pupilas dilatam

Pupilas dilatam: veja as razões pelas quais isso acontece

É provável que você saiba que em alguns momentos as pupilas dilatam. Esse fenômeno acontece graças a várias razões diferentes. Dessa forma, é difícil dizer quando são seguros e quando representam uma ameaça à saúde.

Portanto, é preciso conhecer quais são as causas dessa pupila dilatada, para prevenir caso seja algo sério.

O que é uma pupila dilatada

É chamada pupila dilatada, aquela que está maior que o tamanho normal. Logo, é pouco provável que você ou alguém próximo não perceba se isso acontecer. Já que, a mudança é bastante visível e chama atenção.

Contudo, a pupila não é igual para todos, pois pode variar de tamanho dependendo da idade e da luz ambiente. 

Dessa maneira, em locais com pouca luz, ela estará maior para tentar captar melhor o ambiente. Além disso, quanto mais velhos, menor é a dimensão da pupila. Por isso, se ela está dilatada ou não, é uma análise feita em cada olho.

Entenda o porque as pupilas dilatam

Em geral, as pupilas dilatam por diversos motivos, muitos são simples e não causam problemas, mas outros são mais graves e podem prejudicar a visão. Por isso, veja a lista abaixo com as principais causas de dilatação da pupila.

  • Atração física: embora não seja assim com todo mundo, é bastante associada a pupilas dilatadas;
  • Colírios de exames oftalmológicos: usados em exames de vista, que dificulta a visão. Por isso, quando for fazer um exame, sempre leve alguém com você;
  • Uso de drogas: algumas drogas também causam esses efeitos nos olhos;
  • Falta de oxigênio no cérebro: conflitos respiratórios ou envenenamento;
  • Dor, tensão, estresse ou medo: fatores físicos ou emocionais;
  • Danos cerebrais causados por acidentes ou tumores.

Algumas dessas causas, como danos cerebrais, falta de oxigênio e uso de drogas, são perigosas para a saúde. Por isso, preste atenção ao sintoma e procure um médico caso esse sintoma persista por muito tempo.

Estar apaixonado faz as pupilas dilatarem

Você já deve ter ouvido falar que quando as pessoas estão apaixonados as pupilas dilatam. Isso ocorre graças às mudanças hormonais que alguém que sente atração por outra pessoa passa.

Já que, o sistema hormonal está mais ativado, as pupilas aumentam para captar melhor a imagem no ambiente. Dessa forma, o apaixonado está sempre curioso e desperto quando está próximo à pessoa amada.

O que fazer quando isso acontecer

Caso a sua pupila esteja assim, você precisa entender quando é importante agir. Visto que, isso será essencial para evitar mais complicações no futuro.

Quando as pupilas dilatam, é preciso que primeiro você encontre a causa. Já que, sem ela é difícil tratar e até mesmo avaliar a urgência. Todavia, nem sempre é possível descobrir o fator sozinho.

Dessa forma, se sua pupila demorar horas ou dias para voltar ao normal, busque um médico com urgência.

Lembre-se de procurar ajuda

Nem sempre é possível descobrir e tratar as causas sozinho. Por isso, não exite em buscar ajuda caso algo saia do controle. Já que, a saúde é um dos bens mais preciosos que temos e a saúde ocular precisa sempre de cuidados extras.

Lembre-se sempre de colocar a si mesmo em primeiro plano e de nunca hesitar em procurar um médico.


Comentários