Limpar corretamente os olhos

7 dicas para limpar corretamente os olhos

Saber como limpar corretamente os olhos ajuda a prevenir doenças que comprometem a visão. Por essa razão, é importante entender como essa lavagem deve ser feita.

Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto não é o suficiente. Visto que a limpeza do órgão da visão é muito mais meticulosa. Ou seja, ela precisa de mais cuidados e precisa ser feita de forma regular.

Pensando nesses detalhes, este artigo conta com as sete dicas imprescindíveis de acordo com profissionais. Assim, limpar corretamente os olhos se tornará uma tarefa fácil e presente em sua rotina.

Importância de limpar corretamente os olhos

Manter os olhos limpos da forma correta faz com que as bactérias não tenham acesso a eles. Dessarte, manter a higienização dos globos oculáres, garante a saúde da sua visão.

Diferença entre lavar o rosto e limpar corretamente os olhos

A lavagem da face deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia. Logo, o uso de produtos próprios para essa área é recomendado. Visto que, eles garantirão o controle de pH e oleosidade da pele.

Para limpar corretamente os olhos a tarefa é um pouco mais complexa. Dado que, ela precisa de mais cuidados, utensílios e dedicação.

Dicas para limpar os olhos corretamente

Conseguir limpar corretamente os olhos não é uma tarefa complicada. Contudo, precisa de alguns procedimentos que não podem ser esquecidos. Dessarte, separamos sete dicas indispensáveis para que possa manter essa higienização.

1- Lave os cílios e as pálpebras

A limpeza externa dos olhos é importante para remover a oleosidade em excesso. Pois, o acúmulo de gordura leva à inflamação local e aumento do número de bactérias. Por esse motivo, o uso de soluções oculares específicas ou xampu neutro devem ser usados.

2- Remova sempre toda a maquiagem

Manter a maquiagem por períodos prolongados facilita a obstrução das glândulas de gordura palpebrais. Além disso, pode irritar a conjuntiva e a córnea. Logo, removê-la com produtos adequados é de extrema importância.

3- Evite colocar as mãos nos olhos

As mãos possuem diversos corpos estranhos que podem ser transmitidos para os olhos. Portanto, não coçar os olhos com as mesmas sujas diminui o risco de infecções.

4- Colírios indicados pelo oftalmologista

Antes de utilizar um colírio, é preciso consultar um oftalmologista. Porquanto, ele saberá qual o tipo e frequência necessária. Já que, a automedicação e o uso indiscriminado pode levar o paciente a ter conjuntivite química e ceratite medicamentosa.

5- Não compartilhe objetos de higiene pessoal

Existem doenças que podem ser transmitidas através do compartilhamento de toalhas, lenços e colírios. Como, por exemplo, as conjuntivites virais e bacterianas, que possuem o contágio favorecido por essas ações.

6- Evite a aplicação de água boricada e soro fisiológico

O ideal é optar por produtos semelhantes à lágrima, por isso a água boricada está fora de cogitação. Enquanto, o soro fisiológico, mesmo sendo parecido, é lesivo à mucosa ocular e à córnea.

7- tenha cuidado com o manuseio de lentes de contato

Há produtos específicos para a higiene das lentes, para a retirada de resíduos que causa irritação ocular. Além disso, eliminam bactérias e fungos que causam infecções graves. Dessarte, limpar corretamente os olhos também depende da limpeza delas.

Saber dessas dicas é o início para adquirir uma visão saudável e sem riscos. Portanto, colocá-las em prática é de extrema importância para o seu bem-estar ocular.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *