check-up dos olhos

Check-up dos olhos: descubra o que é e saiba quando fazer

O check-up dos olhos é um exame clínico de muita precisão, que permite uma análise da sua visão. Por isso, descubra a sua importância, quando fazer e saiba o que pode ser descoberto por ele. 

Qual é a importância do check-up dos olhos

O check-up dos olhos é definido como um procedimento que busca avaliar o estado do órgão. Ele acontece por meio de exames, tais como:

  • Fundo de olho;
  • Aferir a pressão ocular.

Junto com isso, é possível obter resultados que ajudam a definir as condições de visão de um sujeito. Bem como, descobrir possíveis problemas que precisam de tratamento. Assim, é um hábito importante de se manter, a fim de cuidar da saúde dos olhos.

Por outro lado, sabe-se que a saúde ocular pode ser detectada e cuidada antes mesmo do nascimento de uma pessoa. Por meio dos exames de pré-natal, é possível verificar sinais de cegueira. 

Dessa forma, durante a vida, é preciso frequentar um especialista em olhos, para verificar se tudo corre bem nesta região. Assim, no decorrer do período adulto, é necessário visitar um médico uma vez ao ano, a fim de cuidar da sua parte visual.

Saiba o que é analisado em um check-up dos olhos

Durante o check-up dos olhos o oftalmologista pode notar alguns fatores importantes para o cuidado ocular. Então, fique por dentro de algumas formas de análise.

Investigar problemas de visão

O profissional de saúde visual busca fazer do exame, um processo investigativo, com a finalidade de saber se existem desafios na vida daquele paciente. Por isso, uma maneira de analisar durante o check-up ocular, é procurar por problemas visuais. 

Descobrir doenças em estágio inicial

Por meio do procedimento, é possível detectar a presença de uma doença ou debilidade no órgão, em um estágio inicial. Desse modo, é uma análise que proporciona o benefício de começar a se tratar mais cedo contra o desafio diagnosticado.

Mudanças de grau

Caso você possua miopia ou alguma outra condição que exija o uso de lentes de contato ou óculos, o check-up dos olhos tem o papel de analisar o seu grau ocular. Afinal de contas, o objetivo do exame é realizar um relatório completo da sua saúde visual.

Quando devo fazer um check-up dos olhos

É comum que a maior parte da população, como um todo, não frequente um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Além disso, também é usual que alguém só vá a um médico dos olhos quando sente a visão embaçar ou tem dores na região.

Por esse motivo, é preciso incluir um check-up ocular na sua vida. Ou seja, crie um plano de rotina médica e cuidados pessoais. Dentro deste projeto, faça a marcação de um exame visual assim que possível.

Acima de tudo, essa recomendação é essencial para as pessoas que possuem mais de 25 anos. Afinal, o comprometimento visual costuma acontecer com o decorrer da idade. 

O que um check-up dos olhos pode detectar

Quando se fala em check-up dos olhos, é preciso afirmar que se trata de uma análise clínica da região visual. Ou seja, um exame preciso, capaz de detectar diversos aspectos da sua saúde ocular. 

Por isso, é importante ressaltar casos que foram descobertos por meio desse procedimento, então, confira a lista abaixo:

  • Diagnosticar erros de refração;
  • Saber o motivo de danos na visão;
  • Em adultos e idosos é comum descobrir degeneração natural;
  • Melanoma ocular;
  • Glaucoma.

Portanto, não deixe de realizar o exame visual se você possui entre 30 e 60 anos de idade. Afinal, é essencial preservar o sentido da visão, que acompanha as pessoas de formas diferentes.

Por que fazer um check-up dos olhos

Existem algumas razões para que você faça o procedimento, uma vez por ano, a fim de evitar e tratar desafios oculares. Então, logo abaixo, confira alguns motivos que vão te incentivar a fazer um check-up dos olhos.

Corrigir erros refrativos

Caso você seja o tipo de pessoa que sente muita coceira na região visual, pisca muitas vezes ou possui a mania de franzir a testa, pode ser que precise do exame para saber sobre esses vícios de refração. 

Assim, um motivo para fazer o check-up é descobrir:

  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Miopia.

Essas complicações geram dificuldade em enxergar ou obter foco na visão. Por isso, fazer o exame pode ajudar na prescrição de lentes de contato ou óculos. A fim de corrigir os erros refrativos. 

Resolver a fadiga ocular

Um check-up dos olhos é ótimo para aqueles que sentem fadiga nos olhos e têm cansaço visual. De forma geral, isso acontece com trabalhadores de escritórios ou ambientes muito iluminados com luzes artificiais e até mesmo o uso de telas por muito tempo. 

Esses cenários provocam dores de cabeça e dificuldade em manter a visão. Por isso, é preciso realizar o exame, a fim de saber quais tratamentos devem ser feitos para conter os sintomas. 

Doenças associadas à falta de check-up ocular

Nos casos em que as pessoas deixam a saúde visual a desejar e avançam com suas idades, danos naturais podem ocorrer. Ou seja, se você frequenta um oftalmologista e realiza um check-up dos olhos, ao menos uma vez ao ano, menos sintomas possui.

Conheça a seguir as doenças relacionadas à falta de um exame ocular de qualidade, que garanta uma análise profunda e clínica da sua visão. Ainda mais, o processo deve ser feito para evitar e iniciar tratamentos para condições como:

Por isso, é necessário estabelecer uma agenda saudável conforme avança nos anos de vida. Mas saiba que, a saúde ocular pode ser consultada até antes mesmo do nascimento de um bebê. Isso acontece por meio de exames no pré-natal. 

Portanto, está clara a importância de se conhecer doenças por meio dos exames clínicos de visão. Depois, fica a critério do oftalmologista prescrever recursos de tratamentos, nos casos de descoberta de complicações na região visual. Assim, podem ser indicados:

  • Uso de lentes de contato;
  • Óculos;
  • Soluções fisiológicas para a lavagem dos olhos;
  • Produtos para limpar os acessórios;
  • Colírios;
  • Outras terapias de cuidado com a saúde ocular.

Cuidados com a saúde dos olhos

Existem algumas dicas fundamentais para aplicar no dia a dia, a fim de evitar o comprometimento dos olhos e precisar recorrer a tratamentos mais sérios. Então, veja algumas coisas que você pode fazer no cotidiano:

  • Evitar esfregar a região visual;
  • Não coçar os olhos, mas lavá-los com água potável;
  • Utilizar soro fisiológico em casos de vermelhidão;
  • Negar o uso de óculos que pertencem a outra pessoa;
  • Nunca dormir de maquiagem;

Por fim, a indicação mais importante é fazer intervalos de pelo menos 15 minutos, quando as suas atividades forem relacionadas à telas de computador, celular ou outra tecnologia. 

Visite regularmente um oftalmologista, aplique as dicas e faça seu check-up. Assim, garante a qualidade de sua visão e a saúde ocular em dia, evitando todos os problemas.


Comentários