óculos de ciclismo

Óculos de ciclismo: descubra porque são tão importantes

Os óculos de ciclismo são famosos por seus designs e por suas cores extravagantes. Porém, sua principal função não é estética, mas sim de auxiliar o ciclista, evitando acidentes e até mesmo doenças que afetam os olhos. A seguir, descubra mais sobre eles.

Ciclismo e os óculos

Muitas vezes deixados de lado pela maioria das pessoas, os óculos são o que se pode chamar de calcanhar de Aquiles do ciclista. Afinal, se sua visão for danificada, ele não vai a lugar algum, pelo menos não com segurança.

Na prática de qualquer esporte que envolva velocidade, garantir a segurança dos olhos faz com que o percurso seja feito de maneira tranquila. Assim, ajudando a evitar os vários problemas que podem surgir pelo caminho.

Reconhecer sua importância faz com que você se torne mais responsável com sua própria segurança e entenda que preservar os olhos é uma ação inteligente. Mas, antes de aprofundar mais nisso, primeiro é interessante saber as modalidades esportivas do ciclismo.

Ciclismo de estrada

No Brasil, costuma ser realizada ao longo das rodovias e são trajetos extensos que exigem muita resistência. Contudo, como prêmio, o atleta pode desfrutar de belas paisagens.

Ciclismo de pista

Muito acompanhado nas Olimpíadas, ocorrem em pistas fechadas com os ciclistas alinhados. Uma das competições mais famosas é, sem dúvida, o Tour de France.

Mountain bike

O ciclismo de estrada proporciona um contato sem igual do atleta com a natureza e o Mountain Bike leva isso ao extremo. Suas competições são feitas em ambientes como estradas de terra, trilhas e montanhas. Portanto, a palavra que o define é adrenalina.

De fato, o mundo do ciclismo é muito vasto e diferente. Contudo, algo que une todas essas modalidades e variações são os óculos de ciclismo. Entenda por que usá-los.

A função dos óculos de ciclismo

Seja no ciclismo casual, seja no profissional, todos estão sujeitos a problemas causados pela falta de proteção adequada. Os óculos são itens de segurança, acessórios essenciais para a realização de percursos seguros e que evitam diversos danos e incômodos.

Vento

Pedalar em altas velocidades traz uma consequência óbvia, que é o excesso de vento. Mas, mesmo que refresque, pode prejudicar. Já que pode fazer com que os olhos fiquem ressecados e lacrimejando, causando um grande incômodo.

Proteção contra raios ultravioleta

Lentes especializadas fazem com que a carga de raios UV que, em situações normais, sem o uso dos óculos, atingiria a retina, seja reduzida. Assim, evitando danos à visão, que podem levar à redução do campo visual, ou até mesmo à cegueira.

Proteção contra corpos estranhos

Em ambientes menos usuais, sujeira, lama, insetos e pequenas lascas de madeira e de pedra são muito frequentes. Todos têm um alvo em comum, os olhos do ciclista. Sabendo disso, conhecer os benefícios trazidos pelo uso dos óculos de ciclismo.

Benefícios dos óculos de ciclismo

Certamente, esse equipamento é usado com um único objetivo: o de fazer com que a pessoa se beneficie. Afinal, seria bem difícil alguém usá-lo caso não houvesse nenhuma qualidade extra. Apesar de que alguns designs de óculos dizerem o contrário.

Veja, a seguir, as principais vantagens que o uso dessa peça proporciona para os indivíduos que utilizam a bicicleta.

  • Protege contra Raios UV;
  • Evita corpos estranhos;
  • Previne o ressecamento do olho pelo vento;
  • Previne Lacrimejamento;
  • Gera maior conforto e segurança;
  • Auxilia na visualização de obstáculos.

Agora, você precisa conhecer os tipos de óculos de ciclismo e o efeito que cada um traz para a sua visão.

Tipos de óculos de ciclismo

A indústria de óculos vem se inovando cada vez mais. Assim, a cada ano surgem muitos modelos com novas qualidades, formatos e cores. Visto isso, os óculos de ciclismo também apresentam algumas variedades e alguns pontos que merecem a sua atenção.

Ajuste ao rosto

Escolher uma armação que se ajuste ao seu rosto é essencial para evitar complicações. Para isso, basta chegar se a armação é maleável ou se possui algum tipo de apoio na área do nariz. Caso ela se encaixe, isto é, não tende a cair com o movimento.

Sistema de ventilação

Em alguns modelos, para evitar que as lentes embacem com a transpiração, pode-se notar a presença de alguns “furinhos” na armação. Isso serve para que o ar passe e circule de maneira ideal, assim, limpando as lentes.

Lentes de óculos de ciclismo

Toda lente possui sua própria característica, variando de momento para momento, de situação para situação. Portanto, cabe ao ciclista escolher qual lente mais se adequa a sua realidade e se encaixa em seus usos.

Amareladas

Deve-se usá-las em situações de tempo nublado e em momentos de transição de claridade: da noite para o dia, ou do dia para a noite. Com elas, os objetos ganham mais definição, assim, é possível enxergá-los com mais facilidade.

Escuras

Servem como óculos de sol, ou seja, são usados durante o dia, para evitar que a visão seja ofuscada pelo excesso de brilho.

Transparentes

Perfeitas para uso noturno, as lentes transparentes focam em evitar que corpos estranhos tenham contato com os olhos do ciclista.

Fotocromáticas

As lentes fotocromáticas se adaptam de acordo com o ambiente, isto é, durante a noite ficam transparentes e durante o dia escurecem. É uma opção bem mais vantajosa para os ciclistas, porque não precisam comprar dois óculos de ciclismo.

Principais dúvidas sobre os óculos de ciclismo

É normal que a maioria dos ciclistas de primeira viagem tenham dúvidas quanto ao uso desse equipamento. Por isso, veja, a seguir, duas dúvidas que podem ocorrer.

Uso bicicleta apenas no dia a dia, preciso usar óculos?

Não é necessário, porque ao se deslocar no meio urbano, não há necessidade de usar óculos específicos. Afinal, o ambiente da cidade é menos acidentado. Mas, pode-se fazer uso dos óculos de sol para proteção contra os raios UV, pedalando ou não.

E quem usa óculos de grau?

Usar óculos de grau como substituto para os especializados não é uma escolha muito sábia, porque não foram feitos com esse intuito e podem provocar acidentes. Entretanto, há, sim, óculos personalizados que acoplam os óculos de grau aos de ciclismo.

Logo, fica bem claro que esse acessório é peça-chave dentro do equipamento de segurança do ciclista, e usá-lo pode evitar muitos problemas.


Comentários