Computador ergonômico ajuda na visão saudável?

Os benefícios de se ter um computador ergonômico são muitos. A era da tecnologia força as pessoas a passarem muitas horas na frente desse objeto.

Isso sem dúvida causa uma série de danos para o corpo humano, principalmente na visão.

Por essa razão, quando algo é feito levando em conta esses fatores, tudo fica mais fácil. No entanto, nem todo mundo conhece sobre o tema deste artigo. Assim, é comum encontrar gente reclamando de dores após o trabalho ou período de estudos.

Portanto, o objetivo é aqui é te deixar por dentro desse assunto. Você vai aprender mais sobre o que é esse tipo de produto. Veja se ele ajuda a manter sua saúde ocular. Ainda, descubra quais os benefícios que ele pode trazer.

Contextualizando um pouco o tema

Se você passa muito tempo em frente a um PC, com certeza está forçando inúmeras partes do corpo. É aí que entra a importância do computador ergonômico.

Os olhos são umas das regiões mais afetadas. Com isso, você começa a perceber um conjunto de sintomas.

Coceira, dores de cabeça, vermelhidão, rigidez no pescoço e por aí vai. Eles são resultados da chamada síndrome da visão computacional, SVC.

Além disso, o uso prolongado do PC podem levar a outros tipos de deficiência física.

No entanto, o lado bom é que esse é um problema reversível. Para isso, você terá que ter um cuidado especial com seu corpo.

Então, se ficar trabalhando horas é sua rotina, vale a pena torná-la o mais confortável possível.

Assim, organizar o seu local de trabalho é o principal a se fazer. Você precisa tornar o seu ambiente em algo funcional. É dessa ideia que surge o termo computador ergonômico. Quando bem feito, isso ajuda a manter a saúde da visão e de todo o resto.

O que é computador ergonômico

A ergonomia é uma ciência. Seu papel é tornar o local adequado ao trabalhador. Assim, é possível otimizar os processos e aumentar o desempenho. Ainda, isso ajuda a reduzir os riscos de lesões por movimentos repetitivos.

Desse modo, ao colocar isso em prática, você vai criar algumas estratégias. Todas pensando em amenizar dores nas costas, na cabeça, nos músculos e a própria SVC.

Para se ter uma ideia de como isso ajuda na visão, saiba de algo interessante. Os pesquisadores dessa área também costumam chamar essa ciência de “ergonomia visual”.

Dicas de como melhorar seu ambiente de trabalho

Agora que você já sabe para que isso serve, é hora de aprender a fazer de fato. Acompanhe aqui algumas das melhores dicas. Você não precisa contratar um profissional para tal. Com um pouco de esforço, é possível aplicar o “computador ergonômico”.

  1. Se sente de forma a alinhar a cabeça e o seu pescoço ao torso. Evite inclinações tanto para trás quanto para baixo.
  2. Sempre fique de frente para a tela do seu PC. Assegure-se de que seus cotovelos estão perto do corpo e confortáveis.
  3. Procure uma cadeira que dê suporte para sua lombar. Um assento acolchoado também é de muita utilidade.
  4. Mantenha mouse e teclado sempre próximos um do outro.

Pronto, agora você sabe tudo sobre a ciência do computador ergonômico. Lembre-se de cada dica aqui vai te ajudar a cuidar da sua visão. Sua saúde é o que importa, de modo que vale a pena seguir essas recomendações.


Comentários