Os olhos do bebê escurecem com o tempo?

O cabelo e os olhos do bebê são capazes de escurecer com o tempo. Entretanto, porque isso acontece? Então, para ter essa resposta, acompanhe esse artigo. Desse modo, você saberá o motivo.

Suponha que os pais sejam morenos, de olhos castanhos e pretos. Porém, o recém-nascido possui fios loiros e olhos claros. Assim, não é incomum que os familiares e amigos fiquem surpresos, sem entender nada.

Mas logo isso tende a mudar. Então, para entender como isso acontece, continue lendo esse artigo. Portanto, confira também o tempo que leva para definir a cor dos olhos do bebê. Enfim, acompanhe logo a seguir.

Como explicar esse fenômeno?

Não tem nenhuma magia por trás dessa mudança de cabelo e olhos. Dessa forma, os médicos afirmam que isso é bastante comum. Além disso, a melanina, pigmento da pele, é a responsável por esse fenômeno.

Ao nascer, a cor dos olhos já está definida. Então, essa definição é feita a partir da genética paterna e materna. Contudo, o que conta é o quanto de melanina o bebê possui em sua íris. Ou seja, aquela parte do olho que dá a cor.

De acordo com os médicos, a criança nasce com pouca melanina. Entretanto, pode haver em seu organismo a presença das células responsáveis por produzir a pigmentação. Assim, ela será estimulada por meio da exposição solar.

Com isso, vai haver um volume maior da substância. Portanto, os olhos do bebê irão escurecer. Porém, há exceções.

Alguns recém-nascidos vêm ao mundo com a íris esverdeada ou até acinzentada. Então, ao serem expostos à luz, passam a ter os olhos mais escuros. Entretanto, é diferente em olhos geneticamente azuis.

Pois, essa cor não possui melanina. Desse modo, mesmo após ter entrado em contato com o sol, a cor azul não sofre alteração. Porque, há ausência de células capazes de produzir melanina.

Olhos do bebê: quanto tempo até saber a cor real?

Segundo os pediatras, isso pode variar. Dessa maneira, em relação aos olhos, a mudança pode acontecer aos poucos até o primeiro ano da criança. Ou então, no decorrer dos três primeiros meses de vida.

Já em relação aos cabelos, os médicos afirmam que pode levar mais tempo. Por exemplo, até o bebê atingir os dois anos de idade. No entanto, não há garantias de que não ocorra alguma eventual mudança com o tempo.

Olhos do bebê: fios de cabelo também escurecem

Com os cabelos o processo é o mesmo dos olhos. Ou seja, a luz do sol interfere na produção de melanina. Dessa forma, fios mais claros, podem ficar mais escuros.

Além da coloração, o cabelo pode sofrer outras alterações em seu aspecto. Por exemplo, é comum um bebê nascer com o cabelo liso. Mas com o passar do tempo, pode vir a ficar ondulado. Ou vice-versa.

Em geral, o tom dos olhos muda sem causar qualquer problema de visão à criança. Entretanto, se somente um olho mudar a coloração ou ocorrer um embaçamento, procure um especialista. Seja ele pediatra ou oftalmologista.

Vale ressaltar que essa condição é muito rara. Por outro lado, foque apenas na saúde e bem-estar do seu bebê. Assim, não importa o tom dos olhos, desde que sejam saudáveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *