Mito ou verdade: chorar faz bem para os olhos?
Provavelmente em algum momento você já se questionou se chorar faz bem. Embora para alguns isto seja apenas um mito e que lágrimas são apenas uma expressão. Surpreendentemente, pesquisas científicas demonstram que elas vão muito além.
O choro se apresenta como uma forma do corpo entrar em equilíbrio. Principalmente quando este está em uma situação de estresse. Por isso, separamos as principais informações sobre esta função ocular.
Benefícios das lágrimas
Chorar faz bem não só para o aparelho ocular. Mas sim, para o nosso corpo com um todo. Afinal, esta é uma das formas que o nosso organismo possui para extravasar sentimentos. Bem como, eliminar impurezas. Dentre os benefícios estão:
- Alivia o estresse e libera a tensão – ocasionando assim o relaxamento corporal;
- As lágrimas além de atuarem como lubrificantes oculares, carregam consigo toxinas assim como o suor;
- Com o relaxamento provocado pelo choro ocorre redução da frequência cardíaca;
- Estimula a produção de endorfina – promovendo a sensação de bem-estar;
- Reduz o acúmulo de muco nasal – limpando o nariz e facilitando a respiração;
- Resolve problemas digestivos que surgem com o nervosismo. – O choro ajuda o corpo a retomar o processo digestivo.
Você imaginava que poderia haver tantos benefícios assim? Então, diante do que foi exposto não há dúvidas que chorar faz bem. Entretanto, caso note algum problema consulte um médico especialista.
Tipos de lágrimas
Que chorar faz bem agora não é mais um mito. Mas será que toda lágrima é igual? Certamente, não. Segundo cientistas, temos 3 tipos predominantes e cada um deles possui uma composição química.
A primeira delas é conhecida como basal, ela é produzida o tempo inteiro. Com a finalidade de lubrificar e proteger os olhos contra microrganismos. Por conta disso, é mais líquida e é composta por óleo, sais minerais e proteínas.
Já as emocionais são liberadas por fortes sentimentos, como tristeza ou raiva. Nesse sentido, elas possuem hormônios que acalmam o nosso organismo. Dessa forma, os mais comuns são ocitocina e inibidores de cortisol, hormônio do estresse.
Por fim, mas não menos importante as lágrimas reflexas. Afinal, esta atua como um reflexo protetivo derivado de um estímulo, como cortar cebola. Para isso, ela é composta por enzimas capazes de destruir toxinas e bactérias.
Segurar o choro traz malefícios
Provavelmente você já ouviu alguém falando para uma criança parar de chorar. Pois bem, este tipo de frase faz com que o choro seja algo evitado. Consequentemente, ao se tornarem adultos alguns problemas podem ser desencadeado, tais como:
- Insegurança;
- Desapegos;
- Dificuldade para expressar sentimentos.
Outro fato comum, são adultos que sentem vergonha do choro e acabam segurando as lágrimas. Contudo, o que pouca gente sabe é que esta ação é prejudicial ao corpo humano.
Segundo estudos, esta ação favorece o desenvolvimento de doenças físicas crônicas. Visto que, neste caso, os sentimentos são contidos. Dentre as enfermidades estão:
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Cardiovasculares;
- Problemas mentais;
- Até mesmo câncer.
Portanto, como diz o ditado “quem chora seus males espanta”. E como foi possível ver ao longo do artigo, chorar faz bem e tem benefícios. Assim independentemente da situação, sempre que sentir vontade deixe as lágrimas caírem.
Amei a matéria mas não seria “quem canta os males espanta”?
Olá Neth, tudo bem? Conversei com os redatores e pelo que parece o ditado existe e eles conversam entre si. Tanto “quem chora seus males espanta” quanto “quem canta seus males espanta”. Agradecemos imensamente o seu comentário e ficamos muito feliz que tenha gostado da matéria. Desejamos uma ótima semana para você. 😀