esportes olímpicos

Em quais esportes olímpicos a visão é importante: descubra as principais modalidades

Nos esportes olímpicos a visão é, por sua vez, um dos sentidos mais importantes para executar atividades complexas. Como por exemplo, acertar o centro do alvo sem precisar enxergá-lo.

Confira, neste artigo, quais são esses esportes. Bem como, quais precisam mais da visão para ter bons resultados nas competições.

O que são esportes olímpicos?

São modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos, ou seja, uma competição que ocorre de 4 em 4 anos. Sendo a disputa por atletas de vários países. Portanto, é formada por 46 tipos de esportes. Então, veja a seguir a lista desses esportes olímpicos:

  • Atletismo, Badminton, Basquete e Basquete 3×3, Beisebol e softbol e Boxe;
  • Canoagem Slalom e de Velocidade, Escalada, Esgrima e Futebol;
  • Ciclismo BMX Corrida, Freestyle, de Estrada, de Pista e Mountain Bike;
  • Ginástica Artística, de Trampolim e Rítmica, Golfe e Halterofilismo;
  • Handebol, Hipismo, Hóquei de Grama, Judô, Karatê, Luta e Maratona Aquática;
  • Nado artístico, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo e Rugby;
  • Saltos Ornamentais, Skate, Surfe, Taekwondo, Tênis e de Mesa;
  • Tiro e Tiro com Arco, Triatlo, Vela, Vôlei e Vôlei de Praia.

Essa é, portanto, a lista atualizada dos esportes dos Jogos de Tóquio 2020. Sendo realizados somente em 2021 em função da pandemia.

O sentido da visão e os esportes olímpicos

Para alguns desses esportes olímpicos, contudo, o sentido da visão é a chave principal para alcançar bons resultados na competição. A seguir, veja então quais são e a influência desse sentido.

Esportes olímpicos: Tiro esportivo

Esse esporte exige, por sua vez, que o atleta seja veloz e preciso para atirar com uma arma de fogo ou ar comprimido em um alvo. Conforme regra, essas armas têm filtros no visor que melhoram a luz e nitidez.

Sendo a distância do atleta ao alvo de 50 metros, o centro iguala-se a um grão de feijão. Assim, os melhores atiradores acertam 60 tiros em série nesse círculo devido ao treino constante da visão para o momento exato de apertar o gatilho nos esportes olímpicos.

Tênis

O tênis é um esporte individual ou em dupla que tem o objetivo, contudo, de levar a bola à quadra do oponente com uma raquete. Apesar de ser um esporte que exige preparo físico e velocidade, tem o sentido da visão como aliado.

De modo diferente usa-se a visão em especial no saque. Isso porque, é nesse momento que o atleta avalia as falhas de posição e movimentos do oponente para traçar a rota da bola, a fim de evitar que ele a alcance.

Esgrima nos esportes olímpicos

Essa é a arte marcial mais antiga do Ocidente, sendo uma luta com armas brancas como espada ou florete, por exemplo. Em que o objetivo é tocar o oponente e se esquivar do seu toque. Por isso, a espada tem um fio que conta cada toque de forma eletrônica.

O sentido da visão, neste caso, serve  para antecipar os passos do adversário. Isso porque ele se movimenta como se estivesse dançando para enganar os olhos nos esportes olímpicos.

Tiro com arco

Um arco, uma flecha, postura e uma boa visão do alvo são, por sua vez, elementos chave para a prática do tiro com arco. Sendo esse esporte praticado a 15, 20, 25 e 30 metros do alvo.

Nesse sentido, o uso do olho diretor faz toda a diferença para alcançar o centro do alvo e obter bons resultados. Além do melhor momento para o tiro, tendo como base outros agentes externos como o vento.

Cuide dos seus olhos

Especialistas recomendam, pelo menos, 3 cuidados com os olhos para quem pratica esportes, são eles:

  • Consulte o oftalmologista de forma regular;
  • Use óculos de proteção, quando necessário;
  • Não exagere no impacto.

Seguindo esses passos, então, você será mais saudável e poderá praticar a sua esporte preferido  com mais segurança.


Comentários