lupas

Lupas: o que são e para que elas servem?

As lupas também são conhecidas como lentes de aumento. Dessa forma, elas são simples instrumentos ópticos usados para observações mais aproximadas. Logo, elas são formadas por uma lente convergente.

Vale ressaltar que a lupa só funciona como o esperado se o objeto estiver entre dois pontos. Ou seja, o foco principal e o centro óptico. Então, para entender mais sobre sua origem e utilidade, continue lendo esse post.

A criação da lupa

Essa foi a primeira invenção a fim de aumentar a visão. Sem dúvida, foi a pioneira na categoria de instrumentos de observação da Ciência Moderna. Assim, em 1250, as lupas surgiram para ampliar o tamanho das imagens.

Para que pequenos detalhes fossem visualizados com mais nitidez. Portanto, essas lentes de aumento são consideradas como os primeiros óculos. Já que eram mais usadas por pessoas que possuíam dificuldade para enxergar com clareza.

No entanto, antes que elas fossem utilizadas para esse fim, o vidro teria que ser descoberto. Desse modo, isso aconteceu em 4.000 AC. Vale ressaltar que esse foi o primeiro material empregado para compor a lupa.

O como ou por quem não se sabe exatamente. Porém, indícios mostram que foram os Fenícios ou Egípcios. Logo, o vidro teria sido concebido ao deixar uma fogueira acesa a noite toda. Bem como, próxima de pedaços de natrão.

A evolução das lupas

É fato que a lupa é conhecida como um microscópio simples. Pois, ela foi muito manuseada na Ciência, para visualizar objetos de pesquisa. Assim, com o tempo, ela foi evoluindo e dando origem a outros itens, como:

  • Luneta astronômica;
  • Projetores;
  • Máquina fotográfica;
  • Telescópio;
  • Microscópio de longo alcance.

Curiosidade sobre esse instrumento

Ele foi bastante manipulado por personagens fictícios de sucesso. Por exemplo, Sherlock Holmes.

O autor dessas obras de ficção protagonizadas por esse detetive foi o médico Arthur Conan Doyle. Então, a lupa era sua inseparável companheira e auxiliadora na solução dos casos mais intrigantes.

A partir daí, ela foi se tornando mais popular. Além disso, passou a ser associada a atividades investigativas.

Uma década e meia depois de criar Holmes, Arthur começou a se dedicar a estudar os olhos. Enfim, acabou escolhendo a oftalmologia como especialização.

Outro detalhe interessante é que muitos campos de pesquisa na internet (Google), tem uma lupa no buscador.

O uso prático das lupas

No início da história desse instrumento, elas eram feitas apenas de materiais minerais. Ou seja, vidro, também conhecido por cristal. Hoje em dia, há outros tipos de compostos que são usados em sua produção. Por exemplo, resinas (policarbonato).

Atualmente, elas têm sido bastante essenciais em tratamentos estéticos. Principalmente, os faciais, que requerem uma precisão maior. Dessa forma, elas são encontradas em quatro opções:

  • Lupa de mão;
  • Tripé;
  • De cabeça;
  • Lupa apoio de mesa.

Cada uma possui uma função específica. Mas, o consenso é que todas precisam ser bem transparentes e intensas sob a luz.

O uso das lupas na sua casa

Elas não são mais utilizadas no trabalho policial. Porém, pode ser bastante útil como um instrumento caseiro. Com certeza, todo mundo já perdeu objetos pequenos pela casa e depois teve dificuldade em encontrá-los.

As lentes de contato, por exemplo, são bem difíceis de serem achadas quando caem. Por isso, é bom ter por perto uma lupa. Além disso, elas não são caras e podem ser compradas em praticamente qualquer loja.


Comentários