Como os exercícios físicos ajudam a saúde ocular? Descubra aqui

Hoje se sabe que os exercícios físicos ajudam a saúde ocular. No entanto, a maioria das pessoas ainda não entende de que forma isso acontece. Então, acompanhe esse post e confira uma discussão completa sobre o assunto, com exemplos do dia a dia.

Aprenda a combater a DMRI

Uns dos grandes fatores de risco quando se fala da Degeneração Macular Relacionada à Idade são obesidade e hipertensão. Inclusive, essa condição é uma das principais causas de cegueira entre pessoas com mais de 50 anos de idade.

Daí a importância de começar a ter uma rotina mais saudável, com a prática de atividades físicas. Além disso, não ache que isso se aplica apenas a exercícios complexos, pelo contrário. Uma simples caminhada já ajuda muito nessa jornada a favor da sua visão.

Exercícios físicos ajudam a saúde ocular contra o glaucoma

Aqui as atividades aeróbicas são as mais indicadas. Afinal, elas regulam a sua pressão e aumentam o processo de vascularização nos olhos. Então, veja alguns exercícios que vão te ajudar na luta contra o glaucoma

  • Correr;
  • Nadar;
  • Pedalar. 

Atividade física ajuda na luta contra o ceratocone

Natação é uma ótima alternativa para combater essa condição. Isso porque a alta umidade do ar consegue evitar mais processos alérgicos. No entanto, esse esporte precisa ser praticado com o uso de óculos para também proteger os olhos.

Exercícios físicos ajudam a saúde ocular contra a miopia

Uma das grandes aliadas na luta contra essa doença é a corrida. Essa atividade aeróbica força os seus olhos a enxergarem o que está no horizonte. Além disso, vale lembrar que a falta de exercício faz com que o indivíduo use com mais frequência sua visão de perto.

Daí o risco maior de desenvolver um quadro de miopia. Ainda, cerca de 40 minutos andando ao ar livre é o bastante para prevenir essa condição, pelo menos quando se fala das crianças. Em resumo, exercícios físicos ajudam a saúde ocular.

A prática de esportes também requer cuidados

Muitas pessoas não sabem, mas os esportes são grandes causadores de lesões oculares. Dessa forma, a prática é sim importante, ao mesmo tempo em que não podem faltar certos cuidados.

Medidas simples, mas que fazem toda diferença

Primeiro de tudo, evite tocar nos olhos com suas mãos sujas. Afinal, bactérias e outras partículas podem causar sérias infecções. O mesmo vale para o suor, sempre limpe-o antes de chegar muito próximo a região ocular.

Também é interessante usar óculos de sol para atividades feitas na luz do dia. Além disso, algumas atividades não combinam com esse instrumento. Nesses casos, a melhor opção é o uso de lentes de contato.

Fora isso, os exercícios físicos ajudam a saúde ocular. Portanto, vale muito a pena escolher algo que lhe faça bem e o deixe satisfeito durante o dia. Ainda, não esqueça que é importante sempre consultar um médico para consultas periódicas.

Exercícios físicos ajudam a saúde ocular 

Por fim, você já sabe tudo o que precisa para cuidar da saúde dos seus olhos. Então, comece a colocar esse hábito na sua rotina e veja as diferenças que ele irá proporcionar a longo prazo.


Comentários