecer a infecção por microrganismos.

Não se esqueça de lavar muito bem as mãos antes de tocar nos olhos ou nas lentes. Também ande sempre com o estojo de armazenamento e a solução de limpeza.

Para que você possa retirar as lentes de contato em emergências. Bem como, higienizá-las rapidamente caso elas caiam do seu olho durante as atividades ao ar livre.

Use óculos de sol

Usar óculos de sol também é fundamental durante o verão. Principalmente se você estiver na praia ou em um lugar aberto e com muito vento. Uma vez que, corpos estranhos podem ser transportados até os seus olhos. Por exemplo:

  • Grãos de areia;
  • Fuligem;
  • Lascas de madeira;
  • Pedregulhos;
  • Cacos de vidro.

Além de causar um grande desconforto, esses corpos estranhos também podem lesionar o seu tecido ocular. Ainda mais se você estiver usando lentes de contato.

Já que eles podem ficar por debaixo das lentes arranhando a córnea. O que pode causar uma úlcera e aumentar as chances de infecções e doenças oculares.


Comentários