Diabete Mellitus (DM): Evite a cegueira se cuidando
A diabete mellitus é uma doença crônica que atinge crianças e adultos no mundo todo. Segundo os órgãos de saúde, esta patologia já atinge cerca de 460 milhões de pessoas. Contudo, a previsão é que este número suba para 578 milhões até 2030.
Isto acontece principalmente por ela ser silenciosa e só apresentar sintomas em estágios mais avançados. Inclusive, conta com quatro categorias distintas. Entretanto, os mais comuns são a pré-diabetes e a do tipo 2.
Dessa forma, se não houver controle da taxa glicêmica inúmeros problemas vasculares poderão se desenvolver. Assim como acidente vascular cerebral (AVC), nefropatia e complicações cardiovasculares. Bem como a retinopatia que pode levar a cegueira.
Desenvolvimento de retinopatia
O surgimento da diabete mellitus ocorre quando a presença de açúcar no sangue está muito alta. Afinal, a hiperglicemia é responsável por ocasionar complicações microvasculares na região da retina.
Com efeito, a visão é prejudicada, pois a formação de imagens é afetada. Entretanto se descoberta precocemente a cegueira poderá ser evitada. Aliás, esta doença não afeta apenas um olho, mas sim os dois.
Tratamentos para o controle da Diabete Mellitus
Logo que a diabete mellitus é diagnosticada o paciente poderá contar com o uso de medicamentos. Dentre os quais está a insulina, hormônio responsável pela redução da glicemia. Além destes existem também cuidados naturais que auxiliam no tratamento.
Visto que hábitos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação influenciam diretamente nesta condição. Logo, para melhorar a qualidade de vida é recomendado exercícios físicos, mas principalmente adequar a alimentação.
Segundo estudos, deve-se evitar o consumo de alimentos processados e gordura saturada. Assim sua prioridade deve ser proteína magra, vegetais entre outros. Desta forma, além de melhorar o bem-estar é possível prevenir futuras complicações.
Proteínas recomendadas para Diabete Mellitus
Das proteínas disponíveis no mercado, ovos e peixes se apresentam como as mais adequadas. Principalmente se o pescado for a sardinha, o atum e o salmão.
Ovo
Os benefícios oferecidos são:
- Redução de inflamação;
- Elevação dos níveis de colesterol bom e modifica o tamanho do rim;
- Fonte de antioxidantes que previne doenças oculares.
Peixes
Eles são:
- Fonte de ômega 3;
- Rico em gordura poli-insaturada.
Fibras e Oleaginosas
As fibras mais indicadas para diabete mellitus são as solúveis. Pois elas ajudam no retardo da digestão e evitam elevados níveis de glicose. Já as oleaginosas assim como os peixes também são ricas em boas gorduras.
Fibras
Bons exemplos são:
- Aveia;
- Arroz integral;
- Chia;
- Linhaça.
Oleaginosas
Opte por:
- Nozes;
- Amêndoas;
- Castanhas.
Frutas e vegetais para Diabete Mellitus
Por fim, as frutas desempenham um importante papel. Afinal, além de serem fontes de vitaminas, também são ricas em antioxidantes e fibras solúveis. Por conta disso, é comum encontrar maçã, abacate, frutas vermelhas e cítricas nestas dietas.
A ingestão de vegetais, como as folhas verdes, contribui para prevenir processos inflamatórios. De fato, em alguns casos o brócolis, por exemplo, atuou de forma semelhante ao medicamento.
Entretanto lembramos que o tratamento mais adequado para a diabete mellitus é definido pelo médico. Portanto se deseja complementar com alimentação correta busque um especialista.
Deixe um comentário