Mitos das lentes de contato

Certamente você já ouviu alguns mitos das lentes de contato, ao pensar neste tratamento visual.

Evidentemente, grande parte destas histórias se originaram devido ao desconhecimento sobre o uso deste produto. Contudo, é o medo que recorrentemente ocasiona diversas dúvidas sobre este assunto a vários pacientes.

Afinal, desde sua invenção, o óculos de grau é o instrumento mais utilizados até hoje. Seja na correção de problemas visuais ou mesmo como uma forma de estilo.

Assim com o surgimento destas lentes houve uma revolução deste mercado. Pois, a mesma se tornou desejo de uso das mais variadas faixas etárias.

Por conta disso os mitos sobre a utilização envolvem as mais diferentes temáticas.

Com o intuito de sanar estes mistérios abordaremos os principais dentre eles. Desta forma, conhecendo os mitos das lentes de contato você terá mais segurança na escolha. Visto que assim, identificar a que melhor se adapta a sua realidade, fica mais fácil.

Mito das lentes de contato relacionadas a doenças e acidentes

Dentre os principais receios, estão os relativos à saúde ocular. Sobretudo por se tratar de uma região sensível. Todavia apesar do medo comum gerado pelo contato direto, os materiais são adequados ao uso. Ou seja, sua forma de utilização não ocasiona danos.

Lente pode saltar do olho

Este é um mito que raramente poderá acontecer. Pois, a lente possui um formato adaptado ao olho. Além disso se colocada corretamente a mesma ficará imóvel. Pelo contrário o máximo que ocorreria seria ela sair da posição, necessitando ser reposicionada.

Perder ou ficar presa no globo ocular

Já se o medo é que ela fique presa de modo permanente, relaxe. Afinal, isto dificilmente acontecerá, tão pouco ela irá para a parte posterior do olho.

Principalmente devido a membrana de proteção. Portanto este é apenas mais um dos mitos das lentes de contato.

Traumas e doenças oculares

Lesões ocasionadas por lente são bem incomuns de acontecer se as mesmas estão devidamente adaptadas.

Além disso, demais problemas, como doença, estão relacionados a higienização incorreta. Bem como ao descumprimento das recomendações médicas.

Tratamento, duração e idade

Inegavelmente as lentes são utilizadas para as mais diversas finalidades, desde estéticos a tratamentos visuais. Nesse sentido para cada tipo de correção existe uma categoria que melhor se adapta. Dentre as quais podemos citar:

  • Multifocais – para presbiopia;
  • Gelatinosas e rígidas – para astigmatismo.

Ademais elas se classificam também quanto a sua duração. Embora seja dito que esta seja pouco diversificada em alguns mitos das lentes de contato. Veja que a realidade é contrária a isto:

  • Descarte diário;
  • Quinzenalmente;
  • Mensalmente;
  • Convencional – estas têm durabilidade de um ano.

Semelhantemente a estas questões está a indicação de uso somente por adultos. Evidentemente isto se trata de um verdadeiro mito. Afinal não existe idade mínima e tão pouco idade máxima para tal utilização. Todavia menores irão precisar de supervisão.

Portanto, como é possível perceber as lentes são desenvolvidas com tecnologias avançadas. Desta forma elas se adaptam às diversas necessidades. Logo os mitos das lentes de contato desaparecem. Enquanto você fica mais seguro para escolher a sua.


Comentários