Usar muito o PC pode causar miopia? Descubra aqui

Não é de hoje que ouvimos falar que utilizar aparelhos eletrônicos pode causar miopia. Contudo, não sabemos exatamente o porquê disso, mas sem dúvidas não é uma mentira. No entanto, existem alguns agravantes para isso.

Um estudo realizado pelo National Eye institute constatou que a incidência de miopia em crianças americanas quase dobrou ao longo de 30 anos. Com isso, essa pesquisa avaliou que muitas dessas crianças utilizavam muito o PC.

A miopia ligada ao brilho da tela

A miopia está diretamente ligada ao excesso de uso de monitores sem os devidos cuidados ou sem um óculos de auxílio. Sendo assim, ocorre o uso excessivo dos músculos oculares retrativos, o que pode causar miopia.

O que é miopia?

A miopia é uma deficiência visual que pode ser hereditária, mas ainda assim pode ser desenvolvida por maus cuidados. Logo, essa doença faz com que a visão para média e longa distância sejam prejudicadas (ficam embaçadas).

Uma das causas dessa doença é ocasionada por esfregarmos com muita frequência ou com força nossos olhos. Sendo assim, ocorre uma certa “desangulação” da pupila, fazendo com que o foco da visão seja perdido.

Outro fator comum é a falta de iluminação, ou iluminação excessiva, neste segundo caso o excesso do uso do PC. Com isso, a pupila dos olhos pode ficar muito tempo dilatada, em locais escuros, ou muito contraída, no claro.

O uso excessivo dos PCs

Como você viu, a miopia está diretamente ligada ao excesso do uso de monitores. Portanto, a visão fica submetida ao funcionamento excessivo, consequentemente desenvolvendo doenças como a própria miopia.

E como em qualquer outra parte do corpo, caso ocorra o uso excessivo, o nível de estresse dessa área se torna maior. Logo, é muito importante que fazer bom uso do PC, ou este pode causar miopia gradativamente em seus olhos.

Outros sintomas causados pelo uso de PCs

Graças a essa exposição excessiva aos nits de brilho dos monitores, nossos olhos podem também sofrer outros efeitos além da miopia. Logo, é muito comum que tenhamos:

  • Ardência dos olhos;
  • Ressecamento e falta de lubrificação;
  • Vermelhidão;
  • Dificuldade em focar em objetos (A própria miopia);
  • Tonturas constantes;
  • Náuseas;
  • Dores de cabeças.

Tendo isso, é muito comum que futuramente você desenvolva doenças como a miopia, a qual é derivada desses fatores. Logo, utilizar um PC, principalmente em um ambiente mal iluminado pode afetar diretamente ao mau uso da pupila.

Como evitar tudo isso?

Como você pode ver, a pupila é responsável pela administração da luz que é entrada nos nossos olhos, o que pode causar miopia. Sendo assim, é muito importante que mantenhamos um equilíbrio dessas iluminações.

Além de tudo, podemos indicar opções como:

  • Utilizar com menos frequência o PC;
  • Fazer mini pausas pra exercitar a pupila;
  • Migrar de ambientes escuros para iluminados;
  • Utilizar óculos de leitura se possível e necessário;
  • Diminuir as emissões de luz azul dos aparelhos;
  • Manter uma distância de 25 a 35cm do monitor aos olhos.

Seguindo tudo isso, você pode prevenir e até reduzir a evolução de casos de miopia, pois assim você pode dar uma folga para seus olhos. Logo, prevenindo que futuramente você desenvolva mais doenças além dessa deficiência.


Comentários