Mitos sobre os problemas de visão: Você vai se surpreender

Existem diversos mitos sobre os problemas de visão. Por causa deles, muitas pessoas acabam tomando decisões erradas e consequentemente, agravando ainda mais sua situação.

Desse modo, esse artigo tem o intuito de te deixar por dentro desse assunto. Conheça aqui quais são esses mitos e aprenda a verdade sobre eles. Vamos lá, acompanhe.

Visão cansada é resultado de excesso de leitura

Essa afirmação está longe de ser verdade, portanto, leia o quanto quiser. O que acontece muitas vezes é o surgimento de um incômodo nos olhos. Geralmente isso é resultado de um ambiente com pouca luz ou de ler sem óculos.

No entanto, muitas pessoas acabam relacionando isso à presbiopia ou vista cansada. Essa é uma condição que aparece naturalmente em indivíduos com mais de 40 anos.

Assim, o ideal é ler em um local com boa iluminação e com lente ou óculos se necessário. Fora isso, não há qualquer problema em ler muito, pode ficar tranquilo.

Mitos sobre os problemas de visão: sentar perto da TV danifica a vista

Esse é um dos mitos sobre os problemas de visão mais famosos. No entanto, isso não totalmente verdade. De fato, quem assiste TV muito de perto, pode acabar desenvolvendo sintomas incomodativos.

Porém, o surgimento de uma doença ocular não acontece. Portanto, o ideal é ver televisão a pelo menos 3 – 5 m de distância. E ainda, se você precisar de óculos ou lente, é recomendado usar nesse momento também.

Uso excessivo de computador compromete a visão

É bem complicado ficar longe desse tipo de dispositivo hoje em dia. Por essa razão surgem muitas especulações sobre os efeitos dessa prática. A verdade é, se você não possui problema de visão, usar muito o computador não irá causar um.

No entanto, se você já possui astigmatismo, miopia ou algo do tipo, as coisas mudam. Nesses casos, ficar muito tempo em frente a esse equipamento pode acarretar sintomas como dor ocular e embaçamento.

Olhos claros são mais suscetíveis à problemas na visão

O segundo mais popular dessa lista de mitos sobre os problemas de visão. Se você possui olhos claros ou escuros, os cuidados com os olhos permanecem os mesmos.

O que acontece é que no primeiro caso, a camada da íris tem uma pigmentação menor. Isso implica em uma sensibilidade maior à luz.

Desse modo, isso não é uma doença, apenas uma característica. O recomendado é que quem tem olhos mais claros, use sempre lentes protetoras com filtro ultravioleta.

Entretanto, em dias com muita luminosidade, todos precisam cuidar ainda mais da saúde dos olhos. O uso de óculos escuros é sempre uma boa alternativa para contornar essa situação.

Colírios podem ser usados sem prescrição médica

Essa é uma informação incorreta e perigosa. Ninguém deve se automedicar e isso inclui o uso de colírios. Se você sentir qualquer incômodo, procure um médico. Só um especialista irá saber o que deve ser feito e quais medicamento usar.

Dessa forma, muitos problemas podem ser agravados por causa dessa prática. Esse é um dos mitos sobre os problemas de visão que mais pode acarretar consequências negativas. Portanto, tenha muito cuidado com isso e cuide dos seus olhos.


Comentários