Very Peri

Very Peri: como usar a cor do ano de 2022 na sua maquiagem

Very Peri é a cor da Pantone para o ano de 2022. De forma geral, ainda não há muitos produtos no mercado com esta cor por se tratar de um lançamento, porém na make já é possível chegar a tons bem parecidos e arrasar no look. Este artigo explica como usar.

Very Peri: a cor da Pantone para 2022

Com o objetivo de celebrar um tempo de mudanças a Pantone lançou para 2022 uma nova cor. Portanto, diferente dos outros anos em que as tendências de setembro serviam como base para o ano seguinte, este ano a empresa criou uma cor do zero.

A empresa focou no cenário mundial de pandemia onde várias mudanças foram necessárias para adaptação. Mas, aos poucos, o novo normal está se mesclando com o antigo e o processo de recomeço está de volta à rotina de todos.

Essa nova cor visa impulsionar a criatividade com o foco em reescrever a sua história. Assim, os azuis representam a lealdade e os tons de vermelho um entusiasmo. Além disso, essa cor visa encorajar uma expressão pessoal de dinamismo com uma energia positiva.

Como a Pantone escolhe a cor do ano?

Todos os anos a empresa busca inspiração em tendências mundiais. Neste sentido busca em todo o mundo novas influências de cores nas condições socioeconômicas das pessoas, novas tecnologias, materiais, texturas, bem como, indústria de entretenimento e filmes.

As plataformas de mídia social, eventos esportivos também interferem nessa escolha. Então, há 23 anos que esse processo passou a ser oficial na empresa, este ano a Very Peri foi a cor oficial. De modo geral, a nova cor interfere nos seguintes setores:

  • Embalagens de produtos e design;
  • Decisões de compra em vários setores;
  • Moda, design industrial, decoração, entre outros.

Essa cor dita como serão as inspirações no mercado durante todo o ano. Por fim, essa criação é feita pela Pantone Color Institute que é composta por especialistas da empresa em pesquisas com o objetivo de chegar ao resultado final da cor do ano.

Como usar a Very Peri na sua make?

Como não há muitos produtos disponíveis no mercado para maquiagem com a cor exata, o truque é misturar cores que cheguem próximo a nova cor. Portanto, há opções de mercado que podem suprir essa necessidade.

Maquiagem para os olhos usando a Very Peri 

Ao misturar as sombras o Royal, Violet e Off White da marca BT Velvet, da Bruna Tavares, o resultado chega muito perto da cor do ano. Assim, quanto mais esfumado melhor o resultado e mais bonita a maquiagem.

Very Peri para os lábios

Um batom que chega muito perto da Very Peri é o batom líquido Lia, também da Bruna Tavares. Isso porque, além de chegar muito perto desse tom, a qualidade do produto é excepcional. Afinal, a fixação e fidelidade à cor são incríveis.

Unhas com Very Peri 

Para chegar no tom é necessário misturar as cores azul e roxo. Portanto, as marcas Vizela com o esmalte “trava na beleza” misturado com cor “toca o funk” da Impala chega muito próximo ao tom da nova cor de 2022.

Como combinar a Very Peri com outros tons?

Há várias combinações que você pode fazer com essa cor e cada uma representa um estilo diferente. Então, tem algumas opções que você pode usar hoje mesmo nos seus looks:

  • Mistura com tons terrosos para um look mais neutro e sofisticado;
  • No alto-contraste é possível combinar cores completamente diferentes como o amarelo;
  • A mistura com a cor Lemonade é muito vibrante e casual;
  • Rosa é uma excelente combinação para esta cor.

Você deve levar em consideração os tons e cores que mais te favorecem. Por isso, leve em consideração o tom da pele e seus gostos para escolher os estilos. Por fim, essa nova cor proporciona muitas possibilidades.

Técnicas para acertar na combinação de cores

Saber como combinar cores e a Very Peri é muito importante para harmonização das composições, porém essa não é uma ciência exata. Mas, há um conjunto de técnicas para determinar esse processo.

De modo geral, o uso do Círculo Cromático é uma das ferramentas mais usadas para simplificar o processo de representar o espectro colorido percebido pelo olho humano. As principais técnicas e seus usos estão a seguir.

Monocromia

Consiste em escolher apenas uma cor do Círculo Cromático e seus diversos tons para fazer a composição. Escolher a cor azul e tons de azul claro, marinho, turquesa, Royal e outros são um exemplo desta técnica.

O resultado desta técnica é uma composição mais uniforme. Além disso, transmite alguns efeitos psicológicos. No caso do azul, por exemplo, proporciona tranquilidade. Então, fique atento ao significado de cada cor e seu objetivo com a composição.

Cores análogas

Essa composição combina cores completamente diferentes, sejam duas ou três. Portanto, você deve ficar atento às escolhas para não pesar na sua combinação. Estude bem o que orna no Círculo Cromático.

Cores complementares

O processo de combinar cores que se complementam é a técnica mais comum. Portanto, o resultado são misturas de cores vivas e contrastantes, que resulta em mais energia e profundidade aos arranjos.

Harmonia 60o

Também conhecida como tríade envolve o arranjo de três cores com a mesma distância entre elas no Círculo Cromático. Assim, o primeiro passo é escolher a cor matriz e pular as três seguintes até ter todos os tons necessários para a sua combinação, como a Very Peri.

Harmonia 90o

Nesse processo se consideram quatro cores com dois tons opostos no Círculo Cromático que foram um retângulo. Portanto, da mesma forma que o método anterior você seleciona uma cor base, porém pula duas cores e seleciona o próximo tom e repete o processo.

Harmonia 120º

Essa técnica é um pouco mais difícil pois envolve 6 tons diferentes. Assim, forma um arranjo colorido e vibrante, mas que pode ficar pesado a depender da escolha das cores. Por isso, fique atento para evitar possíveis exageros.

Insira a Very Peri na sua rotina em 2022

Agora você sabe tudo sobre a nova cor de 2022 e como usá-la no seu look para arrasar em eventos ou até mesmo na sua rotina. Além disso, aprendeu como fazer arranjos com cores e tons de forma harmoniosa com o auxílio do Círculo Cromático.

Vale ressaltar que essa cor remete à transformação, recomeço e criatividade. Então, trabalhe os seus sentidos e deixe a imaginação te levar. Afinal, esse é o grande propósito da Pantone com a criação dessa cor inspiradora.


Comentários