Lentes para daltonismo: funcionam?
As lentes para daltonismo servem para ajudar a visão do portador da doença. Por isso, distinguem-se de acordo com o nível apresentado pelo paciente. Sendo ideal combiná-las com algum tipo de proteção contra os raios solares.
Usar óculos de sol garante que os seus olhos estejam protegidos da alta luminosidade. Dessa forma, juntá-lo com as lentes é uma forma de garantir um tratamento para seus globos oculares.
Saber qual o tipo de daltonismo proporciona o uso dos produtos certos para a doença. Então, antes de qualquer coisa, o oftalmologista precisa conhecer bem seu paciente. Com isso, poderá receitar as lentes para daltonismo corretas.
Características do daltonismo
A doença costuma ser hereditária, podendo incluir outros problemas oculares e medicamentos. Além disso, costuma afetar pessoas do sexo masculino, mas também há casos de mulheres diagnosticadas.
Tratar dela só é possível se causada por uma condição que não seja hereditária. Nesse caso, não há uma forma de curar completamente o paciente.
Identificar o problema pode ser feito sem a ajuda de um profissional. Porém, as lentes para daltonismo só podem ser recomendadas por ele. Porquanto só assim saberá qual é a ideal para o tratamento em questão.
Tipos de daltonismo
O daltonismo é a dificuldade em diferenciar ou perceber as cores, podendo ter diversos tipos. Além disso, a sua cura não pode ser feita com óculos ou lentes normais. Dessa forma, apenas utilizar os produtos próprios para tratamento ajudam uma melhoria correta.
Daltonismo acromático
A pessoa que possui o daltonismo acromático não distingue nenhuma cor. Por esse motivo, sua visão se resume apenas aos diferentes tons de cinza.
Daltonismo monocromático
Esse tipo da doença faz com que seus portadores vejam tudo apenas com uma cor. Dessa forma, não há distinções de cores entre os objetos.
Daltonismo dicromático
O daltonismo dicromático, diferente dos anteriores, pode ser dividido em três subgrupos. Porém todos possuem a característica da ausência dos fotorreceptores de alguma cor, veja:
- Protanopia: receptores vermelhos;
- Deuteranopia: receptores verdes;
- Trinatopia: receptores azuis.
Daltonismo Tricromático anômalo
Conhecido por ser o mais comum entre os portadores, ocorre a troca de cores entre si. Também pode se dividir entre a percepção do verde, vermelho e azul.
Daltonismo com outros problemas de visão
O daltônico com miopia, hipermetropia ou astigmatismo pode melhorar sua qualidade de vida. Para isso, basta usar óculos e lentes de contato filtrantes.
O que são as lentes para daltonismo
As lentes para daltonismo fazem com que ocorra uma filtragem de luz captada pelo olho. Com isso, ocorre uma correção usando as propriedades óticas das metassuperfícies. Ou seja, usa pequenas variações de superfície destinadas à maneira como a luz reflete.
Usar essa tecnologia permite que a realização de ajustes no material ocorra. Dessa forma, se modificam para atender as necessidades individuais do usuário em questão.
Os resultados dos testes mostram que as lentes para daltonismo melhoram as lentes em até dez vezes. Por isso, podem ser consideradas soluções para o problema que é cada vez mais comum.
O uso das lentes de daltonismo
As lentes para daltonismo podem tratar a doença de forma rápida e prática. Por isso, a tecnologia tem grandes chances de estar cada vez mais presente na vida dos portadores.
O modo de lidar com esse problema de visão pode ser rápido e simples. Visto que o uso do produto e do óculos de sol proporcionará o bem-estar.
Deixe um comentário