É ruim esfregar os olhos?

Uma prática muito comum que temos é a de esfregar os olhos. Porém, ela pode trazer riscos para a sua visão. Além disso, não é um hábito higiênico e deve sempre ser evitado.

Ao longo do dia é comum tocarmos em muitos objetos e lugares. Ou seja, nossas mãos estão cheias de bactérias e microrganismos. Portanto, ao levar aos olhos podemos estar contaminando outra parte do corpo.

Entenda no artigo como essa ação pode ser prejudicial e como parar com ela. Também veja dicas do que deve ser feito quando sentir uma coceira ou algo similar em seus olhos.

Por que é prejudicial esfregar os olhos?

Para entender porque esfregar os olhos é prejudicial é bom que entenda como funciona o globo ocular. Em resumo, a estrutura que suporta o olho é de colágeno o que traz uma mobilidade maior.

Ao esfregar o olho o colágeno se estende para dentro. Já ao tirar as mãos ele se distende. Ou seja, essa movimentação indevida pode causar um inchaço da córnea, trazendo prejuízo para a visão.

Veja outras áreas que também são afetadas ao esfregar rotineiramente seus olhos:

Estética

Esfregar excessivamente os olhos pode estimular o aparecimento de olheiras e rugas ao redor dos olhos. Assim, aumentando a aparência de envelhecimento e cansaço, especialmente na mulher.

Higiene

Suas mãos possuem mais bactérias do que qualquer outra região do corpo. Logo, ao esfregar os olhos estará trazendo elas para uma região mais sensível. Desta forma, aumentando a possibilidade de doenças.

Saúde

Caso você só esfregue os olhos quando sente que tem algo é melhor parar. Por exemplo, se sentiu a presença de um cisco ou corpo estranho não mexa. Afinal, pode ser que machuque ainda mais a retina.

Em casos assim, o ideal é sempre lavar o olho com água corrente. Por fim, se não melhorar, procure um oftalmologista para que faça a retirada de forma correta. Ou seja, sem causar maiores danos em sua visão.

Há uma forma correta de esfregar os olhos?

Possivelmente aconteça situações em que será inevitável esfregar os olhos. Sendo assim, faça da forma correta para não sofrer nenhum dos prejuízos já mencionados acima.

O maior problema é a pressão exercida nos olhos. Então, caso precise esfregar, faça suavemente, com movimentos circulares e que não machuque ou deixe seus olhos doloridos.

A pressão exercida deve ser a mesma usada para pegar um lenço de papel e secar o rosto. Ou seja, suave e sem forçar a região dos olhos, tentando fazer movimentos circulares e repetidos.

Como evitar esfregar os olhos?

Infelizmente o hábito de esfregar os olhos não é fácil de ser evitado. Porém, é preciso disciplina e atenção para evitar. Ou seja, crie sinais visuais que te lembrem que não deve fazer isso.

Outra forma de evitar é andar com lenços limpos para, caso precise, passar na região dos olhos. Assim, não precisará utilizar diretamente suas mãos e nem algum outro tipo de objeto.

Aos poucos você perderá esse hábito e estará mais atento aos cuidados de higiene. Então, ao invés de levar a mão aos olhos procurará uma fonte de água potável para lavar o rosto.


Comentários