visão noturna

A visão noturna se torna uma realidade

Considerou-se por muitos anos a visão noturna como um cenário muito improvável de se tornar realidade. No entanto, a tecnologia e a ciência avançaram bastante nos últimos tempos, quebrando essa barreira.

Confira aqui de que maneira isso se tornou possível hoje em dia. Veja ainda, como funciona o esquema que permitiu essa visão ser incorporada em óculos. Você vai se surpreender com essa novidade.

Visão noturna

Um grupo de pesquisadores australianos desenvolveu uma nova tecnologia. Ela promete revolucionar o campo da visão, tendo em vista que garante às pessoas enxergarem no escuro.

Essa é uma tecnologia chamada de manipulação óptica, e ela foi integrada em uma espécie de revestimento fino e flexível. No entanto, o sistema de visão noturna ainda não está completamente desenvolvido.

A boa notícia é que assim que ficar pronta, essa invenção pode ser aplicada em um óculos comum. Segundo a especialista Rocio Morales, o grupo de cientistas foi capaz de tornar visível o invisível.

Os detalhes desta tecnologia

Ela consegue transformar a luz infravermelha, em imagens visíveis. Assim, esse tipo de raio que costumava ser invisível ao olho humano, não será mais uma questão.

Hoje, os equipamentos que fazem essa conversão são muito complexos. Dessa forma, eles só funcionam em temperaturas muito baixas, sendo bem volumosos e dispendiosos.

No caso dessa nova invenção a manipulação óptica retira essas barreiras. Sendo assim, o processo se torna mais prático, viável e barato.

Convertendo o infravermelho em luz

A técnica que permite a visão noturna muda o comprimento da onda de luz. Com isso, o que antes era infravermelho, passa a ser luz visível. Então, o grupo de cientistas trabalha com 3 pontos, confira:

  • Cristais fotônicos;
  • Nanoantenas;
  • Fontes de luz secundárias.

Esses cristais possuem um semicondutor que hoje já usa-se para fabricar antenas de luz. Ainda, essas fontes podem realizar a conversão, manipulando os comprimentos de onda.

Combina-se três elementos extremamente poderosos de forma estratégica para que esse tipo de visão noturna torne-se possível.

Visão noturna: futuro

O dispositivo em si tem uma característica muito interessante: tem um formato ultrafino. Sendo assim, a sua produção em escala se torna algo mais fácil. Isso sem falar que pode aplicá-lo em elementos transparentes.

Daí que surge a ideia de incorporar essa tecnologia em um óculos comum. Sem dúvidas essa é uma possibilidade real e cada vez mais perto de se concretizar.

Atuais desafios

Agora, existe uma questão que precisa ter uma resolução forma rápida para que isso aconteça e a visão noturna se torne popular. Assim, ela se refere a fonte de luz secundária que é muito grande, de modo que seu tamanho precisa ser reduzido.

Só com isso o dispositivo vai se tornar portátil e ainda, o consumo de energia será baixo. Com isso, os trabalhos futuros serão em cima dessas questões. Sendo assim, conseguir enconrar um bom equilíbrio.

Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia que vai ser útil para muita gente. Então, agora aguarde os próximos capítulos dessa história e espere esses acessórios chegarem no mercado.


Comentários