Dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos
Muitas pessoas não se preocupam tanto com a saúde dos olhos de animais. Na verdade, essa é uma questão que precisa ser sempre levada em conta. Isso porque a região ocular deles também é sensível.
Existem inúmeros estudos que comprovam essa fragilidade. Desse modo, o cuidado com seu pet vai muito além da alimentação. Assim, são necessárias consultas e exames de rotina.
O presente artigo vai te mostrar como ter mais atenção nesse sentido. Aqui, você vai conferir algumas dicas para manter seu companheiro saudável. Veja como a visão interfere no bem-estar deles.
O que a ciência fala sobre esse tema?
Atualmente, diversas pesquisas abordam a saúde dos olhos de animais. Isso principalmente na área de oftalmologia veterinária. Os especialistas Grahn e Sandmeyer divulgaram um dado bem interessante.
Eles estudaram o filme lacrimal dos cachorros. Assim, chegaram à conclusão que 25% dele evapora naturalmente. Ainda, lembre-se que esse elemento é responsável pela lubrificação do olho. Como consequência, o animal pode apresentar vários problemas na região.
Inclusive, quando não tratados, podem causar danos permanentes na visão. Então, a veterinária Carinne Liessi trás uma solução. Ela afirma que a prevenção é a melhor alternativa para combater os problemas de vista.
A profissional ainda reforça a atenção que os donos devem ter. Desse modo, o tutor precisa analisar se há alguma mudança de comportamento. Assim, é possível garantir a saúde dos olhos de animais. Confira algumas alterações que podem indicar complicações na visão.
- Coceira ocular;
- Coceira na face;
- O pet ficar piscando constantemente;
- Olhos vermelhos e a presença de secreção no local.
Perceba que são aspectos bem específicos. Portanto, caso note-os procure um profissional imediatamente. Agora, confira algumas dicas para prevenir complicações nos olhos do seu companheiro.
Saúde dos olhos de animais: a exposição excessiva ao vento
Isso pode ressecar muito o olho do seu pet. Sem falar da coceira e do desconforto em geral. Por isso recomenda-se cuidado. Um exemplo é quando você viaja com ele no carro. Ficar com a cabeça fora da janela muito tempo não é interessante.
A exposição excessiva ao ventilador e ao ar condicionado também pode causar problemas. Além disso, se seu amigo já tem predisposição à complicações oculares, o cuidado deve ser dobrado.
Atenção ao uso de sopradores e secadores
A saúde dos olhos dos animais pode ser seriamente afetada por causa desses elementos. É comum usar secadores quando seu pet toma banho em casa. Por isso, é fundamental que você verifique a temperatura e intensidade dos aparelhos.
Ainda, não direcione o jato de ar no olho do seu amigo. Assim, ele não vai ficar com coceiras nos olhos nem no rosto. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio.
Saúde dos olhos de animais: cuidado especial com as raças braquicefálicas
Aqui, estamos falando diretamente dos cães com o focinho achatado. Eles são mais propensos a desenvolverem complicações oculares. Isso porque o bulbo dessa região fica exposto. Por isso, muita atenção a qualquer sintoma que eles apresentem.
O mais indicado sempre é consultar um veterinário. Um profissional ajuda a manter a saúde dos olhos dos animais. Assim, ele pode prevenir complicações e tratar os problemas já estabelecidos.
Artigo com poucas informações. Disseram o que qualquer proprietário de um cão já sabe. Deveria conter mais explicações sobre o assunto, como por exemplo, sobre a catarata nos cães. Como postergar ou como tratar precocemente..
Olá Claudio, tudo bem? Lamentamos que não encontrou o que procurava. Nossos redatores estão focados na visão humana, porém sempre publicamos algum conteúdo com foco na curiosidade mas desde que esteja relacionado a visão. Neste caso como o tema foram os animais domésticos o conteúdo foi mais resumido. Indicamos que busque esse conhecimento nos canais mais indicados para os nossos queridos Pets. Agradecemos imensamente o seu comentário e desejamos uma ótima semana.