radiação ultravioleta

Mito ou verdade: óculos de sol protegem da radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta é um dos agentes mais prejudiciais à sua visão. Pensando em combatê-la, muitas pessoas investem em óculos de sol. No entanto, a maioria delas não sabe se de fato essa é uma medida eficaz.

Então, discutir mais sobre isso se torna essencial. Dessa forma, é possível entender mais sobre os prejuízos que esse elemento pode causar. Ainda, saber como se proteger de maneira correta.

No entanto, esse é um processo que demanda muita pesquisa. Este post tem o objetivo de facilitar essa jornada. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Veja os mitos e verdades por trás dele e se surpreenda.

Como isso acontece?

Primeiro de tudo, é importante saber de uma coisa. O óculos de sol protege sim contra a radiação ultravioleta. No entanto, é ainda mais essencial entender como isso acontece. No caso, são elementos dessa radiação que prejudicam a visão. Eles são chamados de UV-A e UV-B.

Então, a lente no seu rosto vai combater esses raios. Isso porque elas são um compilado de camadas de polímeros. Ainda, há a presença de filmes e substâncias químicas. Cada uma delas possui uma função bem definida.

Dessa forma, uma cuida da claridade excessiva enquanto outra da qualidade da visão. Esse trabalho em conjunto faz com que sua saúde ocular seja cuidada. Também, você já deve ter ouvido falar das lentes que mudam de cor quando expostas ao sol.

No caso dos óculos, existe uma diferença. Eles não alteram sua tonalidade, mas sim bloqueiam os raios. Ainda, esse produto é construído com mais de um tipo de material. Assim, pode ser feito de resina orgânica, de trivex e por aí vai.

É exatamente essa combinação que combate a radiação ultravioleta. Agora, é necessário cuidado. Essa proteção é eficaz em óculos de qualidade. Portanto, vale a pena pesquisar bem antes de comprar.

Radiação ultravioleta: dúvidas frequentes

É comum que muitas pessoas tenham certos questionamentos sobre “óculos x proteção”. Desse modo, confira agora algumas das principais dúvidas sobre o tema.

Raios UV-A e UV-B

Quando você está sem óculos, sua pupila dilata ou se contrai. Isso vai depender do nível da luz. Esse já é um sistema de proteção contra esses raios. Agora, quando você põe esse acessório, seu olho entende que está em um local escuro. Aí entra o problema da radiação ultravioleta.

Nesse caso, a pupila se dilata e seu olho não tem mais essa barreira própria. Então, se você adquire um óculos sem proteção, sua visão vai ser mais afetada. Isso pode causar doenças como catarata, degeneração da retina e lesão na córnea.

Óculos de sol com proteção

Como dito, nem todo produto possui essa proteção. Isso se aplica principalmente quando se fala de modelos falsificados. No entanto, os que são originais, combatem até 99% desses raios. Dessa forma, seus olhos ficam bem protegidos.

Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre o assunto. Agora é sua vez. Invista em um óculos que seja de fato eficaz. Não esqueça dos danos que a radiação ultravioleta causa na visão.


Comentários