trocar meus óculos de grau

Quando preciso trocar meus óculos de grau?

Muitas pessoas se perguntam quando devem trocar meus óculos de grau. Afinal, é uma informação importante para manter a saúde dos olhos.

Existem alguns sinais que mostram quando os óculos precisam ser trocados. Sendo assim, descubra quais são e com que frequência deve trocar de peça.

Problemas por trocar meus óculos de grau

Alguns problemas podem ocorrer caso você não troque os óculos. Por isso, é importante continuar com as consultas ao oftalmologista. Então, alguns problemas que podem acontecer são:

  • Dores de cabeça;
  • Aumento do grau;
  • Imagens duplicadas;
  • Tontura.

Tudo isso acontece pois se não trocar a peça o grau continua o mesmo. Por isso, usar um grau de óculos abaixo do necessário causa esses problemas. Afinal, você está forçando os olhos para enxergar.

Caso sinta algum desses sintomas, procure um médico. Talvez precise trocar meus óculos de grau. Entretanto, também pode acontecer de essa não ser a causa do problema.

Sinais de que preciso trocar meus óculos de grau

Não existe uma regra de quando é preciso trocar de óculos. Além disso, pode depender de qual o problema de visão ou da sua idade.

O indicado é visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Assim, você vai saber se a lente atual é suficiente para o seu olho. Entretanto, existem alguns sinais que podem mostrar ser melhor visitar o médico antes do tempo.

Por isso é importante ficar atento a eles.  Então, procure um profissional caso apresente alguns dos sinais para trocar meus óculos de grau.

Tira e coloca os óculos

Os óculos são importantes, não há dúvidas. Por isso, é preciso ficar com eles o dia todo. Entretanto, talvez eles comecem a te incomodar e você prefere ficar sem.

Outra coisa que pode acontecer é sentir uma dor de cabeça. Então, ao tirar a peça você se sente bem melhor.

Talvez esses sejam sinais para mudar de óculos. Afinal, o seu grau pode ter mudado ou você não se sente confortável. Sendo assim, busque um médico para fazer a avaliação.

Os óculos não se ajustam ao rosto

É preciso usar os óculos o dia inteiro, sendo assim, eles precisam ser confortáveis. Entretanto, conforme o tempo passa você começa a se sentir incomodado.

A armação aperta atrás da orelha e você não consegue ficar muito tempo com eles. Pode acontecer o contrário também, ou seja, eles ficam largos. Desse jeito, ficam caindo do nariz.

Isso mostra que você deve trocar meus óculos de grau. Então, escolha um muito mais confortável que consiga deixar no rosto por horas.

Olhar por cima das lentes

A armação ideal é aquela que a parte superior fica na mesma linha das sobrancelhas. Desse jeito, ela cobre a região dos olhos inteira.

Pode acontecer da sua peça ser pequena demais ou larga demais. Assim, você usa e acaba vendo mais por cima das lentes.

Isso é um claro sinal de que precisa trocar de óculos. Afinal, o objetivo é corrigir sua visão. Sendo assim, precisa ter os olhos protegidos totalmente.

Não é indicado usar óculos desse jeito pois pode prejudicar sua visão. Além disso, pode fazer com que seja necessário aumentar o grau. Portanto, é hora de trocar meus óculos de grau.

Tira os óculos nos momentos de lazer

Muitas pessoas têm um grau baixo e não precisam usar os óculos o dia todo. Entretanto, outras têm graus tão altos que não conseguem ver televisão sem a peça.

Os óculos dão mais praticidade no dia a dia. Então, é incluído até mesmo os momentos de descanso. Portanto, se não aguenta ficar de óculos nessas horas talvez seja melhor procurar um oftalmologista.

Trocar meus óculos de grau: lentes gastas e sujas

Você se esforça para não deixar as lentes sujas. Afinal, se elas estão sujas não há como enxergar. Sendo assim, você limpa do jeito certo e usa produtos para esse fim.

As lentes começam a ficar sujas demais mesmo com todos esses cuidados? Portanto, está na hora de pensar em trocar meus óculos de grau.

Os anos passam e as lentes começam a perder brilho e a transparência. Além disso, quanto mais você usa mais fácil eles podem cair e riscar. Sendo assim, é melhor trocar de óculos.

Trocar meus óculos de grau: lente danificada

Riscos e arranhões nos óculos podem colocar em risco a sua saúde ocular. Sendo assim, dependendo do estado da lente talvez seja melhor trocar.

Esses problemas podem estar fora do seu controle. Afinal, às vezes aparecem riscos sem você saber como. Entretanto, alguns cuidados podem ser tomados.

Utilize produtos específicos para a limpeza. Por exemplo, não limpe as lentes usando suas roupas. Ao invés disso, use tecidos que são feitos para esse fim.

Para limpar de outro jeito use água, sabão neutro e um pano apropriado para secar. Nada mais. Desse jeito, você vai trocar meus óculos de grau com menos frequência.

Trocar meus óculos de grau: passou da validade

Os óculos tem validade, tanto lentes como armação. Afinal, a maioria das coisas foram feitas para durar por tempo determinado. Então, depois que esse tempo passa o objeto fica mais frágil.

Óculos e lentes de boa qualidade tem entre dois e três anos de validade. Depois, a peça começa a arranhar e pode quebrar com facilidade. Por isso, fique atento nesse tempo e pense em trocar de óculos caso for preciso.


Comentários