vitaminas

Vitaminas simples de fazer que vão trazer inúmeros benefícios à sua saúde ocular

As vitaminas são essenciais para a saúde do nosso corpo. Ou seja, somos como uma máquina que precisa de combustível para se movimentar. Dessa forma, alimentos ricos em nutrientes são excelentes para nossa saúde.

Os olhos são a porta de entrada que nos leva até os alimentos. Logo, é fundamental cuidarmos dessa parte do nosso corpo, seja homem ou mulher. Assim, pensando sobre isso trouxemos dicas para ajudar na sua saúde ocular.

Vitaminas que ajudam nos cuidados da saúde ocular

Diversos alimentos são ricos em nutrientes que nos ajudam a ser saudáveis. Além disso, os olhos são uma parte delicada do nosso corpo que requer atenção. Assim, manter uma alimentação saudável e balanceada é muito importante.

Há certas vitaminas que podem contribuir de forma positiva para a saúde da nossa visão. Por exemplo:

  • A;
  • E;
  • C;
  • D.

Podemos encontrar em diversos alimentos, como frutas, legumes e verduras. Ou seja, alimentos que estão ao nosso alcance. Além disso, podemos observar a época de venda desses itens para ter um melhor custo-benefício.

A dica é investir em alimentos que estão em época de produção. Além disso, você poderá diversificar a variedade de alimentos e não enjoar. Portanto, trazer benefícios aos seus olhos, paladar e corpo como um todo.

Alimentos com vitaminas que melhoram a saúde ocular

Muitos são os alimentos que contêm vitaminas que melhoram a saúde dos olhos. Assim, separamos alguns de fácil acesso e com ótimo custo-benefício:

  • Ovo: é um ótimo aliado da visão, pois tem antioxidantes benéficos para a retina;
  • Mamão: rico em vitamina A é um forte aliado da retina;
  • Abacate: rico em vitaminas A e E, é capaz de reduzir o colesterol;
  • Frutas cítricas (como a laranja): são ricas em vitamina C;
  • Frutas vermelhas (como morango e framboesa): ricas em vitamina C e antioxidantes;
  • Cenoura: rica em vitamina C;
  • Espinafre: rico em vitamina C.

Manter a saúde dos olhos é barato, fácil e muito importante. Além disso, os benefícios que esses alimentos trazem vão para além dos olhos. Ou seja, melhora a saúde do organismo como um todo.

Escolha alimentos naturais e frescos

Diversas são as maneiras e formas com as quais podemos preparar nossos alimentos. No entanto, busque sempre diversificar, fazer mistura e provar. Afinal, o importante é ingerir essas vitaminas de maneira que seu organismo possa aproveitar ao máximo.

A melhor maneira de consumir os nutrientes dos alimentos é consumi-lo de forma natural. Ou seja, evite comprar alimentos que já passaram por algum tipo de processamento. Dessa forma, muitos nutrientes podem ser perdidos.

Opte sempre por alimentos frescos, sem amassados ou algum tipo de dano aparente. Além disso, quando possível tente consumi-los na sua forma natural.

Outra dica é evitar adição de açúcar às vitaminas. Ou seja, aproveite o açúcar natural da fruta que é saudável e benéfico para a saúde.

Como preparar vitaminas em casa

Para aproveitar ao máximo o benefício proporcionado por esses alimentos separamos algumas receitas. Em outras palavras, como preparar vitaminas de maneira fácil, rápida e barata.

Vitamina de cenoura, maçã e espinafre

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 3 folhas de espinafre (de preferência frescas);
  • 1 copo de água.

Preparo:

Lave bem todos os itens, retire as sementes e bata tudo no liquidificador. Em seguida adicione o copo de água e misture bem. Por fim, beba e se delicie com essa vitamina prática e rápida de fazer.

Vitamina de mamão

Ingredientes:

  • 1 mamão com aproximadamente 50g;
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural;
  • ½ copo de leite desnatado.

Preparo:

Lave o mamão, retire a casca e semente e por último corte em pequenos pedaços. Adicione os pedaços de mamão, iogurte e leite desnatado no liquidificador. Bata tudo e está pronta sua vitamina deliciosa e nutritiva.

Vitamina ou suco de laranja com cenoura

Ingredientes:

  • 4 laranjas com tamanho médio
  • 2 cenouras pequenas

Preparo:

Lave e descasque as laranjas e cenouras. Em seguida, retire o suco das laranjas, corte a cenoura em pedaços e bata no liquidificador. Por último e mais importante, deguste e aproveite esse suco maravilhoso.

Não se apegue ao convencional no preparo de vitaminas

Tenha como foco a saúde ocular, ou seja, seu objetivo é cuidar dos seus olhos. Nesse sentido, misture, use e abuse dos alimentos. Afinal, cozinhar é uma arte e podemos misturar e diversificar o quanto quisermos.

Diversas são as frutas, legumes e verduras com vitaminas que melhoram a visão. Logo, invente você mesmo a sua receita. Por exemplo, podemos misturar morangos com mamão, maçã ou cenoura.

Outro alimento nutritivo é o ovo. Além disso, é barato, fácil, rápido de fazer e inúmeras são as formas de prepará-lo. Por exemplo, pode ser cozido, frito, feito omelete.

Comece o dia cuidando da sua visão e ingerindo alimentos saudáveis e nutritivos. Ou seja, comece o dia com o “pé direito”.

E se eu já tiver alterações na visão

Pessoas que já tem alguma alteração na visão devem ter cuidados redobrados. Além disso, ir regularmente ao oftalmologista. Logo, se o mesmo recomendar o uso de óculos e lentes providencie a confecção de imediato.

Esses alimentos podem ser um adicional a sua saúde, bem como sua visão. Ou seja, essas vitaminas são muito importantes para a saúde da sua visão.

Lembre-se sempre de:

  • Seguir as recomendações médicas;
  • Ir ao oftalmologista regularmente;
  • Quando necessário providenciar o quanto antes a confecção dos óculos e/ou lentes;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Proteja sua visão do sol.

O conjunto de dicas acima irá te proporcionar uma vida mais feliz e saudável. Além disso, sua saúde ocular irá se beneficiar de maneira significativa com esses cuidados.

Vitaminas são as meninas dos olhos

Tenha as vitaminas como sua aliada na saúde ocular. Logo, busque sempre que possível ingeri-las de maneira regular ou com o acompanhamento nutricional.

Opte por escolhas saudáveis, nutritivas e naturais. Ainda mais, que alimentos saudáveis geram benefícios imensuráveis a curto e longo prazo.

Saiba que os tipos de alimentos e preparos são inúmeros. Ou seja, busque opções que caibam no seu bolso e que possam melhorar a sua visão.

O principal foco das vitaminas é deixar a máquina do corpo humano sempre funcionando. Em outras palavras, escolha o melhor combustível para que suas peças funcionem bem sempre.


Comentários