neuropatia óptica hereditária de Leber

Neuropatia óptica hereditária de Leber: o que é e como ocorre

A neuropatia óptica hereditária de Leber, LHON, é uma doença já conhecida há bastante tempo, mas que é pouco abordada, apesar de acometer diversas pessoas. Descubra, a seguir, o que é ela e as suas causas.

O que é a neuropatia óptica hereditária de Leber?

Descoberta por Theodor Carl Gustav Von Leber, um médico alemão, essa doença ganhou sua primeira definição em 1871. Assim, classificou-se como uma perda indolor e repentina da visão entre jovens do sexo masculino.

Atualmente sabe-se que tanto os homens quanto as mulheres podem ser acometidos, mesmo que seja mais incomum no sexo feminino. Além disso, o fator genético tem relação direta com a doença.

Em 97% dos casos, problemas de visão que afetam um ou ambos os olhos são a principal consequência. Contudo, esse pode ser um processo gradual, ou seja, vai se desenvolvendo com o passar do tempo, até comprometer o paciente por completo.

Causas

Para entender esta etapa, vale lembrar que as mitocôndrias são parte essencial da célula. Isto é, é através delas que os nutrientes presentes nos alimentos transformam-se na energia que será transmitida para todo o corpo.

Visto isso, a LHON acontece devido a mutações genéticas no DNA dessas estruturas. Dessa maneira, a interrupção na produção de energia resulta na morte das células dentro do nervo óptico.

Pelo fato de apenas os óvulos da mãe contribuírem com mitocôndrias durante o processo de desenvolvimento do embrião, só as mulheres podem transmitir LHON aos filhos. Contudo, os homens são os mais vulneráveis a contraí-la.

Sintomas

Mesmo portando essa condição, sintomas como visão turva e má percepção das cores só começam a se desenvolver na transição da adolescência para a idade adulta. Entretanto, em poucas situações, essa neuropatia já foi identificada em crianças e idosos.

À medida que ela se desenvolve, pode comprometer os dois olhos. Assim, a visão central sofre um grande prejuízo, enquanto a periférica se mantém. Mas, é questão de tempo para que haja perda permanente da capacidade ocular.

Além disso, há casos raros em que os pacientes com neuropatia óptica hereditária de Leber também apresentavam sintomas neurológicos. Logo, movimento desordenado, tremor e anormalidade cardíaca também podem aparecer.

Diagnóstico

Para identificar um portador de LHON, antes de tudo, é necessário procurar um médico especialista. O oftalmologista é capacitado para tratar quaisquer problemas que possam prejudicar a saúde dos olhos.

Uma série de exames podem ser feitas para auxiliá-lo a fornecer um parecer correto. Veja, a seguir, algumas das principais ações às quais é possível recorrer no caso.

  • Análise do histórico médico e familiar.
  • Realizar exames;
  • Efetuar um teste genético.

Com base nesses dados o médico já pode realizar um diagnóstico. Bem como, indicar quais devem ser os próximos passos do paciente. Por fim, definir qual o tratamento a ser feito.

Tratamento

Apesar dos avanços que a medicina realizou nos últimos anos, ainda não há tratamento efetivo contra a doença. Contudo, a nível de mudança de estilo de vida, recomenda-se evitar o uso de álcool e nicotina.

Além disso, vale lembrar a importância de sempre consultar um médico. Assim, você pode detectar as doenças no início, o que aumenta as chances de tratamento. Também é uma forma de cuidade de sua saúde ocular.


Comentários