O que é ceratite: Conheça a causa, sintomas e tratamento

 

Você sabe o que é ceratite? de forma geral, é uma pequena inflamação ou irritação que surge na córnea do olho, que encobre a íris e a pupila. Com isso, é um tipo de doença que ocorre nos olhos por lesões ou infecções.

Mostraremos da melhor forma para você neste artigo, vários aspectos dessa doença, como por exemplo as causas, sintomas e tratamento da ceratite.

Causas

Os maus cuidados são os principais motivos do surgimento da ceratite, e podem variar de várias formas, como por exemplo:

  • Contato com água suja de rios, lagos e oceanos;
  • Contato de produtos químicos nos olhos;
  • Disfunções lacrimais, que proporcionam o olho seco;
  • Contato de mãos sujas nos olhos.

Sendo assim, muitos outros sintomas que envolvam falta de higienização e cuidados gerais de produtos nocivos causam a ceratite. Além disso, outro fator que proporciona essa doença é o mau manuseio de lentes de contato.

Várias bactérias, fungos e até mesmo poeira podem-se fixar nas lentes de contato e então ocasionar infecções nos olhos. Portanto, é muito importante sempre lavar e fazer todos os cuidados necessários.

Principais tipos de ceratite

Por ser um tipo de infecção desenvolvida, a ceratite pode ser ocasionada a partir de diversos causadores. Portanto, os principais e mais comuns meios que ocasionam a ceratite são por meio de bactérias, fungos e vírus no olho.

Ceratite bacteriana

As bactérias são uma das principais causas da ceratite, principalmente para usuários de lentes de contato. Com isso, a bactéria causadora é dada pela Pseudomonas aeruginosa, que se aproveita da má higiene das lentes.

Claro que não é só isso, a ceratite bacteriana também é ocasionada por fatores biológicos como:

  • Recentes infecções na córnea;
  • Utilização de estimulantes e esteroides nos olhos;
  • Baixa imunidade do corpo;
  • Mau uso de medicamentos oculares ou contaminados.

Ceratite viral

Entendendo melhor sobre o que é ceratite, um dos meios de atuação dessa doença é a partir do vírus da herpes. Sendo assim, ela pode aparecer tanto por contágio recente, quanto pela a herpes já existente nos lábios da pessoa.

Ceratite fúngica

Esse tipo de ceratite que surge principalmente após contato com águas sujas é causado por micro amebas. Portanto, o transmissor dessa doença, que ataca diretamente a córnea no olho tem o nome de Acanthamoeba.

Sintomas

Para saber o que é ceratite, também é necessário que você sabe quais os sintomas depois de sua infecção evoluir para esta doença. Logo, os sintomas são comuns e não tão graves e variam também de acordo com cada ceratite.

Apesar dessa doença ter diferentes fatores de contaminação, os sintomas se relacionam, alterando apenas o nível da gravidade. Sendo assim, os principais indícios de ceratite podem ser:

  • Dores nos olhos e desconforto;
  • Inchaço das pálpebras;
  • Vermelhidão por conta das lesões;
  • Visão borrada sem foco;
  • Lacrimejamento;
  • Coceira nos olhos.

Tratamentos

Após saber o que é ceratite e qual o tipo da doença, os principais tratamentos são realizados a partir da gravidade da infecção. Portanto, em casos mais comuns, apenas é utilizado um simples colírio para melhora dos olhos.

Porém podem ainda ocorrer casos mais graves, como por exemplo a partir da ceratite bacteriana ou até mesmo por outros fatores de cada pessoa. Com isso, é feito o uso de medicações esteroides, aplicadas por oftalmologistas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *