saúde dos olhos

5 fatores que prejudicam a saúde dos olhos

A saúde dos olhos é um tema que está sempre em alta em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais pessoas passam horas em frente a telas. Isso causa inúmeras complicações.

Mesmo assim, esse não é o único fator que afeta o seu olho. Descubra aqui quais são os 5 elementos que podem prejudicar seriamente a sua visão. Ainda, veja de que forma você pode combater o desenvolvimento e agravamento de doenças oculares.

1- Saúde dos olhos: falta de lubrificação

O uso de aparelhos eletrônicos pode causar sérias consequências, sendo a falta de lubrificação uma delas.

Isso é chamado de ressecamento ocular e tem mais de uma causa. Então, quem pisca poucas vezes ou vive em locais muito quentes ou frios pode sofrer com esse problema.

Como consequência, o olho vai ficando muito seco e causa um conjunto de sintomas bem incômodos. Dentre eles tem-se coceira, dor, visão embaçada e vermelhidão. Ainda, muitos especialistas chamam isso de Síndrome do Olho Seco.

Esse problema por si só já é preocupante e prejudica muito a saúde dos olhos. No entanto, a situação pode piorar para quem coça muito o olho. Nesse caso, podem surgir lesões oculares mais graves.

2- Não usar óculos de sol

Esse é um erro muito comum e pode trazer sérias consequências, principalmente para quem passa horas no sol. Assim, a radiação ultravioleta pode causar inchaço, inflamações e até mesmo, catarata.

Por essa razão, usar lentes protetoras é a principal forma de combater esses problemas. Agora, é importante ter cuidado na hora de adquirir um óculos de sol. Dessa forma, ele precisa ser de qualidade, caso contrário, só vai piorar sua visão.

3- Saúde dos olhos: uso exagerado de dispositivos eletrônicos

Com o avanço quase que diário da tecnologia, é muito difícil não passar horas em frente ao celular ou computador. Seja para trabalhar ou estudar, essa é uma atividade diária e bem danosa.

Uma alternativa para reduzir os danos causados por essa exposição é sempre dar pausas intercaladas. Assim, mantém-se a saúde dos olhos. Então, se você trabalha em frente a um computador, faça um intervalo a cada 30 minutos.

4- Genética e hereditariedade

Esse torna-se o único fator dessa lista que não pode evitar. Não é novidade que a hereditariedade pode afetar a córnea, retina, íris, entre outras partes do olho. Então, doenças como glaucoma e miopia podem se tornar uma realidade certa.

A carga genética é bem pesada nesse sentido e deve ser investigada. Assim, buscar a ajuda de alguém especializado no assunto, um oftalmologista, torna-se a melhor opção para resolver.

Inclusive, o próximo tópico é sobre a importância desse profissional, veja a seguir.

5- Saúde dos olhos: falta de um acompanhamento profissional

Infelizmente, procurar um médico oftalmologista não é uma prática muito comum entre os brasileiros. Isso pode acarretar uma série de desdobramentos bem graves e que podem evitar.

A manutenção da saúde dos olhos depende muito do acompanhamento de um especialista. Logo, é ele quem vai fazer os exames necessários para identificar quaisquer irregularidades na visão, bem como passar o tratamento adequado.

Por fim, existem outros fatores igualmente prejudiciais como a falta de sono e a má alimentação. Assim, o ideal é que você pegue todas as recomendações dadas aqui e comece a colocar em prática.


Comentários