DNP

DNP: o que é e qual sua importância

Muitas pessoas não sabem o que significa a sigla DNP. A Distância Naso-Pupilar é um elemento extremamente importante. Isso quando se fala diretamente de questões de saúde ocular.

Portanto, esse tema precisa ser cada vez mais discutido. Só assim é possível entender o real papel dessa medida. No entanto, essa é uma tarefa que exige uma pesquisa bem aprofundada.

Desse modo, o objetivo deste post é facilitar seu trabalho. Aqui, você vai compreender tudo sobre o assunto. Veja como algo tão simples pode influenciar na qualidade de vida de todos os indivíduos.

O que é DNP?

É bem comum que ao sair do oftalmologista, sua receita venha com algumas observações. A DNP é uma delas. Elas servem como um guia para que seu óculos seja fabricado corretamente. Sem elas, não têm possibilidade de uma ótica criar um bom produto.

Isso porque não tem como saber quais as medidas e elementos certos que devem constar nele. Portanto, caso perceba que sua receita está sem qualquer orientação, cuidado. O indicado é que você comunique imediatamente o médico.

Dentre essas medidas importantes, tem-se a Distância Naso-Pupilar. Ela consiste na medida em milímetros da distância das pupilas. Isso sempre em relação ao nariz. É uma das coisas mais importantes para que seu óculos saia correto.

Um tratamento só vai funcionar se essa distância for calculada precisamente. É muito comum pessoas relatarem que não estão conseguindo se adaptar. Geralmente, isso é resultado de uma DNP incorreta.

Ainda, existe uma variação dessa sigla, a DP. Assim, ela apenas não leva em consideração o nariz. O intuito delas aparecerem na sua receita é um só, garantir que sua lente fique correta. Isso também vale para as armações de óculos de grau.

A importância dessa medida

O mais interessante é que ela varia de pessoa para pessoa. Dessa forma, não adianta tentar copiar a receita de ninguém. Isso ainda que o grau seja o mesmo. Lembre-se que o que conta aqui são os componentes do seu rosto.

Então, ninguém apresentará as mesmas medidas. O centro do olho de cada indivíduo é diferente. É por isso que esse elemento é tão crucial para a eficácia de um tratamento.

Quem faz essa mensuração é a ótica onde você compra seu óculos. Assim, é a partir dela que seu produto será fabricado. No entanto, muitas pessoas ainda se confundem sobre a necessidade da DNP. Isso é pelo fato de que não se sabe como esse processo produtivo acontece.

Então, basicamente, a lente vem da fábrica no formato de um bloco grande. Em seguida, ele é cortado de acordo com o formato de determinada armação. No caso dos óculos, o grau fica bem no centro das lentes. É por isso que sem receita não tem como prosseguir.

Aí que entra o papel dessa sigla. É através dela que o profissional vai saber o quanto a lente deve ser deslocada do aro. Assim, o alinhamento é feito corretamente, e seu tratamento não será afetado.

DNP x óculos: entendo a relação

É comum achar que essa medida não interfere na espessura do óculos. No entanto, as coisas não são bem assim. Um exemplo são as lentes de miopia. Elas tendem a ser mais finas no centro e mais grossas nos cantos.

Então, tem-se uma relação entre o “quanto menor a DNP e maior o aro da armação”. Nesse caso, as bordas da sua lente ficarão mais evidentes. Agora, digamos que essa mensuração não é feita corretamente. Seu tratamento ficaria totalmente afetado.

Assim, a probabilidade de você ter mais problemas que conforto são muitas. Dessa forma, é possível sentir dores de cabeça e dificuldade para enxergar em certos pontos.

Portanto, o profissional responsável por medir essa variável deve ter muita atenção. O próximo tópico vai falar mais sobre as complicações de um trabalho mal feito. Confira logo abaixo.

Problemas de adaptação

Como já dito, uma DNP mal feita acarreta sérios problemas de adaptação. O desconforto é muito grande. Inclusive, é comum pessoas simplesmente abandonarem os óculos e desistirem do tratamento.

No entanto, não faça isso. Caso note algo de estranho, procure um especialista para averiguar o que está acontecendo. Então, vamos pegar um exemplo prático. Digamos que você sofre de miopia.

Essa é uma condição bem famosa por sempre atrapalhar na fabricação do produto. Isso porque algumas óticas acabam descentralizando a lente durante o processo de montagem.

Dessa forma, você míope, simplesmente não enxergará direito. Porém, existe uma justificativa para tal. Muitas pessoas insistem em obter lentes finas. Entretanto, nem sempre isso é possível. Daí o problema.

Essa é uma prática que não deve ser encorajada de forma alguma. Além disso, se alguma ótica lhe prometer algo do tipo, desconfie. Talvez seja interessante buscar locais que levem a DNP mais a sério.

Saiba que o fato de você não enxergar direito será o efeito menos prejudicial. Com o tempo, é possível desenvolver condições bem complexas. Então, evite que sua saúde ocular seja afetada por algo tão simples. Sempre opte pelo correto.

Medindo a DNP pela internet

Essa é uma novidade que vem facilitando a vida de muita gente. A Distância Naso-Pupilar pode ser medida pela internet. Tudo graças a um software bem elaborado e de alta precisão.

Dessa forma, para usá-lo você precisa se atentar para alguns pontos. O primeiro deles é arrumar um cartão magnético com tarja preta. Em seguida, é necessário tirar uma foto segurando esse último. A partir daí o programa irá fazer seu trabalho.

Ele irá medir a DNP através da relação entre a tarja e seu olho. Ainda, ele é capaz de calcular a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje. Portanto, não precisa se preocupar com a eficiência deste software.

Por fim, não esqueça que antes de tudo você precisa passar por um oftalmologista. Só ele será capaz de te dar as orientações corretas. Afinal, se sua receita estiver errada, todo o resto seguirá o mesmo padrão.

Além disso, procure sempre uma ótica de qualidade. A medida da naso-pupilar é muito importante e interfere na sua qualidade de vida. Desse modo, vale a pena investir um tempo pesquisando um local ideal.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *