Ler em movimento

Descubra se ler em movimento faz mal

Ler em movimento pode ser a opção mais prática para algumas pessoas. Visto que, não possuem muito tempo para a ação em outros lugares. Apesar disso, há um tabu relacionado à ideia, por acreditarem que pode descolar a retina.

Uma coisa comum ao tocar nesse assunto é a fala de que o hábito cega. Ou então, que ele pode causar problemas sérios que necessitam de cirurgia.

A crença de que alguns problemas oculares são desencadeados pela leitura em movimento é antiga. Por isso, saber o que realmente ocorre nesses momentos é preciso. Assim, poderá entender como o ato realmente influencia sua visão.

O que acontece ao ler em movimento

Aproveitar para ler em movimento faz com que duas mensagens sejam enviadas ao cérebro. À medida que, seu ponto de foco está parado, mas seu corpo não. Ou seja, ocorre uma confusão entre qual ato deve ter um foco maior.

Praticar a leitura passa a ser complicado pela dificuldade de concentração. Portanto, seu cérebro não consegue processar corretamente a ação e nem o deslocamento do corpo. Com isso, alguns efeitos colaterais diretamente relacionados começam a surgir.

Efeitos de ler dentro do carro ou ônibus

Confundir o cérebro faz com que tenha uma sensação de mal-estar. Dessa forma, ler em movimento, provavelmente, causará tontura ou enjoo.

Focar os estímulos cerebrais em apenas uma tarefa é basicamente impossível nesse caso. Por isso, há mais exigência para a visão, levando à fadiga ocular e dores de cabeça. Ou seja, praticar essa ação em uma viagem tem influência direta em:

  • Enjoos;
  • Fadiga ocular;
  • Dores de cabeça;
  • Mau humor;
  • Cansaço.

Ler em movimento faz mal para a visão?

A retina não é deslocada ao ler em movimento, ao contrário do que muitos acreditam. Visto que, a ação não faz mal, em geral, à visão. Além disso, esse tipo de machucado só pode ser causado por impactos extremamente fortes.

Pode-se dizer que não há nenhuma possibilidade de haver algum problema ocular desenvolvido. No entanto, se a pessoa possui diabetes ou problemas prévios esse discurso muda.

Quando há doenças que podem causar problemas na visão, o risco se faz presente. Pois, o deslocamento de retina passa a ser uma possibilidade. Assim, é preciso tomar cuidado e esperar um local estático para realizar a leitura.

A leitura feita em locais em deslocamento

Possuir o hábito de ler em movimento não é prejudicial para seus olhos. Porquanto, apesar de causar a fadiga ocular, o maior problema está relacionado ao seu bem-estar. Por essa razão, mesmo parecendo inofensivo, o ato não é recomendado.

Forçar o cérebro e a visão para conseguir executar uma leitura que pode esperar não vale a pena. Dado que isso causará enjoos e dores que podem ser evitados.

O fator acidente também deve ser tratado ao pensar em executar essa ação. Pois, viajar de forma desprotegida e distraída permite que algo aconteça e te afete gravemente.

De um modo geral, é importante lembrar de que o hábito não afetará sua visão. Então, a fala antiga é apenas um mito, que não possui um fundamento.


Comentários