Alimentação saudável para os olhos, qual a melhor?

Uma alimentação saudável para os olhos pode evitar muitos problemas futuros. Assim, você deve estar atendo o que há de melhor no mercado.

Existem tipos diferentes de dietas para cada finalidade. Seja hipertrofia, emagrecimento, cuidados para doenças específicas, é possível que haja uma dieta para ajudar. Independente do motivo, é sempre importante manter a alimentação em dia.

Mesmo já sendo conhecida como ajudante na manutenção da saúde física e mental, ainda existem dúvidas. Uma das mais frequentes é se existe algum tipo de alimentação saudável para os olhos.

A verdade é que existem sim alguns alimentos que auxiliam nos olhos e na visão. Mas, de modo principal, a alimentação deve ser aliada aos cuidados e ida ao seu oftalmologista!

Alimentos bons para os olhos

Claro que a dieta não é a única forma de cuidar da saúde ocular e também não é cura.

Entretanto, alguns alimentos têm efeitos específicos na nossa região dos olhos e na nossa visão. Há um tipo de alimentação saudável para os olhos que previne certos problemas.

Ingerir comidas ricas em carotenoides é importante para manter a nossa estrutura responsável pelas cores. Esses alimentos são: mamão, abóbora, cenoura, brócolis, espinafre, beterraba, batata doce, manga, entre outros.

Além disso, refeições ricas em ômega 3 são muito benéficos para as estruturas dos olhos. São auxiliares, também, do bom funcionamento do cérebro e da memória. Alguns deles são: peixes, sementes de chia, de linhaça e nozes no geral.

Ademais, existem grupos específicos de vitaminas que também compõem uma alimentação saudável para os olhos. Começando pela vitamina E, que, junto com outras vitaminas, ajuda a combater a DMRI.

A DMRI é Degeneração Muscular Relacionada à Idade e que pode causar cegueira em pessoas acima de 65 anos.

Existem vários alimentos que são ricos em vitamina E, mas os mais conhecidos são: amêndoas, azeite, kiwi, cenoura, pepino, abacate e couve.

O zinco é também outro grande aliado da nossa saúde ocular. Ele contribui, ainda, para nossa cicatrização e imunidade.

Além disso, o zinco pode ser encontrado em:

  • morangos;
  • melões;
  • alfaces;
  • abacates;
  • bananas;
  • grão de bico;
  • feijões, carne vermelha.

Então, veja a seguir mais cuidados que devemos ter com a nossa visão.

Cuidados com a visão

Além de manter uma alimentação saudável para os olhos, é importante manter cuidados extras com eles. Aos que não tem nenhuma dificuldade visual, para continuar dessa forma, recomenda-se a alimentação aliada à exposição moderada à luz e sol.

Com tantas tecnologias, passamos muito tempo em frente às telas e isso é prejudicial à visão. Aos que precisam de lentes ou óculos, no entanto, existem alguns cuidados a mais que devem ser tomados.

Manter sempre as lentes com a higienização correta e os óculos com o grau ajustados são medidas essenciais.

Além disso, sempre faça suas lentes ou óculos em um local confiável e de segurança. Assim, você evita futuros problemas causados pela má feitura.

E, claro, sempre vá ao médico! Faça suas consultas ao oftalmologista regularmente e se quiser manter com a alimentação, visite um nutricionista!


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