Lentes que tiram fotos

Futuro digital: lentes que tiram fotos são lançadas pela Sony

A tecnologia tem proporcionado tantos avanços, que até lentes que tiram fotos foram patenteadas recentemente. A Sony criou um protótipo que fotografa com um piscar de olhos. Descubra tudo sobre essa novidade e saiba como elas funcionam.

Parece algo impossível de acontecer, mas se trata de algo já pensado para o futuro. Pois, segundo a empresa, já foi apresentado um pedido de patente para essas lentes de contato inteligentes.

Como funcionam as lentes que tiram fotos

O modelo pensado pela empresa utiliza o movimento das pálpebras para ativar diversas funções, como gravar fotos e vídeos e armazená-los. No entanto, para isso ela possui os equipamentos:

  • Câmera;
  • Unidade de processamento sem fio;
  • Local de armazenamento.

Como são tiradas as fotos

Para fotografar ou filmar, os usuários usam movimentos predeterminados, como pressionar o fim das pálpebras quando estas estão fechadas. Entretanto, como as lentes que tiram fotos terão outros recursos, deve-se diferenciar as ações pela quantidade e intensidade.

Ao realizar um movimento, o mecanismo é ativado. Através de um aplicativo próprio conectado ao smartphone, as imagens são enviadas para estes e armazenadas. Este processo com certeza é uma grande revolução tecnológica.

Quais recursos as lentes que tiram fotos possui

A patente lançada pela Sony controla todas as suas funções pelos movimentos da pálpebra. Em paralelo, ela não apenas tira fotos, como também apresenta outros recursos. Confira a seguir quais são eles:

  • Opção de ligar e desligar a câmera fechando os olhos de propósito;
  • Possibilidade de apagar as telas pretas resultantes do piscar durante a gravação do vídeo/foto;
  • Corrigir imagens embaçadas;
  • Gerenciar o foco automático;
  • Dar zoom na imagem;
  • Funções de controle;
  • Controlar as lentes pelo smartphone.

Qual a diferença entre piscar e fechar a pálpebra

Piscar e fechar os olhos têm diferenças significativas. Portanto, é essencial que você conheça as divergências entre esses dois termos. Veja a seguir:

  • O movimento de fechar as pálpebras é intencional e voluntário. Enquanto o outro é involuntário e inconsciente;
  • Uma piscada em geral dura de 0,2 a 0,4 segundos. Se ultrapassar isso, se torna uma ação consciente.

Outras empresas que patentearam lentes que tiram fotos

Parece que a corrida tecnológica atrás das lentes que tiram fotos está só começando. Pois, grandes empresas como o Google e a Samsung se juntaram à Sony e também apresentaram pedidos de patentes.

A grande fabricante de celulares idealizou uma lente de contato equipada com uma antena para conectar-se a um dispositivo. Assim, ela será capaz de processar a imagem enviada para os olhos.

Enquanto o Google apresentou um pedido de uma que fosse capaz de detectar níveis de açúcar no sangue, pensada para diabéticos. Além disso, esta seria injetada diretamente nos olhos.

Quem é Sony

Sony Corporation é uma multinacional japonesa. Além do mais, ela é o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. No entanto, a companhia é uma das mais conhecidas do mundo pelos seus eletrônicos.

A empresa, por sua vez, possui vertentes em diversos setores. Isto se mostra muito positivo para a mesma, já que assim ela lucra com vários nichos do mercado. A alta tecnologia empregada na produção fez com que ela patenteasse também as lentes que tiram fotos.

Lentes que tiram fotos: o futuro digital

Parece ser coisa de filme futurista, mas se trata de uma patente real criada pela Sony e outras empresas. Dito isso, mesmo que pareça vago como transformá-la em lentes que tiram fotos, a verdade é que esse vislumbre já é um avanço e tanto nesse sentido.

Ainda falta bastante a ser pesquisado. Pois, colocar tanta tecnologia em algo tão pequeno requer muita precisão e pesquisas. Logo, fica a satisfação e a esperança de viver essa realidade digital em um futuro, mesmo que não seja tão próximo assim.


Comentários