receita oftalmológica tem validade

Descubra aqui se a sua receita oftalmológica tem validade

Grande parte das pessoas não sabem que a receita oftalmológica tem validade. Dessa forma, muitos acabam em busca de um tratamento que não terá mais o mesmo efeito. Portanto, confira aqui como funciona isso e qual a importância de respeitar esse prazo.

A real importância de consultar um oftalmologista

Saúde ocular é uma questão importante para todo mundo, mas muitos não a tratam como prioridade. Hoje, existem uma série de doenças que afetam de forma direta os olhos. No entanto, boa parte pode ser controlada, quando o tratamento correto é aplicado.

Glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade são apenas alguns exemplos dessas condições. Assim, fazer consultas e exames periódicos com um oftalmologista faz toda diferença na hora de manter a saúde da sua visão.

Receita oftalmológica tem validade

Ao contrário do que muitos acreditam, a receita tem sim um prazo de validade e ele precisa ser respeitado. Dessa forma, o período médio de duração dela é em torno de seis meses e um ano.

Depois disso, o diagnóstico tem chances de não se manter o mesmo. Isso no sentido do quadro do paciente ter se agravado ainda mais. Então, é essencial procurar de novo o médico e fazer uma nova consulta e exames recentes.

No caso das pessoas que usam óculos de grau ou lentes de contato, o processo é ainda mais rigoroso. Afinal, esses acessórios só são eficazes quando há um acompanhamento direto de um profissional.

Um exemplo simples que diz tudo

A receita oftalmológica tem validade. Então, imagine uma situação onde você tem miopia e precisa de correção com lentes. Assim, sua primeira visita a uma médico foi há pouco mais de um ano, onde ele passou o produto perfeito para seu caso.

Porém, esse encontro não aconteceu no tempo certo e você continua usando as mesmas lentes. Dessa forma, tenha certeza de que elas não estarão fazendo o mesmo efeito. Portanto, as chances de sua miopia se agravar são muito altas.

Receita oftalmológica tem validade: os perigos de não respeitar o prazo

Logo acima já deu para ter uma boa noção dos riscos que isso traz.  Além disso, algumas doenças apresentam sintomas, o que permite ao paciente entender que precisa de ajuda. No entanto, nem todas as condições se comportam dessa maneira.

O glaucoma é um problema que passa despercebido por muitos. Assim, ele só é descoberto quando está em estágio avançado. Caso o médico passe uma receita com um colírio, ele só deve ser usado até o prazo correto.

Faça a escolha certa

Depois disso, é muito perigoso continuar e acredite, não vale a pena. Portanto, o melhor a fazer é sempre procurar fazer uma nova consulta e solicitar outra prescrição. Então, uma simples atitude dessas garante a manutenção da sua saúde ocular.

Agora, falando dos óculos de grau ou lentes, a receita também não pode exceder o prazo. Caso contrário, é possível começar a perceber o surgimento de alguns sintomas como dores de cabeça e cansaço ocular.

Busque ajuda de um profissional

Já deu para perceber que de fato a receita oftalmológica tem validade e que não respeitar isso só traz desvantagens. Dessa forma, veja isso como um investimento na sua saúde e não deixe de cuidar dela.


Comentários