damasco

Conheça como o damasco pode te ajudar a prevenir problemas oculares

Uma fruta muito conhecida por manter a região ocular saudável é o damasco. Mas, se você não sabe o porquê disso, este artigo vai te ajudar a tirar suas dúvidas. Já que estão citados aqui os benefícios que possui.

Continue a leitura para conhecer mais sobre os componentes que essa fruta tem. Enfim, conheça algo que pode ajudar a cuidar dos seus problemas oculares.

O que é o damasco

É uma fruta encontrada em uma árvore chamada damasqueiro. Aliás, seu nome científico é Prunus armeniaca. E não se sabe ao certo se sua origem é chinesa ou siberiana.

Algumas pessoas o denominam de abricó. Mas, isso vai depender da região do Brasil onde você mora. Além disso, é muito parecida com o pêssego, já que possui uma casca com a da laranja. Por isso está entre os alimentos alaranjados que fazem bem para os olhos.

O diferencial do damasco está no sabor mais ácido que ele possui. Também é menos suculento. Mesmo assim, agrada o paladar de muita gente

Como consumir

Pode ser consumido in natura, tirado fresco da própria árvore do damasco. Porém, no Brasil é muito difícil encontrar um “pé” dele. Por outro lado, no país muitas pessoas usam ele para fazer geleias, doces,cremes ou sorvetes.

Quais países mais produzem damasco

Existe uma preferência do damasqueiro por locais de clima frio ou subtropical. Por isso, nacionalmente é tão escasso. Entretanto alguns países europeus são perfeitos para o seu plantio e estão entre os maiores produtores.

  • Itália;
  • França;
  • Espanha;

Porque damasco faz bem para os olhos

Em 100 gramas de damasco tem mais da metade da quantidade diária recomendada de vitamina A.Sendo assim, é a substância responsável por manter a saúde dos olhos. Com isso, funciona como antioxidante e auxilia no crescimento das células.

Outro componente presente na fruta que faz bem para as vistas são os carotenóides. Aliás, os dois em conjunto conseguem proteger a retina dos problemas que a luz ultravioleta causa.

Mais um benefício dessas substâncias é prevenir o envelhecimento das células oculares. Posto que é a maior causa de cegueira na idade avançada. Enfim, ainda evita duas doenças visuais comuns no Brasil chamadas cegueira noturna e xeroftalmia.

Pessoas que usam óculos ou lentes de contato podem se beneficiar bastante com ele. Então, se esse for seu caso comece a consumir mais essa fruta

Quanto damasco comer

Uma porção que corresponde a 10 unidades de damasco seco equivale a 35 gramas. Esse total de 80 calorias é suficiente para as necessidades diárias de vitamina A e carotenóides. Enfim, é um dos cuidados que você pode ter com as suas vistas.

Outros benefícios do damasco

Não é só para os olhos que essa fruta é benéfica. Já que cuida de outras partes do seu corpo. Então, abaixo você vai ver essas características.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

Uma grande fonte de fibras é o damasco seco, por isso ajuda a manter o intestino saudável. Por isso, previne doenças no cólon como a diverticulite. Além do mais ajuda controlar os níveis colesterol.

Previne o câncer

Licopeno é outro dos nutrientes presentes nessa fruta. Sendo assim, esse componente da família dos carotenóides evita diversos tipos de câncer. Entre eles estão os de:

  • Próstata;
  • Mama;
  • Laringe;
  • Eôfago;
  • Pulmão.

Combate inflamações

Protege os vasos sanguíneos contra os danos que a inflamação pode causar. Haja vista que inibe a enzima que causa os processos inflamatórios. Também ajuda a controlar a pressão arterial.

Melhore a sua saúde comendo damasco

Um ótimo aliado para a saúde é o damasco, já mostrado neste artigo. Logo, se você tem problemas nas vistas, essa fruta já pode te ajudar a cuidar dos seus olhos. Por fim, mesmo que haja comprovações específicas é importante consultar um oftalmologista.

Por meio da consulta com esse especialista você consegue ver tudo o que você precisa. Principalmente se você usar lentes corretoras. A fim de manter a saúde ocular.


Comentários