Tom de pele, roupas e olhos: Como os combinar?

 

Conhecer a cartela de cores que mais combina com você não quer dizer que deva se restringir apenas a elas. Até porque a sua cor favorita pode não estar neste rol de cores.

Por isso, daremos dicas de como descobrir as cores que mais combinam com você. Assim como equilibrar tons através do uso de segunda peça, acessórios ou maquiagem.

Como descobrir o tom e subtom da pele

O tom de pele nada mais é a cor que definimos no primeiro olhar. Já o subtom é definido através destas três características:

  • Intensidade: Vibrantes ou suaves;
  • Profundidade: Escuro ou claro;
  • Temperatura: Quente ou fria.

No primeiro momento, para se descobrir a nossa cartela de cores, deve-se observar o subtom da pele pela temperatura. Ela pode ser fria ou quente.

Para estas duas definições, teremos a resposta ao analisar como se comporta a pele quando exposta ao sol. As pessoas com os subtons de peles frias têm problemas em se bronzear.

Estas peles ficam avermelhadas, escurecidas ou manchadas quando expostas ao sol. Diferente das peles quentes, que obtêm um bronzeamento uniforme.

Dessa maneira, já podemos separar algumas cores que vão combinar com cada temperatura de pele. A saber teremos as cores:

  • Frias: Azul, lilás, prata, rosa, roxo, vermelho;
  • Quentes: Amarelo, bege, dourado, marrom (tons terrosos).

Já para analisarmos a intensidade e profundidade da pele, devemos fazer uso do estudo das cores cromáticas. Esta análise será retirada através das cores das quatro estações do ano.

Assim, descobrindo em qual estação sua pele se encaixa, ficará mais fácil na hora de se fazer composições nas peças. Como por exemplo, quem possui intensidade opaca, acessórios com brilho acabam por apagar a luminosidade da pele.

Não se enganem em achar que peles claras são da cor verão e as negras das cores outono ou inverno. Podemos sim ter peles pretas nas estações verão e primavera, como peles brancas na de inverno e outono.

Observe a coloração dos seus olhos

Outro aspecto ao combinar cores de roupas, são as colorações dos nossos olhos. Por isso, as dicas fundamentais para composição delas será:

  • Através da íris ocular, observe a parte mais escura e clara dela. Desse modo, serão as cores mais favoráveis de roupa;
  • Para o uso de roupas mais escuras, se atente aos tons no anel ao redor da sua íris. A partir daí escolha peças destas tonalidades.

Também ao analisar a cor dos seus olhos, observe as tonalidades do cabelo e pele. Neste caso, preste atenção aos tipos de contrastes que existem e avalie qual você faz parte. Sendo assim, eles serão:

Contraste Alto

Isso se dá quando a pessoa tem distinções entre as cores da pele, olhos e cabelo. Por exemplo, pele preta, olhos verdes e cabelos castanhos escuros. Ou também, pele branca, olhos castanhos e cabelo loiro.

Se atente que a relação entre a coloração dos olhos, cabelos e pele darão um contraste maior para determinadas regiões. Neste caso, o indivíduo poderá usar estampas coloridas, como também cores de alto contraste como branco e preto.

Contraste Médio

As pessoas com contraste médio têm uma diferença de cores mais parecidas nas regiões do cabelo, pele e olhos. Dessa forma, escolha roupas de cores tom sobre tom. Não precisam necessariamente serem opacas.

Contraste baixo

Pessoas de pele negra, cabelos escuros e olhos escuros ou pele branca, olhos e cabelos claros farão parte desta composição. Assim sendo, roupas de cores mais suaves e não tão vibrantes serão a melhor opção para elas.


Comentários