saúde ocular dos prematuros

Veja como cuidar da saúde ocular dos prematuros

A saúde ocular dos prematuros é algo muito importante que deve ter atenção. Afinal, a região é uma das mais sensíveis, ainda mais para aqueles que nasceram antes do previsto. Por isso, saiba como cuidar corretamente dos olhos desses bebês.

Saúde ocular dos prematuros

Um bebê prematuro nasce antes das 37 semanas de gestação. Além disso, existem ainda os prematuros extremos. Ou seja, que chegam antes das 28 semanas e tem uma saúde ainda mais frágil.

Isso significa que os órgãos do bebê não estão completamente formados. Assim, podendo acabar em certos problemas graves. Então, eles precisam de toda atenção médica possível para manter a força.

A saúde ocular dos prematuros também é super importante. No fim, os vasos sanguíneos só são formados totalmente nas últimas semanas da gestação. Por isso, é preciso tomar cuidado para que não apareça nenhuma doença no bebê.

Cuidados com a saúde ocular dos prematuros

Existem alguns cuidados que você pode ter no dia a dia com o bebê. Desse jeito, as chances de haver um problema diminuem bastante. Veja o que pode ser feito para manter a saúde ocular deles.

Tenha contato com o médico

Mesmo um recém nascido, prematuro ou não, pode ir em um oftalmo. Afinal, não é um médico apenas para os adultos. Ainda mais quando o bebê nasce antes da hora, é essencial manter um contato com o médico.

Existem oftalmologistas especialistas em saúde ocular dos bebês. Assim, são os mais indicados para cuidar dos prematuros. Além disso, ele provavelmente vai fazer parte da equipe médica que atende o recém nascido no hospital.

Aproveite esse momento para pedir recomendações e tirar dúvidas, o médico vai te ajudar. Ele pode indicar tudo o que você deve fazer para manter a saúde ocular dos prematuros.

Fique atento com a saúde ocular dos prematuros

É possível que o bebê prematuro quase não abra os olhos. Por isso, é difícil checar se estão normais ou apresentam algum tipo de problema. Mas, é preciso ficar atento mesmo assim.

Apesar de nos primeiros dias ele manter os olhos fechados a maior parte do tempo, logo poderá abrir e olhar em volta. Então, aproveite esses momentos para checar se está tudo bem.

Qualquer alteração você pode chamar os enfermeiros ou médicos do local. Mesmo que venha a descobrir que não é algo grave, é importante ter certeza. Afinal, qualquer minuto pode fazer diferença na saúde ocular do bebê.

Tire todas as suas dúvidas

Dar a luz a um bebê prematuro traz enormes medos e inseguranças. No fim, toda mãe se imagina com o filho saudável no colo, em casa poucos dias após o parto. Isso não é possível quando ele nasce antes da hora, pois é preciso ficar no hospital por dias.

Com essa mudança na rotina, os medos aparecem. Mas, essa insegurança pode sumir após uma conversa com os enfermeiros ou médicos. Lembre-se: eles já passaram por isso muitas vezes e sabem como a mãe pode se sentir nesses momentos.

Tire todas as dúvidas que você tenha com eles, seja da saúde ocular dos prematuros ou outro assunto. Então, os profissionais vão poder te auxiliar e ajudar a melhorar o seu estado. Assim, o medo de algo pior acontecer fica menor.

O teste do olhinho

Um dos exames feitos no hospital é o teste do olhinho. Com ele é possível descobrir diversas doenças oculares de forma precoce. Por exemplo:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Estrabismo;
  • Retinoblastoma.

O médico usa uma lanterna que emite um reflexo nos olhos do bebê. Então, os olhos podem ficar de cores diferentes ou mostrar alteração na estrutura. Mas, não necessariamente os dois olhos terão problemas.

Pode acontecer de um olho estar normal e outro ficar com uma cor diferente. Afinal, doenças oculares não atingem sempre os dois olhos. Além disso, deve haver mais testes para o diagnóstico, pois esse exame só levanta suspeitas.

Esse exame pode voltar a ser feito de acordo com a indicação dos pediatras. Ainda mais, é comum que aconteça de forma regular até o bebê completar dois anos de vida.

Saúde ocular dos prematuros: retinopatia da prematuridade

A retinopatia da prematuridade é a doença ocular que mais precisa de atenção em prematuros. Ela é uma das principais que acometem bebês que nasceram antes das 32 semanas de gestação.

Como os vasos dos olhos ainda não foram formados, a retina ainda não funciona da forma correta. Por isso, os médicos precisam ficar atentos para que não haja nenhuma complicação.

Mesmo fora do útero, a retina pode se formar sem problemas. Mas, o cuidado é para que ela não se desenvolva do jeito incorreto. No fim, caso isso aconteça, o bebê pode até mesmo chegar a cegueira.

Tratamento

Caso a doença ocular seja diagnosticada, não se preocupe, há tratamento. Além disso, algumas vezes não é necessário intervenção, apenas visitas regulares ao oftalmo. Porém, se houver risco de cegueira, há três formas de tratar:

  • Uso de faixa cirúrgica no olho;
  • Cirurgia a laser;
  • Vitrectomia.

Após a cirurgia é preciso ficar internado por pelo menos um dia. Depois, os pais devem aplicar o remédio indicado pelo médico para não piorar o problema. Por fim, é preciso manter as visitas ao oftalmo para avaliar os olhos do bebê até que receba alta.

Faça a higiene da forma correta

É possível que os pais não tenham um grande contato com o bebê prematuro no começo. Mas, logo que a rotina de higiene começar, é preciso ter cuidado com a saúde ocular.

Para fazer a higiene dos olhos, o mais recomendado é a hora do banho. Assim, use algodão e água morna para limpar. Além disso, as gazes também são boas para usar em secreções.

Não limpe com um cotonete para não machucar o bebê. Inclusive, você também não deve usar colírios, apenas se o oftalmo indicar.

Faça a limpeza do canto interno do olho de cima para baixo. Lembre-se de fazer com calma e sem pressionar os olhos do bebê para não machucar. Então, limpe com delicadeza e não esfregue.

Tenha o maior cuidado possível

A saúde ocular dos prematuros é muito frágil. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de lidar com os olhos dos bebês. Caso contrário, um problema maior pode acontecer.

Essa fase é difícil e desafiadora, mas acredite: o bebê vai ficar bem. Logo esse momento de incerteza passa e vocês poderão levar a criança para casa.


Comentários