estresse visual

Entenda o que é o estresse visual

O estresse visual é algo que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar de ser algo popular, muitos não sabem os motivos pelos quais isso acontece. Portanto, é fundamental que isso seja mais discutido.

Confira aqui o que é essa condição e tudo o que ela causa. Após tomar conhecimento dos sintomas mais comuns, veja o que você pode fazer para combater esse problema. Aprenda a cuidar da saúde dos seus olhos de maneira eficaz.

Atualidade x estresse visual

Hoje em dia, praticamente tudo é feito na frente de telas. Então, você estuda e trabalha diante de um computador. Ainda, nos tempos livres, muitos recorrem à TV para ver filmes e séries.

Isso significa que os olhos passam muito tempo em contato com esses dispositivos. No entanto, a maioria das pessoas nunca parou para se perguntar o que esse hábito pode causar. É aí que entra o que se chama de estresse visual.

De toda forma, é comum que alguém só saia de perto do computador ou da TV quando sentem a vista cansada. Em contrapartida, algumas pessoas sequer se dão esse tempo de descanso e continuam o que já estão fazendo.

Com isso, alguns sintomas bem incômodos começam a aparecer. Então, você sente seu olho coçar, arder ou até mesmo doer. Nesse estágio, sua visão já está extremamente sobrecarregada.

3 sinais de que você está enfrentando esse problema

Existem alguns sinais que mostram que a saúde dos seus olhos não está no melhor estado. Ao notar a presença de um ou mais, é importante que você diminua seu tempo em frente às telas.

A busca por um oftalmologista também é essencial nesse momento. Agora, confira aqui alguns sintomas do estresse visual.

1- Olho seco

Também é conhecida como síndrome da disfunção lacrimal. Dessa forma, o olho seco implica em uma situação onde a produção de lágrimas foi afetada. Logo, essa região fica vermelha e inflamada.

2- Visão embaçada

Caso você use óculos, é importante tirá-los por alguns minutos. Essa simples ação vai fazer com que seu olho enxergue melhor, de modo a combater o estresse na região.

3- Dor nos olhos

Ao perceber que seu olho está doendo, jamais ignore esse sinal. Nesses casos, a primeira coisa a se fazer é consultar um médico para descartar a possibilidade de doenças mais graves.

Geralmente, este sintoma é um dos principais indicativos de estresse visual. Portanto, saiba que a melhor forma de se proteger contra isso é respeitando os limites do seu corpo. Inclusive, isso pode ser um modo de se cuidar contra outras condições mais preocupantes.

Combatendo o estresse visual

O ideal é que você evite ao máximo chegar nessa situação, tendo em vista as possíveis complicações. Assim, fazer paradas estratégicas é a melhor forma de evitar qualquer incômodo nesse sentido.

Uma dica é a cada 30 minutos em frente a uma tela, descanse 5 minutos. Assim, seu olho tem tempo o bastante para se recuperar, combatendo esse problema.

Por fim, perceba que são simples atitudes no dia a dia que podem garantir a saúde dos seus olhos. Então, não deixe para cuidar do estresse visual apenas quando ele aparecer.


Comentários