Lentes de contato para cuidar dos olhos

É possível usar lentes de contato para cuidar dos olhos?

As lentes de contato para cuidar dos olhos se mostraram ótimas alternativas nos últimos dois anos. Isso porque, com o home office, a visão começou a ficar mais comprometida. Afinal, as pessoas passaram a ficar horas em frente às telas do computador.

Muitos que antes usavam óculos procuraram por lentes de contato. Depois, acabaram se adaptando e até mesmo preferindo essas peças. Então, veja por qual motivo elas podem ser tão boas para o dia a dia.

Por que usar lentes de contato para cuidar dos olhos?

Existem diversas marcas que produzem tipos diferentes de lente. Mas, a recomendação de qual usar vai depender da doença ocular que a pessoa tem. Sendo assim, os materiais das lentes podem ser:

  • Gelatinosos;
  • Rígidos.

A mais conhecida por garantir conforto à quem usa é a gelatinosa. Ela pode ser feita de silicone e hidrogel, o que deixa o oxigênio passar de forma mais fácil. Ou seja, garantindo qualidade e conforto.

O ideal para saber qual é a peça que deve usar é perguntar ao oftalmo. Apenas ele pode indicar a certa para você. Além disso, pode também te informar como usá-las da forma correta e como funciona a adaptação.

Benefícios de usar lentes de contato

Essas peças não são apenas para quem cansou ou não gosta de usar óculos. Ainda mais, é possível usar lentes de contato para cuidar dos olhos. Sendo assim, conheça suas vantagens.

Maior conforto no home office

Antes de tudo, é importante ressaltar que nem todas as lentes possuem essa característica. Por isso, não espere que qualquer uma ofereça conforto em frente às telas. É preciso estar atento ao que a marca promete.

Existem lentes que possuem substâncias parecidas com as lágrimas. Desse jeito, evitam o ressecamento ocular e garantem maior conforto. Ou seja, ajudando quando precisar passar longos períodos exposto à luz do computador.

Mesmo fabricantes que não tinham lentes desse tipo passaram a testar novos modelos. Afinal, a pandemia chegou com tudo e elas passaram a ser uma necessidade. O que significa que o mercado para quem quer vender está cheio de oportunidades.

Lentes de contato para cuidar dos olhos: nitidez na visão

O óculos não cobre todo o campo de visão. Não importa o tamanho ou formato, sejam maxi ou redondos. Ao olhar algo pelo canto do olho, por exemplo, a visão fica embaçada, já que a lente não cobre esse espaço.

Isso não acontece com as lentes de contato. Sendo assim, muitos passam a preferir essa peça por dar mais nitidez à visão. Por seguirem o movimento dos olhos, qualquer lugar vai ficar focado.

Fazer atividades físicas fica mais fácil

As lentes de contato para cuidar dos olhos podem ajudar até mesmo no físico. Afinal, quem já fez ou faz treinos de óculos sabe como é. O suor acaba embaçando a peça ou pode dar a sensação de que vão cair dependendo da atividade feita.

Essa sensação pode até afetar o seu desempenho. No fim, você acaba ficando mais cuidadoso e faz um exercício de forma mais simples para que o óculos continue no lugar. Com as lentes isso não é mais necessário.

As peças ficam nos seus olhos o tempo inteiro. Ainda mais, é muito mais fácil caso você precise enxergar o professor ou um vídeo, se fizer treinos em casa. Elas não incomodam nem um pouco e é possível fazer os movimentos com calma e tranquilidade.

Proteção contra raios UVA e UVB

Outro tratamento que pode haver nas lentes de contato é a proteção contra raios UV. Mas, também é necessário checar para saber se ela tem essa característica. Não são todas as fabricantes que colocam essa vantagem.

Muitos não sabem, mas é extremamente importante proteger os olhos dos raios UV. Caso contrário, sua saúde ocular pode ficar comprometida. Ou seja, provando como é possível usar as lentes de contato para cuidar dos olhos.

É importante lembrar que o que mais dá segurança para raios UV são os óculos de sol. Por isso, não é indicado parar de usar totalmente e aderir apenas às lentes. Mesmo assim, pode ser uma grande ajuda no dia a dia.

Lentes de contato para cuidar dos olhos: uso de máscaras

Quando começou a pandemia da Covid a maior reclamação de quem usa óculos foi a máscara. Afinal, foi complicado descobrir um jeito de usar a peça sem embaçar as lentes. Mas, isso não acontece com as lentes de contato.

Isso fez com que muitos optassem por sair de casa apenas com lentes. Assim, garantindo maior conforto. Além disso, pode ser até mesmo perigoso não enxergar muito bem na rua por causa da respiração embaçando o óculos.

Garante maior estilo e beleza

A reclamação de algumas pessoas é que não se sentem bem com óculos. Seja por ser desconfortável ou por não se acharem bonitas com eles. Desse jeito, uma ótima alternativa é colocar lentes de contato.

Vai ser muito mais fácil encontrar seu próprio estilo. Ainda mais, não é necessário comprar várias peças diferentes para encontrar uma que combine. Diferente do óculos, que muitas pessoas possuem mais de um para encaixar com a roupa que irá usar no dia.

Elas também podem realçar sua beleza natural. Além disso, uma ótima dica para quem ainda gosta de óculos é usar lentes de contato em eventos especiais. Usar as peças em uma festa ou comemoração com certeza vai fazer você chamar atenção por onde passa.

Lentes de contato para cuidar dos olhos: tenha atenção

As lentes não são peças que não precisam de cuidado nenhum. Pelo contrário, usá-las da forma errada pode trazer danos à visão. Por isso, é preciso saber manuseá-las para não afetar a saúde ocular.

O mais grave é passar longos períodos sem retirar as peças dos olhos. Ou, pior ainda, dormir com elas. É essencial seguir as recomendações do fabricante e tirar após o tempo recomendado do uso.

Higienizá-las também é super importante. Para isso, compre soluções para lentes e coloque as peças na caixinha com líquido para limpá-las. É preciso trocar o líquido todo dia para não afetar a visão.

Visite um oftalmologista

Agora você já sabe como usar lentes de contato para cuidar dos olhos. Mas, o ideal é procurar por um médico antes de começar o uso. Assim, você pode tirar suas dúvidas sobre as peças e ele ainda pode indicar o modelo ideal para o seu problema.

Não esqueça que, mesmo em quarentena, é importante manter seus exames em dia. Eles devem ser feitos no mínimo uma vez por ano. Desse jeito, você assegura uma ótima qualidade e saúde ocular.


Comentários