visão nos primeiros anos de vida

Proteja o seu filho: entenda a visão nos primeiros anos de vida

Os cuidados com a visão nos primeiros anos de vida são muito importantes para os olhos. Visto que, nessa fase a criança ainda está amadurecendo o sistema visual e qualquer problema se não identificado poderá gerar graves complicações.

Logo, entender sobre a saúde ocular das crianças e sobre como elas veem o mundo é essencial para cuidar da visão do seu filho. Por isso, veja como funciona o sistema visual nos primeiros anos de vida e como cuidar dele.

Como funciona a visão nos primeiros anos de vida

Quando um bebê nasce, ele não consegue enxergar perfeitamente, pois a visão só se completa depois dos cinco primeiros anos de vida. Por isso, essa fase é muito importante para os olhos, já que se algo der errado pode prejudicar a saúde ocular da criança.

A visão nos primeiros anos de vida é muito frágil e limitada, então fique atento a qualquer comportamento estranho no seu filho. Afinal, um diagnóstico antecipado previne muitos transtornos na saúde da criança.

A importância dos cuidados com a visão nos primeiros anos de vida

É nos primeiros anos de vida que aprendemos a falar, andar e começamos a conhecer o mundo. Também é nessa fase que as condições clínicas mais perigosas aos olhos podem aparecer, como a catarata congênita.

Caso essas condições não sejam diagnosticadas a tempo, a criança poderá desenvolver ambliopia, a causa mais comum de cegueira ou perda da visão para os pequenos. Por isso, lembre-se de que buscar um médico caso apareça algo problema é essencial.

Computador e celular: um risco a visão das crianças

Hoje em dia é comum o uso de celulares e computadores pelos pequenos. Entretanto, como a visão nos primeiros anos de vida ainda não está completa, é fundamental que os pais fiquem atentos aos possíveis problemas que esses aparelhos podem causar.

Os principais problemas causados por celulares e computadores, são:

  • Miopia: ao passar muito tempo concentrado olhando para uma tela o nosso olho se contrai, isso com o tempo, gera uma dificuldade para enxergar a longas distâncias;
  • Insonia: a luz do aparelho faz com que o cérebro não entenda que está tarde, por isso a pessoa demora mais para entrar em repouso;
  • Dor de cabeça: focar por muito tempo em algo, deixa a musculatura dos olhos cansada, o que gera dor ou desconforto;
  • Olho seco: quando a criança passa horas no celular, a tendência é de que ela pisque menos, levando a evaporação das lágrimas.

Sabendo disso, regule mais o tempo que a criança passa no celular ou computador, estimule brincadeiras em casa ou ao ar livre. Lembre-se que, a visão do seu filho merece cuidados rigorosos, por isso sempre tenha uma vista séria para o excesso.

Como cuidar da visão nos primeiros anos de vida

Agora que você já conhece os riscos é importante saber como cuidar da visão nos primeiros anos de vida do seu filho e prevenir futuros transtornos. Para isso, existem alguns cuidados recomendados por especialistas para te ajudar nessa tarefa.

Contudo, vale ressaltar que todos os cuidados da lista são fundamentais e não devem ser negligenciados. Os principais cuidados para se ter em mente na hora de cuidar da visão dos pequenos, são:

  • Consulte um oftalmologista;
  • Busque ensinar hábitos saudáveis para o seu filho;
  • Sempre proteja os olhos da criança dos raios solares;
  • Procure por casos de problemas oculares na família;
  • Não deixe a criança passar muito tempo no celular;
  • Nunca compre colírios sem prescrição médica;
  • Repare se a criança tem o hábito de coçar os olhos;
  • Evite dar alimentos cheios de açúcar ao seu filho;
  • Estimule a criança a praticar exercícios e sair da inércia;
  • Ensine a criança a sempre descansar os olhos após usar o celular.

Monitorar crianças é uma tarefa desafiadora, em especial depois que estão maiores, porém cuidar da visão nos primeiros anos de vida é algo muito importante e precisa ser levado a sério.

Por isso, siga as dicas acima e fique atento a qualquer mudança no comportamento do seu filho, que possam indicar que ele tem algum problema na vista.

Quais os sinais de que algo está errado

Felizmente, qualquer doença apresenta sintomas que podem ser percebidos pelos pais. Portanto, preste atenção na lista abaixo e cheque se a criança apresenta alguns desses indícios de que algo está errado. Esses sinais são:

  • Os olhos não estão alinhados;
  • A criança apresenta manchas brancas na pupila;
  • Apresenta dor nos olhos, coceiras ou desconforto;
  • Ele mexe os olhos de forma rápida de um lado para o outro;
  • Olhos apresentando vermelhidão;
  • Pus nos olhos;
  • Pálpebras caídas;
  • Sensibilidade excessiva a luz.

Se a criança apresentar qualquer um dos sintomas listados é muito importante levá-lo ao médico, pois pode se tratar de algo grave.

Quando usar óculos de grau ou lentes de contato é essencial

Essa determinação de quando é essencial usar óculos de grau é algo que só pode ser feito por um oftalmologista. Em outras palavras, não adianta, você precisa levar a criança no médico.

É indispensável consultar um médico se a criança apresenta os sintomas listados, pois sem isso, a visão nos primeiros anos de vida dele pode até mesmo piorar e ser mais difícil reverter o problema.

Portanto, observe, veja se a criança tem algum dos sintomas e se tiver leve seu filho ao oftalmologista e aguarde o diagnóstico do profissional.

Usar óculos: A visão nos primeiros anos de vida

Crianças são mais desastradas e tem mais dificuldades para cuidar de objetos, então usar óculos pode ser uma tarefa desafiadora. Imagine se colocassem de repente algo no seu rosto que altera a forma como você enxerga e incomoda.

Sem dúvidas isso causa um certo incomodo e é por isso que os pequenos tentam tirar a todo custo os óculos do rosto. Entretanto, sempre é possível resolver esse problema, muitas pessoas amarram um elástico na armação e passam por detrás da cabeça da criança.

Ainda assim, é necessário tomar cuidado para não machucar apertando demais o elástico. O ideal é comprar óculos que já tenha um regulador próprio, assim corre menos riscos de machucar e ele não cairá facilmente.

Todo cuidado é essencial nessa fase da vida

Como você pode ver, a visão nos primeiros anos de vida é algo que precisa ser bem preservado e cuidado. Logo, cuide da saúde do seu filho, leia o texto acima com atenção, procure possíveis sinais de problemas e leve seu filho ao médico.

Uma visão saudável pode fazer muita diferença na vida da criança, por isso cuide da do seu filho, afinal, o futuro pertence as crianças.


Comentários