O que fazer quando sentir pressão nos olhos?
A sensação intensa de pressão nos olhos é uma doença ocular séria. Pois, ela vai reduzindo a capacidade de enxergar da pessoa. Portanto, não procurar um especialista já nos sintomas iniciais, pode levar à perda da visão.
Essa doença ocorre por causa da morte das células do nervo óptico. Por outro lado, os principais sintomas costumam ser: olhos doloridos e dificuldade para ver. Aliás, há diversos outros que serão descritos mais adiante.
Para saber tudo sobre pressão nos olhos, acompanhe esse artigo. Desse modo, confira todos os motivos que podem levar a essa doença. Assim como, outros sinais físicos que podem surgir. Enfim, veja tudo a seguir.
Os principais sintomas dessa enfermidade nos olhos
Essa doença acontece quando a pressão dentro do olho é acima de 21 mmHg. Ou seja, superior ao valor aceitável. Assim, um dos principais causadores dessa pressão alta no olho é o glaucoma.
Onde esse valor pode atingir até 70 mmHg. Contudo, em geral, o tratamento receitado é a utilização de colírios. Então, veja a seguir os principais sintomas da doença:
- Dor forte nos olhos e ao redor;
- Problemas de visão;
- Olhos avermelhados;
- Dor de cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Dificuldade para ver no escuro;
- Visão embaçada;
- Aumento da pupila ou dos olhos;
- Redução da visão periférica.
Esses são alguns sinais de que você pode ter glaucoma. Entretanto, os indícios podem variar. Pois, há mais de um tipo dessa doença. Além disso, os mais comuns nem demonstram qualquer sintoma.
O que fazer quando sentir pressão nos olhos?
Caso sinta algum dos sinais descritos acima, procure um médico imediatamente. Dessa forma, ele poderá diagnosticar de modo mais preciso o problema. Assim, o especialista irá realizar um exame oftalmológico completo.
Sem dúvida, ele vai querer medir a pressão no interior do olho. Por isso, vai fazer uma tonometria.
O glaucoma não manifesta sintomas. Portanto, o ideal é se submeter a esse exame uma vez ao ano. Aliás, isso é recomendado especialmente para pessoas acima dos 40 anos.
Principais causas da pressão nos olhos alta
Essa pressão alta é motivada por um fator de desequilíbrio. Ou seja, é quando há uma maior concentração de líquido no interior do olho. Desse modo, a pressão ocular aumenta.
Isso acontece quando há uma diferença entre a produção de líquido e a drenagem ocular. Então, o glaucoma ou alta pressão nos olhos pode ter causas distintas, como:
- Histórico da doença na família;
- Alta produção de líquido nos olhos;
- Bloqueio na drenagem, impedindo a saída do líquido;
- Consumo exagerado ou longo de Prednisona ou Dexametasona;
- Trauma ocular;
- Cirurgia nos olhos, como a de catarata.
O glaucoma pode aparecer em pessoas acima de 60 anos. Além disso, indivíduos que tenham miopia axial também estão sujeitos a essa enfermidade.
Tratamento para alta pressão ocular
Em geral, ele é feito por meio do uso de colírios e medicamentos. Porém, em certos casos, pode existir a necessidade de fazer tratamento a laser. Ou até alguma cirurgia ocular.
O maior risco dessa doença é que ela pode desenvolver esclerite. Portanto, isso é uma inflamação na parte do olho chamada de esclera.
E que pode levar à perda da visão. Por isso, se tiver qualquer sintoma, procure um oftalmologista. Além disso, faça consultas anuais, mesmo na ausência de qualquer indício de problemas. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio.
Deixe um comentário