binóculos

Binóculos: o que são e como funcionam

Os binóculos são instrumentos ópticos bastante populares. Assim, em geral, eles são comparados ao telescópio. Pois, ambos são capazes de aumentar a imagem de objetos distantes.

A principal diferença entre eles, no entanto, é que o primeiro precisa dos dois olhos para enxergar. Enquanto o outro, necessita de apenas um deles. Dessa forma, para conhecer mais sobre essa invenção, seu funcionamento e características, continue acompanhando.

Quando os binóculos foram inventados?

Ele foi criado em 1608, por Hans Lippershey. Esse inventor, na época, juntou dois tubos telescópicos para ver objetos que estavam em longas distâncias. Logo, com esses acessórios, seu objetivo era ter uma imagem mais clara deles.

Vale ressaltar que muitos argumentam que Hans não inventou esse instrumento. Pois, tudo não passou de um simples experimento.

No século XVII, um padre alemão chamado Reitha juntou duas lunetas. A partir disso, passou a chamá-las de binoculares ou binóculo.

Já no século XVIII surgiu outra variação, mais aproximada do modelo de binóculos atual. Mas, o público não foi muito receptivo e os inventores largaram o projeto.

Em 1854, o italiano Ignazio Porro ficou popular por sua criação, um prisma que levou seu nome como uma homenagem. Logo, este se tornou a base desse instrumento óptico como é hoje.

Como o binóculo funciona

A maioria deles possuem lentes e prismas. Aliás, as primeiras são feitas de vidros redondos e curvos.

Já os prismas têm seus dois lados achatados. Assim, ambos alteram a direção da luz que os atinge. A partir disso, a imagem do objeto é alterada.

Quando se utiliza um binóculo, a luminosidade atravessa cada lado da lente, chamada de objetiva. Dessa maneira, ela inverte a imagem visualizada.

A luz passa pelos prismas, que devolve o objeto para a posição normal. Por fim, é refletida nos oculares antes de ser transmitida aos olhos.

Os oculares possuem lentes que fazem a imagem aumentar. Inclusive, um anel fica entre eles, a fim de ajustar o foco do binóculo, com isso o objeto fica mais nítido.

A potência dos binóculos

Eles possuem várias potências. Por exemplo, algumas fazem os objetos parecerem de 6 a 10 vezes maior do que realmente são. Dessa forma, na prática são usados para fins de observação de pássaros ou de animais selvagens.

Já os menos potentes aumentam as imagens em até três vezes. Por isso, são mais utilizados para assistir a um espetáculo.

Outro fator importante é o tamanho da lente. Já que as maiores permitem mais a entrada de luz. Portanto, são mais indicados para usar durante a noite ou em locais com baixa luminosidade.

Vale ressaltar, porém, que são mais pesados, o que dificulta ficar carregando para todo lado. Por fim, binóculos com lente menor, é pouco útil em períodos noturnos. No entanto, são mais fáceis de manusear.

Instrumento ideal para os amantes de astronomia

Em geral, os telescópios são mais usados para essa finalidade. Mas, para quem está começando o hobby de admirar o céu noturno agora, é melhor investir no binóculo.

Isso porque os primeiros custam caro e são mais complicados de utilizar. Por outro lado, o outro é bem mais simples e fácil de carregar. Além disso, quem vive nas grandes cidades não vai conseguir visualizar muita coisa, devido a poluição.

Com um binóculo 8×40 já é possível curtir a experiência de ver as estrelas. Pois, ela aumenta a imagem até oito vezes e possui uma abertura de 40mm. Ou seja, quanto maior ela for, mais luz atravessa, o que é ideal à noite.

Agora você já conhece mais sobre esse instrumento. Assim, quando for manusear um, já vai saber tudo sobre como eles funcionam e sua praticidade.


Comentários