cores dos olhos são diferentes

Por que as cores dos olhos são diferentes?

Entenda aqui porque as cores dos olhos são diferentes em cada pessoa. Por outro lado, pesquisadores concluíram que os primeiros humanos possuíam olhos castanhos. Contudo, isso foi há cerca milhares de anos.

Com a evolução do próprio homem, mutações começaram a aparecer. Inclusive, genéticas. A partir dessa modificação nos genes, indivíduos de olhos claros passaram a surgir. Ou seja, o que influencia o tom dos olhos são os genes maternos e paternos.

Para saber mais sobre o porquê as cores dos olhos são diferentes, continue lendo. Além disso, entenda o motivo de pessoas de olhos claros serem mais sensíveis à luz. Por fim, descubra todos esses fatos a seguir.

A quantidade de pigmentos determina a coloração dos olhos

Os olhos podem mudar de coloração até os primeiros três anos. Assim, esse fenômeno pode ser explicado pela pigmentação.

A parte com cor dos olhos é a íris. Assim, no centro dela, há a pupila. Portanto, ela é a responsável por limitar a quantidade de luz que infiltra nos olhos. Dessa forma:

  • Muita luz, faz a pupila diminuir;
  • Pouca luz, faz com que ela cresça.

Então, é a porção de melanina na íris que indica a cor dos olhos. Ou seja, olhos escuros possuem muita melanina. Enquanto que, olhos claros, tem menor quantidade desse pigmento.

Pessoas de olhos castanhos possuem bastante melanina e também eumelanina. Assim, essa última é caracterizada por ter pigmentos de cores mais escuras.

Já os indivíduos de olhos azuis, verde e acinzentados possuem menos melanina e mais feomelanina. Portanto, essa última tem pigmentos em tons mais claros. Desse modo, a íris fica mais clara.

Padrões hereditários

A coloração dos olhos também tem a ver com os genes paternos e maternos. Contudo, não é possível saber com exatidão a cor dos olhos do bebê antes do nascimento. Pois, há dezesseis genes envolvidos.

Suponha que um casal tenha olhos castanhos. Então há 90% de chance de a criança nascer com os olhos da mesma cor.

Cores dos olhos são diferentes: os do bebê podem mudar

Muitos recém-nascidos têm olhos claros e com o tempo, ficam mais escuros. Assim, esse fenômeno pode acontecer até os primeiros três anos.

A explicação é a melanina que, em geral, não está presente no organismo. Entretanto, com o tempo, o corpo passa a produzi-la. Por isso, os olhos do bebê escurecem.

É claro que os genes do pai e da mãe também influenciam. Porém, como são muitos, isso pode variar.

Cores dos olhos são diferentes

Há um caso raro chamado heterocromia. Então, quando alguém possui um olhar de cada cor, dá-se esse nome.

Dessa forma, essa anomalia pode ser hereditária ou pode ocorrer devido a outros fatores. Porém, essa condição é mais vista em gatos e cachorros.

Por que os olhos claros são mais vulneráveis à luz?

A resposta é muito simples e tem ligação com a melanina. Assim, ela dá cor aos olhos e também protege dos raios solares. Portanto, quanto mais escuros são os olhos, menor é a sensibilidade à luz.

Já os olhos claros, são mais vulneráveis a essas luzes e necessitam de proteção. Por exemplo, óculos de sol.

Agora você sabe porque as cores dos olhos são diferentes. Além disso, conhece os fatores que influenciam. Então, não importa a coloração, desde que você cuide bem da sua saúde ocular.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *